Trindade é uma pequena vila que pertence a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Localizada a 270 quilômetros da capital fluminense e 285 KM de São Paulo, a pequena e charmosa vila de Trindade está a 30 minutos de carro do Centro Histórico de Paraty e é reduto de muita natureza, com praias, cachoeiras e rios.

Praias




Logo na entrada da cidade já é possível avistar a primeira praia, a do Cepillo, essa praia é mais destinada aos surfistas devido a grande quantidade de ondas e a forte correnteza. À esquerda da praia do Cepillo, é possível pegar uma trilha de 30 minutos que leva até a Praia Brava, um local mais deserto, mas que também possui fortes ondas, assim como a primeira não é muito indicada para banho. Para quem curte cachoeira já pode aproveitar o embalo da caminhada para conhecer a cachoeira brava, que fica a 5 minutos da praia, ela conta com duas quedas de água que tem aproximadamente 2 metros de altura, possui águas limpas e cristalinas, ideal para o banho.

Seguindo pela estrada a próxima parada é a Praia de Fora, é onde fica localizada a maior parte das pousadas, tem um mar de tombo, porém tranquilo. Logo em seguida tem a Praia dos Ranchos, ideal para quem procura por um lugar para apreciar uma boa comida. Um pouco mais pra frente tem também a Praia do Meio, uma das praias mais procuradas de Trindade pela suas águas calmas e cristalinas, sendo um dos melhores lugares da região para banho.



No canto direito da Praia do Meio tem uma trilha que leva até a Praia do Cachadaço e a famosa Piscina Natural do Cachadaço, a trilha tem duração de uma hora. A piscina é protegida do mar aberto pelas grandes pedras arrendondadas que ficam ao seu redor, proporcionando um lugar calmo e muito agradável. O local fica repleto de peixes, sendo uma ótima opção para prática de snorkeling.


Cachoeiras


Uma atração de destaque da cidade é a famosa "Pedra que Engole", como o próprio nome diz, por meio dela você pode ser "engolido" e levado por meio das pedras e da água para dentro de um poço.  Outros destaque de cachoeiras na região é a do Escorrega, a cachoeira do Poço Fundo, a da praia Brava que comentamos no início e o poço das duas paredes.

A Vila


O centrinho da Trindade tem um ar rústico assim como todo resto da cidade, lá é possível encontrar comércios para fazer umas comprinhas, uns restaurantes e bares, que a noite ganham um maior movimento, com as músicas ao vivo.

Pela proximidade de Paraty, é possível fazer um bate e volta ou então planejar uma viagem com esses dois destinos incríveis!