Voos com conexão

Seu voo tem conexão? Siga essas dicas e boa viagem!

Chegou o momento de tirar do papel a viagem dos sonhos! Você já tem o destino escolhido, o roteiro pronto e agora falta o principal: sua passagem aérea. Com o Voopter você certamente vai encontrar o voo mais barato, mas na hora de fazer a compra, repara que este voo tem conexão. E aí, compra ou não compra? Sim, compra! Mas antes fique atento às conexões.

Hoje, boa parte das passagens aéreas baratas possuem conexões e, às vezes, na pressa pra garantir aquela oferta imperdível, você nem repara em quanto tempo vai ficar esperando – isso pode variar de 30 min a 23 horas! Sim, há voos nos quais a conexão dura quase um dia inteiro! E para ajudar a entender melhor todo este processo, selecionamos algumas dicas valiosas que vão te ajudar a escolher o melhor voo não só pelo preço, mas também pela conexão!


Voos com conexão ou escala…. Qual a diferença?

Antes disso é preciso entender a diferença entre voos com conexão e com escala. Você sabe? A gente te explica….

Voos com escala são aqueles em que o avião para num determinado aeroporto (que não é o seu local de destino) para abastecer ou embarcar e desembarcar passageiros, mas você NÃO pode sair da aeronave. Um exemplo: vamos supor que você esteja indo do Rio de Janeiro a São Luís (MA) e seu voo faça uma escala em Fortaleza. Na capital cearense, alguns passageiros que têm a cidade como destino final irão embora, outros irão embarcar e você, que vai seguir viagem, ficará dentro do avião. Isso é uma escala.

Voos com conexão são aqueles em que o avião para num determinado aeroporto (que é o seu local de destino) para abastecer ou embarcar e desembarcar passageiros, mas você TEM QUE SAIR da aeronave e seguir para uma nova. Ou seja, você vai precisar sair do avião e trocar de aeronave.

Agora que você já sabe a diferença, vamos às dicas….

Tempo de conexão – Começamos pelo mais importante. Na hora de comprar o bilhete muitas vezes aparece no trecho escolhido o tempo total da viagem, mas não vem detalhado onde é a parada e nem quanto tempo de espera! Clique e veja com calma…. No exemplo abaixo o voo tem cerca de 33h de viagem e é possível achar pelo mesmo preço, a mesma viagem, só que realizada em 25h.

Pesquise para não ficar horas de mais ou de menos esperando nos aeroportos


Menor tempo é melhor? – Essa pergunta é clássica e a resposta é quase sempre não, quando seu voo for internacional!  Existem aeroportos como de Miami, Madri e Paris, por exemplo, que são super lotados e pouco tempo de conexão significa problemas à vista. Se seu embarque atrasar você já corre risco de chegar no aeroporto de conexão com a conexão perdida. E conexão curta pode também acarretar em mala extraviada! Um tempo ideal para uma conexão internacional é cerca de 3h a 4h (lembre-se que você passará pela fila da imigração e do raio-x e elas podem estar lotadas).

Em voos nacionais e sem necessidade de despachar bagagem, vale a pena buscar conexões curtas, mas atente-se ao horário. Um tempo ideal de conexão em voos nacionais é 1h30.

Precisa de visto para conexões internacionais? – Se o país de conexão exigir visto de turistas brasileiros, você vai precisar de visto. Ah, mas eu não vou sair do aeroporto! Não tem problema…. Sem o visto você corre risco de nem embarcar. E se ainda assim embarcar, você não vai conseguir entrar no país.

Mas nesse tópico vale uma atenção especial…. Existem países, como a Nova Zelândia, que exigem visto de brasileiros e se você for só fazer conexão pode tirar um visto de conexão! E esse tipo de visto é mais barato do que o de entrada.

Pode sair do aeroporto? – Tal qual o item anterior, depende do país de conexão e se você tem o visto correto. O visto de trânsito NÃO dá direito a sair do aeroporto. Se você quer passear e precisa do visto, tem que solicitar o visto de Turismo. Mas avalie bem porque só vale a pena sair se sua conexão for longa. Ah, e se sair volte com antecedência pois você precisará fazer todo trâmite da imigração!

Bagagem despachada – Esse tópico vale uma atenção redobrada. Na hora do seu check-in, ainda no aeroporto do Brasil, pergunte a atendente aonde você deverá retirar sua bagagem despachada. Isso varia de acordo com o país, aeroporto e companhia aérea. Nos Estados Unidos, por exemplo, se seu voo para Nova York (NY) faz conexão em Miami, ele sai do Brasil etiquetado com destino final NY, mas você precisará retirar sua bagagem em Miami, passar pela aduana, e então despachar sua bagagem novamente numa esteira eletrônica. Só aí sua mala seguirá para NY. Já pelas companhias europeias, você só vai ver sua mala no destino final! Para este tópico a resposta correta é perguntar a atendente! :)

Dica do voopter: Na maior parte dos casos você só verá sua mala no destino final, portanto é sempre bom ter uma muda de roupa na sua mala de mão! Não custa se precaver, né!

Vá direto ao portão de embarque – Não importa quanto tempo tenha de conexão. Passou da imigração e já está na área de embarque, ande até seu portão de embarque. Faça esse caminho com calma, veja quanto tempo leva e certifique-se de que está no lugar certo. Feito tudo isso e ainda sobrou tempo até a hora do seu voo, aí sim aproveite o tempo livre pra andar ou comer algo!

Conexão com mudança de aeroportos – Sim, isso às vezes pode acontecer. E se acontecer, é preciso tomar muito cuidado. Veja quanto tempo leva em média o trajeto entre os dois aeroportos, certifique-se que a companhia irá (ou não) oferecer um transporte e veja se há tempo de sobra para esse trajeto – não esqueça que seu voo pode atrasar no embarque ou você pode fazer esse trajeto entre aeroportos em horário de rush (leia-se trânsito). Com tudo isso analisado, veja se de fato vale a pena pegar uma conexão que mude de aeroporto!

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Receba ofertas no seu email
Receba no seu email
as ofertas de passagens
mais baratas e de última hora.
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Receba ofertas no seu email
Receba no seu email
as ofertas de passagens
mais baratas e de última hora.
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS