A Colômbia tem virado referência quando se fala em turismo na América do Sul. No início deste mês o país conquistou o título de “Melhor Destino Turístico” da região na premiação World Travel Awards. Além de Bogotá, Cartagena e San Andrés, já amplamente conhecidas do público, o destino reserva outras surpresas aos visitantes dispostos a explorar o país. Entre elas, uma, no mínimo, curiosa: a Hacienda Nápoles. Trata-se da antiga fazenda de Pablo Escobar que agora é um parque de diversão.

Morto pela polícia em 1993, o narcotraficante havia construído uma fazenda 22 vezes maior que o Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Hoje, a Hacienda Nápoles, localizada em Puerto Triunfo, a aproximadamente 180 km de Medellín, possui variada oferta de bens e serviços, e há quem a defina como “Disney de Medellín”. A realidade ainda está longe disso, mas o empreendimento atrai grande quantidade de turistas e tornou-se o maior gerador de empregos na área.
Os ingressos variam de 45 mil a 133.500 pesos colombianos dependendo do tipo escolhido (que inclui mais ou menos atrações e dias), algo em torno de R$ 53 a R$ 157. Ao longo dos anos as “marcas” que remetiam à Pablo Escobar foram sendo apagadas e hoje as referências na propriedade são poucas. Contudo, há um Museu Memorial, onde os visitantes podem conhecer mais sobre a era violenta que assolou a Colômbia no “período Escobar”.

Focando nas opções de diversão, as atrações variam entre a área aquática (com piscinas, lagos, toboáguas e rios com correnteza) até a parte destinada à vida selvagem, onde vemos uma variedade grande de animais, entre eles crocodilos, leões, zebras e os hipopótamos.
Por falar em hipopótamos, vale abrir um parênteses e citar uma das mais famosas excentricidades de Pablo Escobar. Na época em que montou a fazenda, ele criou um zoológico particular que chegou a abrigar elefantes, girafas e quatro hipopótamos, sendo três fêmeas e um macho, todos transportados de forma ilegal. Após “a queda do seu império” e a sua morte, os animais foram realocados em diversos zoológicos do país, com exceção dos hipopótamos, que se reproduziram e hoje estima-se que cheguem a 60 animais, sendo que muitos se espalharam pela região e são considerados um problema pelo governo local.

De volta à Hacienda Nápoles dos dias atuais, há ainda a Aventura Jurássica que, segundo os administradores, possui réplicas de dinossauros em tamanho real. O Mundo das Aves e o Museu Africano completam a oferta de atrações.
Curiosidades:
-O Parque Temático Hacienda Nápoles foi escolhido pela revista Times como um dos 10 parques mais exóticos do mundo.
-A extensão total do parque é de 1.600 hectares.
-As portas do parque são as maiores do gênero na América Latina.
-O grande grupo de hipopótamos encontrado por lá é o único que vive livre fora da África.