E agora? Viajar ou não?

Listamos orientações para quem tem viagem marcada nos próximos meses

19/03/2020 17:11

Quem tem viagem marcada para os próximos meses está agora vivendo momentos de bastante dúvida. Afinal, como agir? A pandemia de coronavírus colocou a todos nós em casa, de quarentena, mas e os planos que havíamos feito? Como fica a nossa expectativa para curtir férias tão esperadas depois de um ano inteiro de trabalho?

A primeira coisa a se fazer é manter a calma, seguindo as orientações da OMS e do Ministério da Saúde. O principal objetivo deve ser garantir a nossa saúde e de nossa família, por isso, nada de se arriscar embarcando em voos seja no Brasil ou no exterior (o que atualmente está bem difícil com muitas fronteiras fechadas).

Sabemos que são muitas as dúvidas que surgem neste momento, por isso estamos de plantão (em home office, claro) atualizando informações e instruindo vocês da melhor forma possível. E nesse contexto montamos uma série de respostas que podem te ajudar!

Foto passageira dentro de avião

Tenho viagens marcadas para março e abril, devo mantê-las?

Não aconselhamos. Este é um momento bastante delicado e o melhor é seguir as recomendações do Ministério da Saúde e dos governos de estados e municípios. Para evitar a propagação do coronavírus, o indicado a fazer é ficar em casa. Portanto, viagens que já haviam sido agendadas para estes dois meses devem ser adiadas. Além do risco de contágio ou transmissão, vale lembrar que as principais atrações turísticas do Brasil encontram-se fechadas, assim como as fronteiras de muitos países. Agora, definitivamente, não é hora de viagens, a não ser que sejam, de fato, imprescindíveis.

Posso remarcar minhas viagens para maio e junho ou esperar mais?

Ainda não é possível prever como será a evolução do COVID-19 no Brasil e no mundo. Por isso, acreditamos que programar viagens para os meses de maio e junho ainda será arriscado. Nosso conselho é: espere mais um pouco. Pode ser que você precise remarcar novamente seu bilhete aéreo e reservas de hospedagem. Ou seja, trabalho em dobro.

Quem tem viagens marcadas para o segundo semestre também deve se preocupar?

Segundo o Ministério da Saúde a previsão é que a partir de julho a situação esteja controlada no Brasil. E pelo exemplo que temos da China, onde os casos vêm diminuindo a cada dia, acredita-se que no exterior, o pior também já tenha passado. Por isso, se você tem viagem marcada para o segundo semestre, ainda não há orientação para remarcar ou cancelar sua viagem. Nestes casos, o ideal é continuar acompanhando o desenrolar das coisas para definir o que fazer. A princípio, mantenha seus planos.

Foto passageiro segurando uma mala

Preciso remarcar minha passagem, e agora?

As companhias aéreas estão flexibilizando suas políticas de remarcação e cancelamentos. Confira as principais informações referentes aos voos nacionais.

Gol
O cliente com viagens marcadas até 14 de maio poderá cancelar sua viagem e manter o valor em crédito para voos futuros. O valor estará disponível integralmente por um ano, a contar da data da compra. Se preferir, você poderá remarcar sua viagem para qualquer período dentro de 330 dias, a contar da data da compra. A taxa de remarcação não será cobrada, incidindo apenas a diferença entre as tarifas, se houver. Ao optar por cancelar sua viagem e solicitar reembolso, não haverá taxa de cancelamento. Contudo, a taxa de reembolso poderá ser cobrada, dependendo da regra da tarifa escolhida. A Central de Relacionamento com Cliente (0300 115 2121) está à disposição, porém priorizando os clientes com voos marcados em até 72 horas.

Azul
Clientes com voos domésticos operados pela Azul previstos para data de até 30 de setembro poderão alterar a data do seu voo sem incidência de taxas desde que o novo voo seja realizado até 30 de setembro de 2020. Para tanto, havendo diferença tarifária, esta será cobrada. Será possível também cancelar sua reserva sem custo de taxa de cancelamento, deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 1 ano a contar da data da emissão do bilhete cancelado, sendo o valor pessoal e intransferível). Se você efetuou sua reserva através de uma agência de viagens, entre em contato com ela para realizar os procedimentos de alteração. Se você fez pelo site da AZUL ou em uma das lojas da empresa, basta acessar a Central de Atendimento (11 – 4003-1118).

Latam
Quem comprou bilhetes até 12 de março (voando entre 13 de março e 15 de abril) poderá alterar uma vez a data e/ou destino do voo (sem multa, mas sujeito à diferença tarifária), para viagens até 31 de dezembro de 2020. Já os reembolsos estão sujeitos às regras da tarifa adquirida. Os clientes que compraram entre 13 e 31 de março poderão alterar uma vez a data e/ou destino do voo (sem multa, mas sujeito à diferença tarifária), para viagens até 31 de dezembro de 2020. A alteração poderá ser feita até 5 dias antes da partida do voo original. Da mesma forma os reembolsos estão sujeitos às regras da tarifa adquirida. Se você comprou sua passagem direto com uma agência de viagens deverá entrar em contato com a empresa. No entanto, se você comprou no site ou loja da Latam pode entrar em contato com a Central de Atendimento (4002-5700 para capitais e 0300 570 5700 para todo o Brasil).

Foto viajante no aeroporto

Para saber os detalhes de cada uma delas, incluindo regras para voos internacionais, basta clicar nos links abaixo.

Devo aproveitar ofertas para garantir minha viagem no segundo semestre?

Se você se sentir confortável para isso, sim. Veja se a oportunidade vale mesmo a pena e avalie como está a situação do destino escolhido e da sua própria cidade no momento da compra. Acompanhe as informações das autoridades de saúde do país, previsões e estatísticas. O Voopter vai manter seu constante trabalho de fazer as pessoas sonharem com destinos incríveis pelo Brasil e pelo mundo. Podem contar com editoriais inéditos que inspiram as pessoas a querer conhecer novos lugares, bem como as melhores ofertas para você garantir seu voo pagado o menor preço. E, claro, vamos continuar atualizando as informações dia após dia sobre os impactos do coronavírus no setor do turismo e na vida de cada viajante.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS