Em um pronunciamento na TV norte-americana, o presidente Donald Trump anunciou que o país vai suspender as viagens de países da Europa aos Estados Unidos por um período de 30 dias, a partir desta sexta-feira (13/3). As medidas fazem parte de uma série de ações que estão sendo tomadas para tentar conter o novo coronavírus. Segundo números da Universidade Johns Hopkins, o país já tem mais de 1 mil casos de Covid-19 e 36 mortes registradas.
As restrições, no entanto, não se aplicam a quem tem residência permanente nos EUA e a “parentes imediatos” de cidadãos norte-americanos.
“A União Europeia falhou em tomar as mesmas precauções em restringir voos da China e outros países”, criticou Trump. “Decidi tomar medidas duras, mas necessárias para proteger a saúde e o bem-estar de todos os norte-americanos e evitar que novos casos entrem em nosso território. Vamos suspender todos os voos da Europa para os EUA pelos próximos 30 dias”, disse Trump.
Veja também
Após o discurso de Trump, o Departamento de Segurança Nacional publicou a nota explicando a medida. Segundo o documento, a suspensão vale para todos os estrangeiros que estiveram nos 26 países da Zona Schengen nos 14 dias anteriores à tentativa de retorno aos EUA. O Reino Unido, por não fazer parte da Zona Schengen, não está nesta lista. Os 26 países da Zona Schengen são: Alemanha; Áustria; Bélgica; Dinamarca; Eslováquia; Eslovênia; Estônia; Espanha; Finlândia; França; Grécia; Hungria; Islândia; Itália; Letônia; Liechtenstein; Lituânia; Luxemburgo; Malta; Noruega; Países Baixos (Holanda); Polônia; Portugal; Suécia; e Suíça
COMO ISSO AFETA O BRASIL?
Neste momento, essa decisão não afeta turistas brasileiros ou que estejam aqui fazendo turismo. No entanto, caso o Brasil siga registrando aumento nos casos de Covid-19 esse panorama pode mudar.
Porém se você estiver na Europa e quiser retornar ao Brasil por uma companhia aérea norte-americana terá que mudar seu voo, já que a partir desta sexta-feira (13/3) os voos serão suspensos.
Veja como remarcar ou mesmo cancelar seus voos nas companhias aéreas
E se você viajou para Europa, retornou ao Brasil e tem uma viagem marcada para os Estados Unidos terá que ficar ao menos 14 dias no país – tempo previsto para a quarentena, antes de pisar na Terra do Tio Sam.