Paraty e Ilha Grande agora são Patrimônio Mundial da Humanidade

Há 135 dias

Uma excelente notícia para o Brasil. Dois destinos turísticos importantes do país, localizados no estado do Rio de Janeiro, agora são Patrimônio Mundial da Humanidade. O título foi concedido pela Unesco na última semana. O reconhecimento deve impulsionar o turismo na região da Costa Verde Fluminense.

Vale lembrar que esse é o primeiro sítio de patrimônio misto do Brasil, ou seja, que inclui bens culturais e naturais. Dos mais de mil patrimônios mundiais, apenas 39 locais, em 31 países, são sítios mistos. É importante também salientar que essa vitória de Paraty trata-se do primeiro bem vivo de toda a América Latina. Na região, há outros sítios na mesma categoria, como Machu Picchu, por exemplo, mas são ruínas.

A área demarcada pelo título da Unesco tem quatro reservas naturais: o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental (APA) de Cairuçu, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e o Parque Estadual da Ilha Grande.

A decisão ocorreu na 43ª reunião do Comitê de Patrimônio Mundial da Unesco, realizada na última sexta-feira, dia 5, em Baku, capital do Azerbaijão.

Ilha Grande: um verdadeiro paraíso
Paradisíaca. Essa é a melhor palavra para descrever o destino. E se você ainda tem dúvidas, vale programar uma viagem e conferir pessoalmente. Localizada bem próxima do continente, a Ilha Grande é acessada somente por barcos e os acessos mais fáceis são pela cidade de Angra dos Reis (para quem vem de São Paulo) e Mangaratiba (para quem vem do Rio).

O principal destino da ilha chama-se Vila do Abraão, endereço das principais pousadas, restaurantes e de onde saem os barcos para os tours de bate e volta. De Mangaratiba ao Abraão são, aproximadamente, 1h de barco. De Angra a viagem demora um pouco mais.

Quer saber tudo sobre a ilha? Leia mais!

Paraty: impossível não se apaixonar
Localizada a cerca de 250 km do Rio de Janeiro, Paraty é daqueles destinos que têm o combo turístico completo. São tantos e diversos atrativos que cada nova visita pode significar um roteiro diferente.O grande charme de Paraty é que ela consegue, apesar de bem turística, manter o clima tranquilo de cidade pequena. Impossível não se encantar as construções coloniais, as portas coloridas, as igrejinhas, as ruas de pedra, os ateliês de arte, os cafés… Tudo isso já é uma atração em si e uma caminhada pelo centro histórico é passeio obrigatório - pra curtir sem correrias.

Quer saber tudo sobre a cidade? Leia mais!


Esta oferta/dica foi escrita por Natália Strucchi

Jornalista por formação, viajante por opção. E poder juntar as duas paixões numa profissão é a realização de um sonho. De Teresópolis (RJ) para mais de 20 países e centenas de cidades mundo a fora.... Toda essa andança me faz crer que viajar é muito bom, mas poder compartilhar toda esta experiência com outros viajantes é ainda muito melhor!

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções