Um dos piores pesadelos de quem viaja de avião é perder uma conexão. E você pode até não acreditar, mas isso acontece com frequência. E, em muitos casos, a culpa não é do passageiro. Seja por mau tempo, fila na imigração (em voos internacionais), distância entre os portões de embarque ou qualquer outro motivo, perder conexão é algo bem normal!
Esse é o tipo de problema que foge do nosso controle. E como a gente sabe que problemas acontecem, estamos aqui para ajudar a resolvê-los! E quando isso acontecer, ao invés de você se perguntar …. “Perdi meu voo de conexão? E agora… o que fazer” a gente se antecipa e responde pra você essa pergunta.

Veja também
Perdi meu voo de conexão….E agora?
Fale com a companhia aérea – Essa precisa ser sua primeira atitude. Independente do motivo que te fez perder o voo, a companhia aérea precisa ser a primeira saber.Os funcionários da empresa vão te passar as orientações e vão tentar te encaixar no próximo voo. Vale lembrar que é obrigação da empresa aérea levá-lo até seu destino final e se a perda de conexão acontecer por culpa deles, a companhia deve colocá-lo no próximo voo para seu destino final.
Conheça seus direitos – Conhecer seus direitos como passageiro não vai fazer você evitar perder conexão, mas te ajudará na hora de falar com a companhia aérea. Segundo a ANAC, o passageiro que perder a conexão em razão de atraso causado pela própria empresa tem direito à reacomodação (em voo próprio ou de outra empresa), ao reembolso integral ou à execução do serviço por outra modalidade de transporte, devendo a escolha ser do passageiro. Além disso, a empresa deverá oferecer a assistência material, quando cabível e conforme o tempo de espera.
Ainda segundo a Lei, depois de 1h da perda de conexão você tem direito a usar meios de comunicação (internet ou telefone); 2h da perda de conexão você tem direito a receber a alimentação; e 4h ou mais a companhia aérea é obrigada a oferecer transporte e acomodação em um hotel.

Prevenção – A prevenção ainda é o melhor remédio! Na hora de comprar a passagem veja se seu voo tem conexão e se tiver, calcule o risco. Como? No Brasil cada aeroporto determina tempo mínimo de conexão. Sabendo disso, é possível ter uma ideia. Tenha em mente ainda que seu voo pode atrasar ainda na origem e com isso chegará um pouco mais tarde no aeroporto de conexão.
Confirme o horário – Na hora do seu check-in pergunte se o seu voo está no horário. Caso esteja atrasado e isso possa comprometer sua conexão, se antecipe ao problema e já avise a funcionários da companhia aérea. Em alguns casos (principalmente quando a conexão é para um voo internacional), a companhia aérea costuma “segurar” o voo para que os passageiros não percam conexão.