Viajar para a Europa é o sonho de muitos brasileiros. E não é difícil entender o porquê. Tem muita coisa para conhecer no Velho Continente, com alternativas de cidades, climas e atrações para os estilos! E com tantas opções, bate aquela dúvida: quais destinos visitar? A escolha das cidades é super importante e vai determinar muitas outros aspectos da viagem. Por isso, para te ajudar, começamos nossa série de roteiros pela Europa com um clássico: o combo Portugal e Espanha. Prepare suas malas e embarque pela Península Ibérica!

Por que combinar Portugal e Espanha?




Tanto Portugal quanto a Espanha estão entre os destinos mais procurados pelos viajantes nos roteiros pela Europa. Eles são geralmente as escolhas de quem viaja para o Velho Continente pela primeira vez. Além disso, ambos os países são pequenos em extensão, o que facilita muito essa dobradinha. Neste combo ainda é possível curtir vários passeios bate-volta, já que ao redor das capitais encontramos vários lugares interessantes a poucas horas de trem ou ônibus. E mais: para quem não fala inglês, os idiomas são mais amigáveis!

Roteiros pela Europa: quanto tempo de viagem?


Geralmente, os roteiros pela Europa duram entre 15 e 30 dias (contando 4 ou 5 dias nas cidades maiores). Mas a verdade é que não existe uma rota ideal, uma quantidade certa de dias para cada lugar ou um orçamento preciso. Tudo vai depender das suas possibilidades e escolhas pessoais.

É claro que é possível visitar 5 países em 10 dias, por exemplo. Mas será que vale a maratona? Pode ser difícil combinar mais de três cidades grandes em um único roteiro; e muitos destinos europeus oferecem ótimas rotas no estilo bate-volta. Ficar 15 ou 20 dias em um único país também pode ser uma experiência incrível.  Tudo depende do seu perfil de viajante. Afinal, o legal de viajar é poder se programar para fazer o que a gente gosta do jeito que a gente quer, né? Dica amiga: não se esqueça de que é preciso considerar que os deslocamentos entre destinos tomam tempo de viagem. 

Roteiro Portugal + Espanha




Portugal é uma das principais portas de entrada para os brasileiros na Europa. Não é à toa que no primeiro semestre do ano passado (2017), Lisboa foi o destino mais buscado no Voopter (ganhando de lugares de peso, como Paris, Nova York e Miami, por exemplo).

Vamos propor aqui duas opções de roteiros pelos países: (1) Lisboa - Sintra - Lisboa - Porto - Santiago de Compostela - Salamanca - Madri - Barcelona; e (2) Porto - Lisboa - Sintra - Lisboa - Sevilha - Granada - Córdoba - Madri . O primeiro privilegia as mais famosas e maiores cidades; enquanto o segundo abre espaço para pequenos vilarejos e para explorar a região da Andaluzia, no Sul da Espanha.

Opção 1: Lisboa, Sintra, Porto, Santiago de Compostela, Salamanca, Madri e Barcelona


LISBOA




Lisboa é um ótimo ponto de partida para um roteiro pela Europa, especialmente pelas boas ofertas de passagens aéreas que costumam aparecer. A capital portuguesa oferece o melhor da arte, da cultura e da gastronomia do país. Tomar o elétrico 28 é uma ótima maneira de explorá-la, atravessando antigos bairros da cidade, como Graça, Alfama e Lapa. Entre os principais pontos turísticos de Lisboa estão: o Castelo de São Jorge, a Catedral da Sé e as Praças do Rossio e da Figueira. O bairro de Belém - que abriga o Mosteiro dos Jerônimos, a Torre de Belém e o Monumento aos Descobridores - também é parada obrigatória. Ah, e lá também que você experimenta os tradicionais pastéis de Belém. Já o bairro Alto e o Cais do Sodré são os melhores para curtir a vida noturna. Prepare-se para se encantar com ruas de paralelepípedo e fachadas de azulejos da terrinha! Veja mais dicas para o seu roteiro no nosso post sobre O que fazer em Lisboa. Reserve pelo menos 4 noites para conhecer a cidade.

SINTRA




De Lisboa você pode fazer vários passeios bate-volta: para Sintra (30 km da capital), Cascais (onde estão as praias mais próximas da capital), Óbidos (90 km) e Fátima (130 km). Mas o destino mais popular é Sintra, com seus palácios e castelo. A melhor maneira de chegar até lá é partindo de trem desde a estação do Rossio, numa viagem que dura cerca de 40 minutos.

PORTO




A aproximadamente 300 km da capital, Porto é a segunda maior cidade de Portugal. É possível chegar até lá de trem (cerca de 3h de Lisboa). No destino, não deixe de caminhar pela Ribeira, região perto do Rio Douro, no centro histórico da cidade. Dali é possível conferir as diversas caves de vinho do porto. Outras paradas imperdíveis são a Livraria Lello, a estação de trem São Bento, o Museu de Arte Contemporânea e a Casa da Música. Além desses e muitos outros atrativos, Porto ainda possui uma agitada vida noturna. O ideal é passar pelo menos 2 noites no Porto.

OPCIONAL: SANTIAGO DE COMPOSTELA




Do Porto é possível tomar um avião para Madri. Ou passar ainda por duas outras cidades no caminho: Santiago de Compostela e Salamanca. Para chegar do Porto até Santiago será preciso um ônibus ou carro (cerca de 2h30). Você pode saber mais sobre a Caminhada de Santiago neste post, mas não são apenas os peregrinos que possuem bons motivos para conhecer o destino. Santiago de Compostela guarda belas praças e monumentos, como sua imponente Catedral e o Pórtico de la Gloria. Vale ainda conferir a emocionante Missa do Peregrino. Basta 1 dia para conhecer os principais pontos.

OPCIONAL: SALAMANCA




Se tiver tempo e quiser incluir mais um destino na sua viagem antes de chegar na capital da Espanha, faça uma parada em Salamanca! Você pode realizar o trajeto de trem ou ônibus. Situada nas margens do Rio Tormes, Salamanca é conhecida por Cidade Dourada, devido à tonalidade característica de seus monumentos. Entre as principais atrações estão o simbólico prédio da Universidade, a Catedral Nueva e a Catedral Vieja, a Casa das Conchas e o Convento de las Dueñas. Um dia é suficiente para conhecer os principais pontos turísticos.

MADRI




De Santiago de Compostela é possível seguir para Madri de trem (cerca de 5h) ou avião (cerca de 1h). E se decidiu conhecer Salamanca, de lá basta tomar um ônibus (entre 2h30 e 3h30) ou trem (cerca de 2h) até a capital espanhola. Madri possui um rico patrimônio cultural e uma vida noturna incrível. Renomados museus, como o Prado, o Thyssen-Bornemizsa e o moderno Reina Sofía (onde está o Guernica de Picasso) te esperam. Assim como excelentes pratos de frutos do mar. A Plaza Mayor, o Mercado de São Miguel, o Templo de Debod e o Parque do Bom Retiro estão entre as paradas obrigatórias. Reserve pelo menos 4 dias na capital. Antes de embarcar, confira nossas dicas de viagem no post: 10 atrações imperdíveis em Madri.

E mais: Madri também garante muitas rotas no estilo bate-volta para fazer de trem. As cidades medievais de Toledo, Ávila e Segóvia são os destaques. 

BARCELONA




A viagem de Madri até Barcelona pode ser feita de trem ou avião (pouco mais de 1h de voo). Para quem vai pelos trilhos há a opção do trem convencional (quase 9h!) ou de alta velocidade (pouco menos de 3h). Na capital da Catalunha, a arquitetura e o futebol são os grandes destaques. Além de conservar as incríveis construções de Gaudí, como La Pedrera, Casa Batló, e a incrível Sagrada Família, a cidade é sede de um dos melhores times do mundo.

Opção 2: Porto - Lisboa - Sintra - Lisboa - Sevilha - Granada - Córdoba - Madri (bônus: Alentejo e Algarve)


Nesta segunda opção de roteiro, substituímos uma grande cidade (Barcelona) por outras paradas na região da Andaluzia. E também trocamos Lisboa por Porto como porta de entrada. Uma possibilidade é ainda cortar Porto da viagem e substituí-lo por outras cidades portuguesas próximas de Lisboa, como Coimbra, Évora e Fátima.

Dica amiga: pelo clima seco, o verão pode ser beeeeeeeeeeeeem quente na Andaluzia, esteja preparado caso vá na estação.

OPCIONAL: ROTEIRO DE CARRO PELO ALENTEJO E ALGARVE




De Lisboa para Sevilha são cerca de 6h30 de ônibus ou 1h de trem. Mas se tiver tempo, vale aproveitá-lo para uma roadtrip pelas incríveis paisagens do Alentejo e do Algarve até a Andaluzia (quase 1.000 km de viagem). É o passeio ideal para quem quer aproveitar as belas praias da região.

Se preferir seguir direto para a Espanha, após Sevilha são cerca de 3h de ônibus até Granada; de onde é possível fazer um pit-stop em Córdoba, ou partir sem parada até Madri (420 km de distância de Granada = 1h45 de trem).

SEVILHA




Sevilha é considerada uma das cidades mais bonitas da Espanha. E não faltam obras arquitetônicas incríveis para confirmar essa hipótese, como a surpreendente Plaza de Espanha e a Catedral de Sevilha e a La Giralda (campanário da Catedral). É lá também que melhor são representados os típicos clichês espanhóis: os tapas (petiscos) e o flamenco. Separe pelo menos três noites para o destino. E por lá também não deixe de conhecer o Real Alcázar, incrível herança deixada pelos mouros na região.

CÓRDOBA




Assim como em outras cidades da Andaluzia, a atmosfera da herança árabe é a grande responsável pelo charme de Córdoba. A Mesquita Catedral de Córdoba não pode ficar de fora do seu roteiro. No centro histórico da cidade, a Juderia (bairro judeu) merece uma caminhada dedicada por suas simpáticas ruelas (procure a colorida Calleja de las Flores).

GRANADA




A cidade foi capital de um antigo reino muçulmano e seu passado histórico se reflete pela arquitetura e ruas. O complexo de palácios, jardins e torres de Alhambra, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é parada obrigatória. Você também não pode deixar de conferir a vila de Generalife e o bairro de Albaicín. Uma ou duas noites são suficientes antes de partir para finalizar seu roteiro em Madri. E se tiver tempo para conhecer outros destinos na Andaluzia, aposte em Ronda e Málaga.

E aí, curtiu? São muitas as possibilidades de roteiros pela Europa. Na dobradinha Portugal e Espanha, qual desses dois foi o seu preferido? Antes de embarcar, veja também nossas dicas:
10 motivos para visitar Portugal, eleito o melhor destino turístico do mundo
Dicas de viagem: o que fazer em Lisboa
O que fazer em Madri: 10 passeios imperdíveis
Dicas para viajar de trem pela Europa
Como viajar pela Europa: trem ou low cost?


Confira abaixo os melhores preços de passagens aéreas para a Europa encontrados pelos usuários do Voopter nas últimas horas. 

[advanced_iframe securitykey="cd16ab14c6fccf40a0ad5795eabcb24469bc3f99" src="http://voopter.com.br/ofertas-blog/para-europa/E?type_link=search"]