Cunha

Cunha: um refúgio próximo a Paraty

05/02/2020 14:50

O litoral sul do Rio de Janeiro é sempre um destino muito cobiçado. As praias de Paraty e Trindade atraem turistas de todo o Brasil. Por isso, é comum encontrar a cidade lotada em épocas como o verão e feriados. Uma opção para fugir de toda a agitação e dos altos preços desses lugares é Cunha, a cidade vizinha que também possui um charme especial.

Cunha fica localizada a 47 quilômetros de Paraty, cerca de 1h15 de viagem entre as cidades. No entanto, além da proximidade com esses paraísos, a cidade que é conhecida no Brasil como berço da cerâmica também tem suas atrações locais para todos os públicos.

Onde se hospedar?

As opções de hospedagens em Cunha são diversas. Você pode começar escolhendo entre ficar na área rural ou urbana. Em seguida, o tipo de acomodação entre hotéis, pousadas ou hostel. A maioria das pousadas servem café da manhã e tem instalações simples, mas confortáveis. A hospedagem em Cunha pode ter um preço mais baixo do que nas cidades vizinhas, levando em conta também a procura.

As cachoeiras

Por causa da sua localização entre as Serras do Mar, da Bocaina e Quebra-Galho, Cunha tem uma paisagem natural repleta de cachoeiras.

A mais conhecida na cidade é a do Pimenta, que possui uma cachoeira de aproximadamente 70 metros. Além disso, ela é dividida em várias quedas, que no final formam um poço perfeito para o banho. O acesso é feito pela estrada do Manjolo, após 10 km de estrada de terra. O local dispõe de uma lanchonete e banheiro para os visitantes.

O Canto das Cachoeiras também é uma opção para conhecer várias cachoeiras em um só passeio. Afinal, por lá você pode fazer trilhas, se banhar em algumas cachoeiras, além de aproveitar uma estrutura com restaurante que serve café da manhã e almoço.

A cachoeira da Pimenta é uma das mais procuradas na cidade
A cachoeira da Pimenta é uma das mais procuradas na cidade

Pedra da Macela 

A pedra da Macela é dos pontos turísticos mais famosos da cidade. A atração fica no Parque Nacional da Serra da Bocaina e o melhor, é gratuita! Saindo do centro de Cunha são cerca de 21 km pela Estrada Real (Cunha – Paraty). Durante o caminho não existem muitas placas de sinalização, a ajuda de um GPS pode ser importante. Para o acesso ao parque é preciso enfrentar 5 km de estrada de terra. No entanto acessível até para carros considerados baixos! Por fim, é só estacionar na porteira de Furnas e partir para a caminhada.

Vale lembrar que a pedra é o pico mais alto da cidade com 1840 metros de altitude. Portanto, se prepare para uma subida intensa. O local não tem estrutura turística, por isso, é indicado levar uma garrafa de água. Chegando lá, todo esforço é recompensado com uma vista de tirar o fôlego das montanhas, da cidade de Paraty e do mar.

Dica: Aposte em marcar a sua visita para dias com poucas nuvens no céu, pois quanto mais aberto, melhor a vista!

Pedra da Macela
Pedra da Macela

Veja também

O Lavandário

Outro ponto imperdível na cidade é o Lavandário, uma propriedade rural com tamanho equivalente a 15 campos de futebol. E o nome não é à toa… Aqui são cultivados mais de 40 mil pés de diversas espécies de lavanda. Aliás, o espaço conta com um sistema de plantio e de poda rotativo, assim, o campo se mantém floridos nos 365 dias do ano.

O Lavandário fica a 9 km do centro de Cunha e a 37 km do centro de Paraty. Além da gigante plantação, no interior da propriedade você vai encontrar uma loja com diversas opções de produtos artesanais produzidos a partir da lavanda plantada. Mas, se depois do passeio bater aquela fome não é preciso se preocupar pois o espaço também possui uma lanchonete com uma gastronomia diferenciada… E não deixe de experimentar sorvetes, bolos e cafés, tudo com a matéria prima da lavanda.

A entrada no Lavandário de Cunha custa R$ 10 por pessoa. Maiores de 60 anos pagam meia-entrada e crianças até 12 anos não pagam.

O Lavandário
O Lavandário

Estrada Real 

Os passeios na cidade já começam na estrada! Saindo de Cunha sentido Paraty você vai percorrer a Estrada Real. Considerada como a maior rota turística do Brasil. O caminho era utilizado pela coroa portuguesa para o trânsito de ouros e diamantes entre Minas Gerais e os portos do Rio de Janeiro.

No total, são mais de 1.630 km de extensão. O trecho percorrido entre Cunha – Paraty é chamado de Caminho Velho e foi o primeiro a ser inaugurado. A estrada passa por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Pelo caminho você pode encontrar diversos marcos da Estrada Real, que servem de sinalização para os viajantes.

Cervejarias

Em Cunha não faltam opções para quem gosta de cerveja artesanal. A mais conhecida na região é a Wolkenburg, uma cervejaria tipicamente alemã e que se tornou famosa pelo apego às raízes daquele país…. E pode acreditar, as cervejas seguem uma Lei de Pureza Alemã 1516, que diz que só é permitido o uso de cevada maltada, lúpulo e água na sua elaboração, sem componentes químicos. 

A cervejaria fica no km 65 da rodovia Cunha – Paraty, com mais 2km de terra. As visitações com degustação acontecem somente aos sábados e domingos e feriados, das 11h às 17h.  

Além de tomar a cerveja, também é possível visitar a fábricas
Além de tomar a cerveja, também é possível visitar a fábricas Foto: site
Wolkenburg

Centro histórico 

Se você gosta de arte e quer conhecer um pouco mais da história da cidade, o centro histórico de Cunha é um passeio perfeito. Em seguida, é possível conhecer as duas igrejas da cidade, da Matriz e do Rosário donas de uma beleza única. Alías, o Mercado Municipal de Cunha tem muitas opções de produtos, todos vendidos por moradores.

Aliás, justificando a fama de cidade da cerâmica, você pode encontrar ateliês por toda cidade. Sem dúvida, em cada um há uma beleza é diferente, muitas vezes os ateliês são formados nas garagens das casas, aproximando o turista da produção local. Dica: A cidade costuma ser muito festiva. As festas acontecem na praça da igreja e na maioria das vezes são gratuitas.

Parque Estadual da Serra do Mar

O Parque foi criado em 1977 e é a maior unidade de conservação de Mata Atlântica do Brasil. Com 332 mil hectares, isto é, o parque está distribuído em 25 municípios paulistas seguindo até o litoral Sul do Rio de Janeiro. O núcleo Cunha tem cerca de 13,3 mil hectares e é onde existe a maior porção de biodiversidade em todo parque. Por lá é possível encontrar diversas trilhas, algumas de nível fácil e podendo ser feitas sem a supervisão de guias. Outras, no entanto, precisam ser previamente agendadas. 

A mais conhecida no parque é a trilha das cachoeiras, que tem uma extensão de 14,4 km (ida e volta). A caminhada acompanha o Rio Paraibuna e conforme o percurso você poderá observar diversas aves e animais da região, certamente deixando o passeio ainda mais incrível. O nível de dificuldade é médio, por isso, é preciso do auxílio de um guia.

Para chegar ao parque é preciso ir até o km 56 na estrada Cunha- Paraty, e depois pegar a estrada do bairro de Paraibuna por 20 km.

No parque é possível tomar banho de cachoeira por toda a trilha Foto: Parque Estadual Serra do Mar
No parque é possível tomar banho de cachoeira por toda a trilha Foto: Parque Estadual Serra do Mar

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS