Atraso no voo

Voo atrasado ou cancelado? Veja porque acontece e o que fazer

Chegou o grande dia! Mala arrumada, documento separado, táxi (ou uber) agendado. Tudo dando certo, é hora de ir pro aeroporto (com antecedência, como sugere as companhias aéreas) e na hora do check-in você descobre que seu voo está atrasado. Ou às vezes nem isso… em alguns casos você só fica sabendo já na sala de embarque.

Quem viaja com frequência já passou por isso. O famoso “chá de cadeira” no aeroporto! As horas passam, as explicações nunca vêm, sua angústia e ansiedade aumentam e você olha pro painel e o seu voo segue atrasado. Na pior das hipóteses ele é cancelado! Aí a coisa piora de vez…

Aproveitando a alta temporada que está vindo aí , fizemos um passo a passo para você entender quais motivos levam atraso (e cancelamento) ao voo, como evitar esses problemas e o que fazer caso eles aconteçam! Não é que a gente deseja que isso aconteça, mas é bom estar preparado né mesmo!

Veja também

Teve mala extraviada? Veja aqui o que fazer e como correr atrás dos seus direitos

Motivos para atraso e cancelamento do seu voo

>> Condições climáticas: O motivo mais comum é o mau tempo. E recentemente explicamos aqui o porquê do mau tempo atrasar (e até cancelar) os voos. E prever isso é difícil, porque seu voo do Rio para Belo Horizonte, por exemplo, pode estar vindo de São Paulo. E se o tempo estiver ruim em São Paulo, com aeroporto fechado, a aeronave não tem como decolar da capital paulista para a capital fluminense e por aí sucessivamente. 

>> Neblina: Uma neblina forte e densa pode atrapalhar a visibilidade e impedir o avião de pousar ou decolar. E por mais que os aviões sejam super tecnológicos, a visão do piloto ainda faz toda diferença nessas horas!

>> Manutenção: A aeronave tem um calendário rígido de manutenção que é seguido a risca. Mas às vezes um barulho aqui ou uma peça faltando ali faz com que o avião vá pro “estaleiro” antes da hora. Essas manutenções não programadas são super normais e costumam ser o segundo motivo mais comum para um atraso ou cancelamento!

>> Atraso (ou falta) dos tripulantes: Sim, pode parecer estranho, mas em muitos casos os voos atrasam porque os tripulantes estão atrasados, sejam porque estão no trânsito ou por qualquer outro motivo. Acontece ainda em alguns casos dos tripulantes já terem passado do limite de hora voada por dia e precisarem ser substituídos. Até achar outro comissário, co-piloto ou piloto disponível pode demorar e aí os passageiros têm que aguardar.

>> Tráfego aéreo: Somente no Aeroporto de Congonhas (SP), por dia, são cerca de 600 pousos e decolagens, que dão uma média de 36 aviões por hora. Se um atrasa aí já viu, né! O excesso de tráfego aéreo é um grande inimigo para que não quer ter seu voo atrasado. Mas esse excesso acontece e por vários motivos. Por isso está na nossa lista de motivos para atraso e cancelamento do seu voo.

Como evitar esses problemas

Evite a hora do rush – Final de tarde / início da noite ou de manhã bem cedo são sempre os horários mais disputados. Tal qual as estradas, o horário do rush tem congestionamento de aeronaves e como uma bola de neve, um atraso gera outro atraso, que gera outro…..

Aeroportos maiores – Se você precisa pegar uma ponte-aérea Rio-São Paulo no final da tarde, de verão, tem grandes chances de encontrar o SDU ou CGH fechado por conta do mau tempo. Em cidades em que há dois ou mais aeroportos, escolher o maior e/ou mais moderno ajuda a evitar esse tipo de problema! Em dias de chuva forte no Rio de Janeiro, por exemplo, dificilmente o Galeão fecha…. Já o Santos Dumont :(

Grandes empresas – É sempre melhor escolher companhias aéreas que possuem mais voos na sua rota. Caso seu voo atrase ou seja cancelado, você pode ser reacomodado no próximo. Se você está em uma companhia aérea menor, sem tantos voos neste rota, essa “reacomodação” pode demorar mais tempo”

Atenção às informações – Nada de “fazer o rockstar” e colocar óculos escuros e fones de ouvido. Esteja atento às informações, tanto nos painéis eletrônicos quanto no sistema de som! Se seu voo for cancelado ou surgir a mensagem para procurar a cia aérea, seja rápido. A ordem de chegada é levada a sério nesses casos!

O que fazer quando meu voo estiver atrasado ou cancelado

Hoje está mais fácil correr atrás dos seus direitos. Além do atraso do voo, no caso de bagagem extraviada, voo cancelado, conexão perdida ou overbooking você pode correr atrás dos seus direitos de forma digital, através de sites/apps que te ajudam a fazer todo este processo de forma muita rápida e simples.

Teve problema com seus voos? Veja como ser indenizado de forma simples e rápida

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), em voos partindo do Brasil, o passageiro tem direito a algumas compensações, dependendo do tempo de espera:

>> Se o atraso for a partir de 1 hora, o passageiro tem acesso à internet, telefonemas, e qualquer outro meio de comunicação para poder avisar à pessoa que está esperando, hotel ou familiar.

>> Se o atraso for a partir de 2 horas, o passageiro passa a ter acesso também a alimentação (incluindo lanches e bebidas). Já a partir de 4 horas além de tudo citado acima ele também passa a ter direito a acomodação ou hospedagem – caso o passageiro precise 

>> Se o atraso for superior a 4 horas ou houver cancelamento de voo ou preterição de embarque (embarque não realizado por motivo de segurança, troca de aeronave ou overbooking), a empresa aérea deve oferecer ao passageiro três opções: reacomodação de voo; execução do serviço por outra companhia aérea ou reembolso do bilhete: integral, desde que solicitado no aeroporto de origem, escala ou conexão (em casos de escala ou conexão, é assegurado ao passageiro o retorno ao aeroporto de origem, sem custos); ou proporcional ao trecho não utilizado, caso o trecho já realizado seja útil ao passageiro. O reembolso poderá também ser feito em créditos para a aquisição de passagens aéreas, inclusive para terceiros.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Receba ofertas no seu email
Receba no seu email
as ofertas de passagens
mais baratas e de última hora.
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Receba ofertas no seu email
Receba no seu email
as ofertas de passagens
mais baratas e de última hora.
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS