Conheça as praias mais bonitas da Rio-Santos, a estrada que liga Rio a São Paulo

Há 69 dias

Cercada pelo verde da Serra do Mar e pelo azul do Atlântico está a mítica Rio-Santos (BR-101), estrada que liga Rio de Janeiro a São Paulo e que pode ser considerada uma das mais bonitas do Brasil. Por entre curvas e pardais (radares) estão algumas daquelas paisagens e praias que tiram nosso fôlego e fazem a gente suspirar de tão bonitas que são.

O verão é a alta temporada e costuma ficar congestionada em alguns pontos. Em qualquer outra época do ano vale muito a pena se deslocar entre as duas cidades pela Rio-Santos, mas faça isso com calma, aproveitando, parando, curtindo as praias e ilhas e pernoitando nas suas cidades preferidas.

Para ajudar na sua viagem, selecionamos algumas das praias mais bonitas que estão no trajeto. Na nossa lista tem praias continentais, em ilhas e até piscinas naturais.

Confira abaixo a nossa lista. Pegue sua mochila, separe a roupa de banho e boa viagem!

RIO DE JANEIRO


Praia do Secreto (Rio)

O nome não nega. E descobrir como chegar nessa praia não é tarefa das mais fáceis, mas a gente ajuda. Localizada entre a Macumba e Prainha, a praia é acessada por uma pequena trilha entre pedra e mata.

Falta infraestrutura, principalmente no acesso à trilha, mas sobra beleza. A piscina de água natural é calma e oriunda de ressacas anteriores e não há espaços para sombras. Portanto, leve tudo que for precisar com você, mesmo que isso implique em caminhar carregador. O esforço, pode ter certeza, valerá a pena.

Lopes Mendes (Ilha Grande)



Lopes Mendes é uma das mais conhecidas praias da Ilha Grande e frequentemente presente em rankings das praias mais bonitas do Brasil. Com extensa faixa de areia, um mar cristalino (com algumas ondas dependendo do vento) e cercado por uma vegetação nativa, tem todos os ingredientes necessários para se tornar sua praia preferida.

O acesso a ela varia, mas geralmente os turistas acabam optando por barco + trilha. Diariamente saem barcos da Vila do Abraão até a Praia do Pouso. De lá é preciso seguir por uma trilha de nível “fácil” até Lopes Mendes. O canto direito, por onde você chega, é o mais cheio. Se você gosta de praia deserta, caminhe pelo lado oposto, onde o rio encontra o mar formando uma pequena piscina de água doce.

Essa praia tem quase nenhuma infraestrutura. Durante a alta estação alguns poucos vendedores ambulantes passam por lá vendendo bebidas, biscoitos e picolés. Como você passará praticamente o dia todo na praia, é bom levar consigo biscoitos, frutas e água para se hidratar.

Aventureiros (Ilha Grande)



Outro paraíso em Ilha Grande, Aventureiros não tem esse nome à toa. Chegar até lá é preciso, antes de tudo, ser um aventureiro. A praia pertence ao mar de fora e em dias de ondas não há como parar na praia, que também não tem lá tanta infraestrutura - pequenas casas que recebem hóspedes ou campings.

A rusticidade do local ajuda a preservar este paraíso e faz com que seja um dos destinos preferidos dos jovens. Da Vila do Abraão é possível fazer um tour completo pela Ilha Grande parando nesta praia. Não deixe de apreciar o mar do coqueiro caído, principal point de fotos do local.

Lagoa Azul (Ilha Grande)



A Ilha Grande é um reduto de belas praias. E um desses tesouros é a Lagoa Azul, que apesar do nome é uma enseada de água quente e extremamente calma e repleta de peixinhos coloridos. O nome é uma alusão ao filme da década de 1980 (que não foi filmado ali), mas se “encaixa” perfeitamente ao ambiente

Ilhas Botinas (Angra)



A baía de Angra dos Reis conta com 365 ilhas. As duas mais famosas são Ilha Grande e Ilhas Botinas, o cartão postal da cidade de Angra. As ilhas são duas formações rochosas pequenas, quase assimétricas, com uma pequena vegetação na parte alta.

Em volta dela um mar com diferentes tons de azul e uma transparência sem igual. Aqui é perfeito para fazer snorkeling e apreciar a beleza do fundo do mar.

Martim de Sá (Próximo a Paraty)

Martins Sá poderia estar em qualquer ranking sobre praias mais bonitas do Brasil, mas não está por um simples motivo: seu acesso. Chegar até lá requer disposição, tênis confortáveis e força para subir e descer pela trilha. Lembre-se de levar repelente também. Com isso, chega-se a esse pequeno paraíso que tem sua entrada por um condominio particular de casas.

Depois de 2h de trilha chega-se ao paraíso. Se você vai fazer bate e volta, aproveite o quanto pode. Se vai dormir, pode escolher ficar em casa de pescadores ou campings. Em qualquer um dos dois você vai precisar se virar com comida e bebida. Se quiser pode comprar dos pescadores, mas prepare-se para gastar muito.

Pouso da Cajaíba (Paraty)



Pouso da Cajaíba é mais uma entre tantas praias continentais de Paraty, no entanto não há trilha. Seu acesso é via barco, mas depende muito das condições marítimas. A longa faixa de areia é emoldurada pela mata atlântica e cercada por montanhas. No alto de uma delas nasce um pequeno rio que deságua no mar formando um riacho. Se você estiver com criança vale a pena ficar nessa parte da praia.

No canto oposto há a única opção de comida e bebida - um antigo quiosque comandada pela família que vive nesta praia. Eles construíram em cima do bar uma pequena pousada, mas não vá esperando infraestrutura nem conforto.

Ao lado do bar fica também o início da trilha que leva a cachoeira. A caminhada é curta, fácil de fazer e recompensadora. Vale a pena trocar o banho de mar por um mergulha nas águas geladas do rio!

Cachadaço (Trindade)



A Vila de Trindade é um pequeno tesouro no meio de Paraty e já contamos essa história aqui. E a Praia do Cachadaço é uma dessas joias bem guardadas da região. Para chegar é preciso primeiro caminhar até o fim da Praia do Meio e depois fazer uma trilha até as piscinas naturais. A piscina é protegida do mar aberto pelas grandes pedras arredondadas que ficam ao seu redor, proporcionando um lugar calmo e muito agradável. O local fica repleto de peixes, sendo uma ótima opção para prática de snorkeling.

SÃO PAULO


Guarujá - Prainha Branca



Guarujá é considerada uma das pérolas do Atlântico, a região possui cerca de 27 praias, com opções para todos os gostos, desde mais urbanizadas até mais selvagens. Para quem gosta de se desligar de tudo e ficar em contato com a natureza a Prainha Branca é uma ótima opção, ela é a última praia do Guarujá para quem vem sentido Santos. Ela fica localizada na Ilha de Santo Amaro, portanto para chegar até ela é necessário pegar uma balsa e depois fazer uma trilha de cerca de uns 15 minutos de caminhada para acessar a praia, a trilha é exclusiva para pedestres. Apesar da complexidade para chegar até lá, a viagem é recompensadora, o ambiente é bastante gostoso, longe do barulho e da muvuca da cidade grande. A praia conta com vários quiosques para apreciar uma boa comida e até ouvir uma música ao vivo.

Guarujá - Praia da Enseada

Para quem quer aproveitar uma praia no Guarujá que tenha um fácil acesso, uma boa opção é a praia da Enseada. Ela fica localizada a 2 km do centro da cidade e é considerada uma das melhores praias da região, ela possui uma boa infraestrutura para recepcionar os turistas com restaurantes, bares, quiosques e atrações. No local também fica o Mirante Morro do Maluf, também conhecido como Morro da Campina, que proporciona uma vista incrível de toda praia, um ótimo lugar para avistar o pôr do sol. E também fica próximo do Acqua Mundo, que é um o maior aquário da América do Sul, com mais de 170 espécies de animais marinhos.

Ubatuba - Praia do Félix

Ubatuba é uma verdadeira caixinha de surpresas,  é um daqueles destinos que quando você acha que já conheceu tudo, descobre que ainda tem muita coisa para conhecer. Possui um imenso litoral com mais de cem opções de praias. Para quem está passando pela estrada RIo-Santos uma ótima parada é a Praia do Félix, ela fica localizada no km 33, o acesso dela é feito por meio de um condomínio. A praia possui muitas árvores e sombra para quem deseja passar o dia por lá. Do lado direito o mar é bem calmo, quase sem ondas. Indo para extremo canto direito você encontra também uma piscina natural, cercado pelas pedras, onde é possível mergulhar com snorkel e avistar uns peixinhos.

Ubatuba -  Praia do Cedro



Para quem gosta de experiências diferentes e uma dose de aventura uma boa pedida é a Praia do Cedro! O acesso a ela pode ser feito por meio da trilha das 7 praias, por meio de barco ou de carro até a praia vermelha e depois por uma trilha de 10 a 15 minutos para chegar até a praia. A praia é pequena e aconchegante, ela possui algumas árvores que garantem uma sombra para quem chega cedo. O mar é de tombo, mas é bem calmo depois da quebra das ondas, como uma piscina natural. A água de lá é bastante transparente o que colabora para prática de snorkel. Por lá só existe um quiosque, para comprar comidas e bebidas, portanto não tem muitas opções.

São Sebastião -  Praia de Maresias



São Sebastião é uma daquelas regiões que tem um pouco de tudo, sendo entre os lugares do litoral norte, o que possui uma maior variedade de opções. Se você gosta de uma agitação, a praia de Maresias em São Sebastião é uma boa opção. Ela possui cerca de 4km de extensão de muita areia fofa, mar azul e vegetação abundante, A região é bastante frequentada pelos surfitas, por conta das suas ondas, vários surfistas famosos cresceram e moraram lá, como o caso do Gabriel Medina. Se você quer experimentar o esporte, esse é o lugar ideal. Por lá as noites costumam ser bastante agitadas também pelos bares, restaurantes e baladas.

Ilhabela - Praia do Jabaquara



Ilhabela também é um boa opção para quem está passando entre a estrada que liga Rio de Janeiro a São Paulo. Para acessar a ilha basta pegar a balsa que parte de São Sebastião. Ela possui mais de 30 opções de praias, dentre elas se destaca a Praia do Jabaquara, que é considerada uma das mais bonitas e preservadas de Ilhabela, ela é cortada por dois riachos, um em cada extremidade, o que torna o cenário ainda mais paradisíaco. Possui águas calmas e transparentes, sendo uma das melhores opções de ambiente selvagem que pode ser acessado com carro.

Esta oferta/dica foi escrita por Diego Verticchio

Jornalista, carioca (de Niterói) e flamenguista. De todas as paixões, a maior é ser pai do Pedro. E a segunda é viajar. De preferência com a família. E quando viaja, qualquer lugar vale, mas tem uma queda maior por destinos de praia!

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções