Viagens de avião

Novo Normal: 20 respostas sobre como agir nos aeroportos e voos

10/08/2020 16:32

Se você precisa viajar de avião nas próximas semanas ou meses, deve estar se perguntando como agir. Afinal, é ou não é seguro embarcar num voo? O que é verdade e o que é mentira diante de tantas informações compartilhadas ao longo dos últimos meses, desde que a pandemia de coronavírus se espalhou.

Para começar você precisa saber que o transporte aéreo veio se adaptando e preparando para se tornar cada vez mais seguro e já conta com tecnologias que contribuem para evitar o contágio, como a filtragem de ar especial nas aeronaves mais modernas. O sistema de filtro de ar HEPA captura 99,7% de partículas ao promover a renovação do ar dos aviões a cada 3 minutos. Atualmente, as aeronaves mais modernas da frota das empresas brasileiras contam com essa tecnologia.

Ainda tem dúvidas? Então vale conferir essa lista de perguntas e respostas que preparamos para esclarecer as principais questões relacionadas ao tema.

Foto de Aeroporto
Aeroportos estão seguindo protocolos para evitar propagação do coronavírus

Existe um protocolo sanitário a ser seguido nos aeroportos e voos?
Sim. O protocolo sanitário foi publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e vem sendo implementado no setor pelo Grupo de Trabalho coordenado da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a pedido do Ministério de Infraestrutura.

Quais as principais medidas adotadas nos aeroportos?
Para começar, tanto passageiros quanto funcionários em geral devem usar máscaras. Os trabalhadores e servidores públicos deve usar os chamados EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Avisos sonoros sobre a prevenção do COVID-19 também fazem parte da nova realidade nas áreas de embarque e desembarque nacionais e internacionais. Para completar, a desinfecção de toda a área de movimentação de passageiros, pontes de embarque, aeronaves, ônibus e demais espaços de uso comum é feita com frequência. E, claro, você verá totens com álcool em gel espalhados pelos aeroportos, além de mais locais para lavar as mãos com água e sabão.

As praças de alimentação estão funcionando?
Sim, mas seguindo as medidas sanitárias determinadas, assim como acontece nas praças de alimentação dos shoppings. Em todas as áreas do aeroporto é preciso respeitar o distanciamento de 2 metros entre as pessoas. Além disso, não são permitidas aglomerações nas praças de alimentação, nos espaços de check-in de embarque e, especialmente, desembarque dentro das aeronaves.

As lojas localizadas no aeroportos estão funcionado?
Depende do aeroporto e das medidas impostas pelos governos estaduais. Em muitos casos sim, em outros ainda não. As aberturas estão sendo retomadas aos poucos e seguindo as normas sanitárias válidas e protocolos já estabelecidos.

Os balcões de ckeck-in estão abertos ou é preciso fazer o procedimento online?
Sim, estão abertos com uma quantidade menor de funcionários. Contudo, as autoridades orientam para que os passageiros façam o check-in online e recebam o cartão de embarque direto no celular. Vale ressaltar que as companhias buscaram inovar com diferentes alternativas. A Gol, por exemplo, criou a opção de check-in por whatsapp. Já a Latam implantou em São Paulo (Congonhas) e Rio de Janeiro (Santos Dumont) a videoconferência no balcão de check-in para quem precisa despachar a bagagem.

Bagagens de mão e as despachadas passam por algum processo de higienização?
Não. Nenhuma das duas. Nada mudou neste quesito. Portanto, a única dica aqui segue sendo a de ficar atento às medidas das malas de mão. Evite ser pego de surpresa tendo que pagar para despachá-las caso não se enquadrem nas seguintes proporções: 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura).

Quais são as orientações para o momento do embarque?
A principal é manter a distância de 2 metros de outras pessoas. Entre as novidades neste quesito está o chamado “Tapete Azul”. A tecnologia implantada pela Azul funciona da seguinte forma: o passageiro vê o seu número de assento e o momento certo de embarcar projetado no chão, com um sistema controlado por inteligência artificial. O procedimento já é realizado em seis aeroportos e evita aquelas indesejáveis filas na hora de embarcar. Assim, você pode aguardar a sua vez sentado e só se levantar quando chegar a sua hora de entrar no avião. Lembrando que vários assentos na área de embarque estão bloqueados para garantir o distanciamento correto.

Companhias estão medindo a temperatura dos passageiros antes do embarque?
Não. Até o momento não existe um controle com funcionários das companhias aéreas medindo a temperatura ou realizando qualquer tipo de questionário de saúde e sintomas antes dos passageiros embarcarem na aeronave.

Foto álcool em gel
Leve com você o seu álcool em gel

É permitido usar álcool em gel dentro do avião?
Em gel, sim. Álcool líquido, não. O passageiro pode levar na mala de mão até 500 ml, em voos nacionais. Em trajetos internacionais, o máximo permitido é de 100 ml, que deve ser transportado em frasco de plástico transparente. As companhias aéreas também disponibilizam recipientes de álcool em gel dentro das aeronaves, facilitando o acesso ao produto. Vale ressaltar que o álcool líquido é proibido no avião e será barrado no raio-X.

Os riscos de pegar o coronavírus dentro do avião são maiores?
Não. Os aviões são equipados com um sistema de filtragem que é usado também pelos hospitais. O ar é renovado a cada 2-3 minutos, e os filtros eliminam mais de 99% dos vírus e bactérias, incluindo o novo coronavírus. Um estudo da IATA mostrou que esses e outros fatores tornam o interior dos aviões um ambiente de baixo risco de contaminação. A entidade aponta ainda que, na cabine, os passageiros estão sentados todos na mesma direção, a interação face a face é muito limitada e o encosto das poltronas funciona como uma barreira física entre as fileiras.

As aeronaves são desinfetadas com qual frequência?
A cada novo embarque, o que inclui escalas e conexões, todo o interior do avião passa por uma cuidadosa limpeza. São desinfetadas com produtos específicos todas as superfícies que o passageiro possa ter contato: braços e encosto dos assentos, painéis com saída de ar-condicionado, luz individual e chamada de comissários, mesinha, telas, cinto de segurança, compartimento de bagagem, maçanetas, banheiros.

O serviço de bordo sofreu alguma alteração?
As companhias aéreas tiveram que simplificar seu serviço de bordo e suspender as vendas de produtos nos voos. Contudo, o passageiro que quiser água pode pedir aos comissários e receberá água mineral em copo descartável lacrado. Em viagens internacionais é oferecida comida em embalagem individual, fechada e previamente higienizada, geralmente entregue no embarque.

As revistas da companhias aéreas ainda estão disponíveis nos bolsões dos assentos?
Nada de revistinhas! Durante o período de emergência sanitária, os bolsões nas poltronas contém apenas os cartões com as informações de segurança, que também passam por limpeza a cada novo embarque.

Foto de pessoa com máscara
Agora é obrigatório o uso de máscaras durante todo o voo

É preciso usar máscaras dentro das aeronaves?
Sim, de acordo com as normas da Anvisa, os passageiros devem usar as máscaras durante todo o voo, exceto crianças até os dois anos de idade. A medida segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que elas são importantes para ajudar a impedir a propagação do COVID-19.

É possível comprar máscaras no check-in ou a bordo dos voos?
Não. As companhias aéreas não vendem este acessório. Portanto, tenha sempre com você mais de uma máscara caso precise trocar (é recomendada a troca a cada 3h ou em caso de umidade).

Os banheiros devem ser evitados durante o voo?
Não. Os banheiros estarão à disposição dos passageiros normalmente. Assim como as demais áreas do avião, esses também passam por desinfecção a cada novo embarque, e o ar nos toaletes também é renovado e passa pelos filtros HEPA.

Existe algum bloqueio contra a venda da poltrona do meio?
Não. Nenhuma norma proíbe as companhias de venderem as poltronas do meio. No exterior, algumas empresas adotaram essa medida, mas Brasil isso não acontece. Caso o voo esteja cheio, você poderá viajar tendo companhias em todos os assentos da aeronave.

Como funciona agora o desembarque dos passageiros?
Se você já viajou de avião sabe que bastava a aeronave pousar que logo boa parte dos passageiros se levantava para esperar o desembarque em pé, uns grudados nos outros. E, claro, isso agora não é recomendado. As companhias orientam os passageiros que permaneçam sentados já que o desembarque passa a ser realizado por filas, iniciando pelos assentos situados mais à frente.

Foto pessoas com mala no aeroporto
Na área de restituição de bagagem é importante manter distância dos outros passageiros

Qual a orientação para a restituição de bagagem?
Neste momento é preciso, mais uma vez, observar o distanciamento. Era comum as pessoas se aglomerarem ao redor da esteira de restituição, o que agora deve ser evitado. Além disso, o álcool líquido está sendo disponibilizado nas áreas de restituição para quem quiser limpar as alças das malas.

Familiares e motoristas ainda podem aguardar passageiros no saguão?
Aglomerações estão proibidas, então motoristas e familiares não podem mais aguardar passageiros no saguão para evitar o maior risco de contágio do coronavírus.

Precisa viajar? Está em busca dos melhores preços de passagens aéreas? Confira abaixo as tarifas mais baratas para rotas nacionais e internacionais encontradas pelo Voopter.

Os preços apresentados nesta página incluem todas as taxas, que variam de acordo com o aeroporto e o vendedor escolhidos. Preços e disponibilidade podem mudar nos sites vendedores conforme a demanda. Confira sempre os dados da viagem e o valor final da sua passagem antes de efetuar qualquer compra.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS