O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta semana considerar suspender os voos do Brasil que chegam aos EUA, por conta do aumento no número de casos de coronavírus (covid-19) nos últimos dias.
Durante uma entrevista coletiva na Casa Branca, o presidente foi questionado sobre a criação de novas restrições de voos a países como o Brasil, citando também a oposição do presidente Jair Bolsonaro em apoiar medidas que restringem a circulação de pessoas.
“Estamos observando muitos países e suas posições. O Brasil, por exemplo, você mencionou o presidente… O Brasil não tinha problemas até pouco tempo atrás. Agora estão com números subindo. E, sim, estamos pensando em um veto”, disse Trump.
As restrições nos Estados Unidos começaram no dia 13 de março, quando o presidente americano anunciou suspender as viagens de países da Europa aos Estados Unidos por um período de 30 dias. A suspensão vale para os 26 países da Zona Schengen. As restrições, no entanto, não se aplicam a quem tem residência permanente nos EUA e a “parentes imediatos” de cidadãos norte-americanos.
Até o dia 2 de abril, apenas as companhias aéreas Azul, Latam e a United Airlines mantêm voos entre o Brasil e os Estados Unidos.