Reaberturas

Atrativos nacionais voltam a funcionar e fronteiras internacionais são reabertas

14/08/2020 15:13

Aos poucos, de forma gradual, o turismo vai retomando seu ritmo. A pesquisa “Revitalize o seu bem-estar”, encomendada pela Hoteis.com e realizada pelo instituto de pesquisas One Poll, revelou que a maioria dos brasileiros (70%) passou a valorizar mais o hábito de viajar. Claro, após a experiência de confinamento. Enquanto metade (50%) afirma que pretende viajar com mais frequência diante do afrouxamento das restrições.

O levantamento mostra ainda que o aprendizado sobre os cuidados com a saúde terá reflexo nos costumes dos brasileiros. Na hora de arrumar a bagagem, por exemplo, o item mais citado foi o álcool em gel (81%).

Diante deste “novo normal”, com medidas sanitárias como uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social, famosos pontos turísticos nacionais voltam a receber visitantes.

Foto de Foz do Iguaçu
Já é possível visitar as Cataratas do Iguaçu

Aqui vão alguns exemplos:

Rio Star (RJ) – A atração retoma operações neste sábado, dia 15. Vai operar com 50% de sua capacidade técnica nas cabines (4 pessoas por vez, todas da mesma família). A partir de agora torna-se obrigatório o uso de máscaras e aferição da temperatura dos visitantes na entrada. A Rio Star funcionará das 10h às 18h, ficando fechada às quartas.

Teatro Amazonas (AM) – O turismo em Manaus está funcionando de forma ampla, incluindo um dos principais cartões-postais da cidade, o Teatro Amazonas. As visitas devem ser agendadas antecipadamente com limite máximo de 10 pessoas por grupo.

Ver-o-Peso (PA) – O famoso mercado a céu aberto localizado na capital do Pará está ativo. Assim como importantes pontos visitados por turistas como a Estação das Docas, os museus e o Mangal das Garças.

Pão de Açúcar (RJ) – O bondinho do Pão de Açúcar também volta à ativa neste dia 15 de agosto. Funcionará de quinta a segunda-feira, das 10h às 19h, adotando todas as medidas de saúde e higienização recomendadas pela OMS no combate à Covid-19. A capacidade que antes era de até 65 passageiros foi reduzida para 32 por viagem.

Cataratas do Iguaçu (PR) – O Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as imponentes Cataratas do Iguaçu, reabriu no último dia 4. A princípio, somente 350 pessoas podem circular por hora no local. O parque funciona de terça a domingo, das 9h às 16h.

Foto Cristo Redentor
Trem do Corcovado volta a funcionar neste sábado, dia 15/08

Cristo Redentor (RJ) – No Trem do Corcovado, que dá acesso ao Cristo Redentor, houve marcação do piso para manter o distanciamento mínimo entre as pessoas. Bem como a instalação de barreiras físicas nos balcões de atendimento. Além da diminuição do número de assentos disponíveis em cada vagão. A retomada ocorre neste sábado, dia 15.

Lençóis Maranhenses (MA) – Em julho, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi reaberto à visitação e o banho nas lagoas está permitido. A partir de agora, os veículos de passeio podem levar no máximo 55% da sua capacidade.

AquaRio (RJ) – Com reabertura prevista para este sábado, dia 15, o AquaRio anunciou que agora a entrada passa a ser feita, exclusivamente, pelo Boulevard Olímpico. Já a saída ocorrerá pela Via Binário, para evitar aglomeração de pessoas. O local funcionará das 10h às 17h, com exceção das quartas, quando não abre. As medidas incluem ainda aferição da temperatura e higienização dos calçados em tapete sanitizante. O uso de máscara durante a permanência no local é obrigatório.

Foto de um mapa
Muitos países já abriram suas fronteiras para os turistas internacionais

Fronteiras abertas, porém com novos protocolos

Depois de meses de fronteiras fechadas, o turismo internacional também ensaia uma retomada. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), os dados mais recentes, registrados em 19 de julho, mostram que 40% dos destinos já fizeram algum tipo de relaxamento nas restrições de viagens. Contudo, dos 87 destinos que até agora afrouxaram as restrições, apenas quatro as suprimiram totalmente, os demais 83 flexibilizaram mantendo alguma medida.

Entre as mais comuns estão teste negativo para o novo coronavírus, medição de temperatura e, em alguns casos, 15 dias de quarentena. Neste momento, nós, brasileiros, ainda não podemos entrar nos Estados Unidos ou Europa, mas há outras opções para quem está começando a reprogramar suas viagens.

Listamos 10 destinos logo abaixo:

Bahamas
As Bahamas são um conjunto de ilhas entre Cuba e a Flórida. Nassau, capital do país, é parada obrigatória. Por lá o mergulho nas águas cristalinas está entre os principais atrativos. Além de curtir as praias, quem ama umas comprinhas (sem impostos) deve visitar a Bay Street, no Centro da cidade, para conhecer o Straw Market. À noite, os cassinos atraem os turistas. Nas Bahamas você vai precisar apresentar teste negativo para Covid-19 emitido até 10 dias antes da chegada. Também será necessário preencher o formulário Bahamas Health Visa Card.

Dubai
Dubai não é a capital dos Emirados Árabes (e sim Abu Dhabi), mas é a cidade da região mais conhecida internacionalmente. O destino nunca para e, a cada ano, surgem novas atrações. Todas gigantescas e a maioria com o título de “maior do mundo”. Por lá as coisas mudam rapidamente, alavancadas pela riqueza gerada através do petróleo. Carros velozes, grifes de luxo e muito, mas muito ouro estão por toda parte! A cidade já reabriu suas fronteiras para o turismo. Contudo, os visitantes devem apresentar teste negativo do Covid-19 realizado com menos de 96 horas da partida. Um detalhe importante: a obrigatoriedade do seguro de saúde.

Jamaica
Cachoeiras de tirar o fôlego, praias isoladas, um pôr do sol inesquecível. Tudo isso faz parte dos atrativos da Jamaica. Sua cultura única, as atividades envolventes, bem como o povo caloroso e acolhedor conquistam os viajantes. Isso sem falar nas paisagens. Entre as praias imperdíveis de Montego Bay estão a Round Hill e a Doctor’s Cave, mas seu roteiro deve ir além. Não perca os atrativos de Ocho Rios, de Negril, da James Bond Beach e a Luminous Lagoon. Isso tudo embalado ao som do reggae. Em suma, uma experiência única! Se você pensa em viajar para a Jamaica, esteja preparado para ter sua temperatura verificada na chegada ao país. Há ainda a possibilidade de ser submetido a testes para detecção do Covid-19.

Maldivas
Você provavelmente já viu por aí alguma imagem das Maldivas. Isso porque o local, situado no Oceano Índico, é o sonho de consumo de muito viajante. Não em vão! Imagine olhar da varanda do seu quarto e ter como visão a imensidão o mar. Cada resort está em sua própria ilha, então a gente só encontra com os funcionários e outros hóspedes que também valorizam sua privacidade. Lagoas cristalinas, recifes de corais e praias de areia branca completam a paisagem. As Maldivas retomaram o turismo desde 15 de julho com a reabertura das ilhas desabitadas. Logo depois, em 1º de agosto, foi a vez das habitadas. Não se esqueça de levar as máscaras na mala, obrigatórias em locais públicos.

México
Quem nunca sonhou em mergulhar em águas cristalinas e posar para fotos em cenários de tirar o fôlego? Isso tudo você encontra no Caribe Mexicano. Se você precisa de mais motivos para programar sua viagem, então saiba que Cancún, Cozumel e Riveira Maya lançaram a campanha #VenAlCaribeMexicanoX2. O objetivo é fomentar o turismo neste momento e oferecer vantagens aos visitantes após o fim da quarentena. As máscaras são obrigatórias em locais públicos.

Polinésia Francesa
A ilha de Bora Bora, na Polinésia Francesa, ganhou fama na década de 80 não só pelo mar. Foi nessa época que começaram a surgir os primeiros hotéis com bangalôs overwater (sobre a água). Desde o dia 15 de julho já podemos visitar esse paraíso. Para isso é necessário apresentar teste de Covid-19 com resultado negativo feito até 72 horas antes do embarque. A testagem de turistas por amostragem – até 4 dias após a chegada – também está prevista. A contratação de um seguro viagem é exigida.

República Dominicana
Se você possui alguma dúvida sobre o que esperar de uma viagem a Punta Cana, eu te conto: conforto e mordomia bem pertinho das águas cristalinas do Caribe. Quem busca sossego encontra nas estruturas de hospedagem all inclusive. Bem como nas águas de temperaturas agradáveis (sempre perto dos 25°C). Ou seja, tudo para curtir suas férias o mais relax possível! Então, se a República Dominicana está nos seus planos, saiba que estará sujeito à verificação de temperatura na chegada. Quem apresentar sintomas do novo coronavírus passará por um teste rápido de Covid-19 e, caso a doença se confirme, uma quarentena é exigida. Você também deverá preencher um formulário de Declaração de Saúde do Viajante.

Santa Lúcia
Já ouviu falar em Santa Lúcia? Ela é uma das pequenas Antilhas do sudeste caribenho. Menos badalada, a região é escolhida por casais que querem privacidade, conforto e elegância. Muitos famosos elegeram o destino como refúgio. Seus resorts possuem estrutura completa e SPA para quem busca descansar da agitação do dia a dia. O mar azul turquesa chama a atenção, assim como a areia branquinha da praia. Em Rodney Bay está o maior movimento, com bares, restaurantes, hotéis e até um shopping center, mas nada que atrapalhe o clima da ilha. Neste momento, para visitar o destino é necessário apresentar teste negativo do Covid-19, realizado em até 48 horas antes do embarque. O uso de máscara é obrigatório e as autoridades de saúde podem verificar a temperatura dos viajantes na chegada.

Reino Unido
Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. O que não falta nesses destinos são atrativos, incluindo cartões-postais mundialmente conhecidos. Bem como museus de diferentes temáticas e uma lindíssima natureza nas cidades menores. Se você resolver viajar neste período, saiba que a entrada de brasileiros será permitida, desde que os visitantes façam uma quarentena de 14 dias. Ou seja, terá que ficar as duas primeiras semanas isolado. Os britânicos elaboraram uma lista de países isentos deste confinamento obrigatório, porém, o Brasil não foi um dos contemplados.

Turquia
Istambul possui uma cultura riquíssima, ótimas opções para compras e museus. Além de uma gastronomia de dar água na boca. Quer mais? Imagine então andar de balão e ver lá de cima as lindas paisagens da Capadócia. Um programa imperdível no roteiro de quem conhece o destino. Quem está programando uma viagem para os próximos meses deve saber que o país já está aberto ao turismo. No entanto, os visitantes estão sujeitos a verificação de temperatura na chegada.

Foto atendimento médico
Não viaje sem um seguro de saúde

Seguro viagem: seu melhor companheiro!

Se antes da pandemia do novo coronavírus ter um seguro viagem era importante, agora, em muitos casos, é obrigatório. Aruba, Bermudas, Camboja, Costa Rica, Emirados Árabes, Israel, Tailândia, Ucrânia e Uruguai. Até o Brasil entrou nessa lista e agora exige o seguro dos visitantes.

Portanto, se você pensa em deixar nosso país para um viagem internacional ao longo dos próximos meses, é necessário conferir exatamente o que o destino escolhido pede. Não há uma regra geral, cada país define o que considera necessário para liberar a entrada dos turistas. Alguns exigem até um valor mínimo de cobertura. Ou seja, aqui vai um conselho importante: antes de comprar passagens e arrumar as malas rumo a sua próxima aventura, pesquise, se informe e viaje tranquilo.

Leia também:

Precisa viajar? Está em busca dos melhores preços de passagens aéreas? Confira abaixo as tarifas mais baratas para rotas nacionais e internacionais encontradas pelo Voopter.

Os preços apresentados nesta página incluem todas as taxas, que variam de acordo com o aeroporto e o vendedor escolhidos. Preços e disponibilidade podem mudar nos sites vendedores conforme a demanda. Confira sempre os dados da viagem e o valor final da sua passagem antes de efetuar qualquer compra.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS