Chegamos, finalmente, ao último post do nosso especial Férias em Orlando. E é claro que o Magic Kingdom e o Epcot, primeiros dos quatro parques temáticos do Walt Disney, não poderiam ser esquecidos. Diversas novidades estão programadas pelos próximos anos, com garantia de atrações imperdíveis para todas as idades! Veja nossas dicas para aproveitar o melhor de cada um deles:

Magic Kingdom: onde os contos de fadas viram realidade


Comecei escrevendo sobre as últimas novidades lançadas pela Disney, mas um parque, em especial, é referência mundial quando falamos em Orlando: o Magic Kingdom. Quem nunca viu a imagem símbolo que é o castelo da Cinderela? Parece que estar ali, de frente para ele, nos transporta até a nossa infância e, ao mesmo tempo, faz cair a ficha que o sonho de conhecer a Disney tornou-se realidade. E isso independe da idade.


A primeira vez que estive ali, com 22 anos (há 12 anos), eu chorei! A reação acontece com muitas pessoas, com frequência, por isso não se envergonhe se as lágrimas rolarem. E se você visitar o lugar em novembro ou dezembro, ainda terá como bônus toda a decoração de Natal já pronta. Quando ele é coberto por uma iluminação que o deixa ainda mais incrível durante a noite.

O Magic Kingdom é um paraíso para todos, com charme especial para as meninas. É um mundo de contos de fadas. Todas as princesas ali, ao seu alcance, espalhas ao longo do parque. Ele é divido em seis regiões: Main Street, Adventureland, Frontierland, Liberty Square, Fantasyland e Tomorrowland.



Em 2012 foi aberta a New Fantasyland, maior expansão da história do parque (e tive a sorte de estar lá, cobrindo esse evento), mas só em 2014 ganhou vida a principal atração do local, a montanha-russa dos Sete Anões. Ela é uma graça e se passa “dentro da mina”. Só experimentei agora, e adorei! As crianças certamente vão se divertir muito. Tudo ali foi pensado para você entrar no clima e a chance de sair de lá cantando “Eu vou, eu vou, para casa agora eu vou... parara-tim-bum, parara-tim-bum, eu vou, eu vou, eu vou”, é grande.

Ainda por ali, na área que remete ao clássico A Bela e a Fera, vale a pena tentar marcar um jantar – a tarefa não é nada fácil, as reservas devem ser feitas com meses de antecedência – no Be Our Guest, restaurante que reproduz o grande salão do castelo da Fera. Sua riqueza de detalhes e a fiel ambientação nos fazem realmente sentir que somos parte do cenário do filme. O lugar é dividido em duas partes, uma que parece destruída pela Fera e outra intacta e linda. Você ainda poderá ver a famosa rosa encantada.

São muitas as atrações para conhecer no parque, então vou listar aqui as que considero imperdíveis:
- Haunted Mansion: Mansão mal-assombrada que não assusta de fato (creio que nem as crianças saem com medo), mas diverte muito.
- Splash Mountain: Montanha-russa aquática e deliciosa se você gosta de se molhar.
- Space Mountain: Montanha-russa indoor, toda no escuro, simulando o espaço.


Já é Natal na Disney!


Desta vez, tive a chance de participar da Mickey's Very Merry Christmas Party, festa de Natal do parque (o ingresso precisa ser comprado à parte e custa a partir de US$ 105 por adulto e US$ 100 por criança). A celebração teve início no final da tarde e durou até meia-noite.

É como se a gente estivesse num daqueles filmes americanos sobre o Natal. Acredito que 80% das pessoas estavam vestidas a caráter, ou seja, com roupas verdes, vermelhas e brancas, com figuras de renas e do Papai Noel estampadas. Clássicos natalinos como “Feliz Navidad” e “All I Want For Christmas Is You” tocam nas ruas e restaurantes. Ah, esses distribuem chocolate quente e os famosos cookies gratuitamente.



Todas as atrações ficam abertas para que a gente possa brincar. E duas apresentações em frente ao Castelo da Cinderela são imperdíveis (é bem difícil conseguir um lugar lá na frente): a cerimônia “A Frozen Holiday Wish”, em que a Elsa “congela” o castelo e acende as luzes de decoração; e o “Mickey’s Most Merriest Celebration”, em que Mickey dança com seus amigos (todos em trajes natalinos). São muitos os personagens que participam deste momento, incluindo o Zé Carioca!

O ponto alto é, sem dúvida, a grande “Parada de Natal” (sempre às 20h30 e 23h), quando todos os personagens, com trajes especiais, desfilam pela Main Street (corre lá no Instagram do Voopter e veja os stories). E, neste momento, neva! Isso mesmo! A magia da Disney faz nevar! Para fechar a noite, uma grande queima de fogos! É, ou não é para se emocionar?



Já está pensando em programar sua viagem para o ano que vem? Então fique atento. Como parte da celebração dos 90 anos do camundongo mais conhecido do mundo, de 18 de janeiro a 30 de setembro ocorre no Magic Kingdom a Mickey & Minnie's Surprise Celebration, com o lançamento de novo cardápio em alguns restaurantes, produtos exclusivos e uma festa dançante com Mickey, Minnie e seus amigos. É a chance de encontrar o casal usando roupas novas e coloridas, feitas especialmente para a ocasião.


Epcot passará por transformação nos próximos anos


Para sua experiência na Disney estar completa, reserve um dia para explorar o Epcot. Lá, algumas atrações merecem destaque, e eu começo com o Soarin, mais um simulador dos muitos existentes em Orlando, mas que merece nossa atenção. Você se senta numa sala tipo de cinema e então “levanta voo”.



A sensação de estar voando de asa-delta sobre as mais conhecidas paisagens naturais e artificiais do mundo, num campo de visão panorâmica, fez com que ele virasse um dos principais brinquedos do parque. Mesmo quem já conhece, geralmente, faz questão de ir novamente.

Já os fanáticos por carros se encontram no Test Track. Ali eles têm a chance de customizar um carro do jeitinho que querem e depois disso, sair para dar uma volta e testar o desempenho do seu veículo dos sonhos. Com quase uma milha de extensão e picos de velocidade de 105 Km/h, a Test Track é, sem dúvida, um passeio emocionante. A vontade é repetir várias vezes.



Agora a Mission Space, feito em parceria com a NASA, não é para qualquer um. Já que se trata de uma centrífuga que simula a aceleração e movimentos de uma nave espacial. A atração submete os participantes a forças de até 2,5 G, mais de duas vezes a força da gravidade na superfície da Terra!

E, mesmo sendo possível escolher entre a experiência verde (mais leve) e laranja (mais forte) muitas pessoas acabem se sentindo mal por conta do ambiente apertado. Por isso, meu conselho é que você avalie se quer ou não tentar. A atração está sendo atualizada e a nova Green Mission levará os visitantes em um tour ao redor do mundo. Já a Orange Mission fará a viagem até Marte ser ainda mais espetacular. Ela reabre em setembro.

E as novidades do Epcot não param por aí. Durante os próximos anos, o parque vai passar por mudanças. No pavilhão da França localizado no World Showcase, será inaugurada a Remy’s Ratatouille Adventure, atração inspirada no rato chef de cozinha do filme Ratatouille. Na mesma área, um novo sing-along do filme A Bela e a Fera se junta ao atual show Impressions de France, com apresentações em horários alternados.

Também há grande expectativa para a atração que será baseada no filme Guardiões da Galáxia. Já o novo espetáculo de fogos de artifícios, que vai substituir o IllumiNations, em 2020, terá música, cenários flutuantes, painéis de LED personalizadas, pirotecnia e lasers. Antes disso, será apresentada, por tempo limitado, a Epcot Forever com efeitos especiais coreografados.

Ufa! É muita coisa não é mesmo? Por isso lembre-se de programar muito bem sua viagem, reservando, se possível, um dia para cada parque. Assim dá para aproveitar ao máximo o que cada um deles tem a oferecer.

Veja também:
Férias em Orlando parte 1 - Legoland: um mundo de diversão espera por você
Férias em Orlando parte 2 - Universal, terra do Harry Potter, dos heróis e dos filmes de Hollywood
Férias em Orlando parte 3 - SeaWorld e Busch Gardens: montanhas-russas e contatos com animais
Férias em Orlando parte 4 - Volcano Bay e Discovery Cove: parques aquáticos para se divertir 
Férias em Orlando parte 5 - Disney: Toy Story Land e Avatar