O que fazer em Porto de Galinhas, Pernambuco: dicas e passeios para a sua viagem

Há 75 dias

O que fazer em Porto de Galinhas? Aproveitar as praias, o sol, as piscinas naturais, a água de coco… o destino tem o combo perfeito para quem viaja em busca de paisagens paradisíacas e águas cristalinas. Localizada no município de Ipojuca, a cerca de 65 km do Recife, Pernambuco, a praia é um dos destinos mais buscados não só do Nordeste, mas de todo o Brasil.

Quer embarcar para lá? Listamos os melhores atrativos e passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro!



Quando ir


Entre abril e julho há maior probabilidade de chuvas, mas geralmente preços mais em conta. Já o período mais seco vai de setembro a fevereiro, o que também significa passagens, atrativos e diárias mais caras.

Dica amiga: por estar bem pertinho do Recife, a cidade costuma ficar bem cheia nos feriados prolongados e finais de semana.

O que fazer em Porto de Galinhas:



Piscinas Naturais




Sem dúvidas, as piscinas naturais de Porto Galinhas são o mais famoso atrativo do destino. O acesso se dá a partir da Praia da Vila (ou Praia de Porto de Galinhas) e o trajeto pode ser feito de jangada ou caminhando (quando a maré permite).

Você pode fechar o passeio de jangada na hora quando estiver na praia; ou se optar pela caminhada, saiba que é necessário pegar uma senha (uma pulseirinha) que permite o acesso à área e depois seguir o guia responsável da Prefeitura de Ipojuca até o local. Lembre-se de tomar cuidado com os recifes de corais e não ultrapassar as linhas demarcadas.

Mas o mais importante de tudo é: fique de olho na tábua de marés!


As piscinas naturais se formam entre os recifes durante a maré baixa. Por isso, é importante consultar a tábua de marés antes de ir e programar seu horário. Elas geralmente ficam disponíveis nos hotéis, resorts e pousadas locais, mas você também consultá-la aqui. Com a maré acima de 0,6, os passeios podem nem acontecer. Quanto mais próximo do zero, mais baixa a maré, ou seja, melhor para conferir a formação das piscinas. Fique também de olho na lua, pois as fases em que há maior variação de maré são as nova e cheia. Ah, e não se esqueça dos óculos e do snorkel para curtir o mergulho com os peixinhos!

 

As praias de Porto de Galinhas


São as piscinas naturais que fazem a fama de Porto de Galinhas. Mas há também diversas praias para se explorar e curtir o dia. Saiba mais um pouco sobre as principais e escolha a sua!



Em Muro Alto, uma parede natural de corais e pedras formam uma pequena piscina na paisagem. Esse é a praia ideal para conhecer com as crianças e é muito comum a prática de de SUP (Stand Up Paddle).

A Praia do Cupe tem o mar mais forte, por isso a melhor área para ficar é o Pontal do Cupe, onde formam-se piscinas naturais com águas tranquilas.

Já na Praia de Porto de Galinhas é onde você vai encontrar a melhor infraestrutura de barraquinhas. Ela é também uma das mais movimentadas, já que é o local onde se começa o passeio até as piscinas naturais.



Maracaípe é a praia dos surfistas, com o mar aberto. Se quiser mais calmaria, vá para o Pontal de Maracaípe, onde acontece o encontro do rio Maracaípe com o mar, e aproveite para curtir o pôr do sol. No Pontal você também pode fazer um passeio de jangada pelos manguezais e conhecer o Projeto Hippocampus, que trabalha para a preservação dos cavalos-marinhos.

 

Passeio de Buggy de "ponta a ponta"


Uma boa alternativa para conhecer as principais praias da região é fazer um passeio de buggy. O percurso conhecido por “ponta a ponta” leva cerca de 3 horas e passa pelas praias de Muro Alto, Pontal do Cupe, Praia de Porto de Galinhas, Maracaípe e Pontal do Maracaípe. É possível reservá-lo em diversas hospedagens e agências na cidade.

 

Bate e volta: Praia dos Carneiros




Localizada a cerca de 50 km de Porto de Galinhas, a Praia dos Carneiros é uma das paisagens mais disputadas e bonitas do litoral pernambucano. Além dos atrativos naturais, um dos cartões-postais mais famosos da Praia é a bucólica Capela de São Benedito, do século XVIII. Você pode ir caminhando pela orla até lá.
Foto: Marcos Teodoro

Na Praia dos Carneiros há também uma ótima infraestrutura turística. O Restaurante Bora Bora, na beira da praia, com espreguiçadeiras, barracas, chuveiro e outras facilidade é um dos points mais procurados para ficar e curtir o dia. Da Praia, você também pode fazer um passeio de lancha ou catamarã passando por algumas prais, piscinas naturais e com parada para o famoso banho de argila no mangue.


Ilha de Santo Aleixo


Se estiver em busca de um lugarzinho mais tranquilo na movimentada Porto de Galinhas, reserve um tempo para explorar a Ilha de Santo Aleixo. O passeio de barco até lá leva cerca de 30 minutos, saindo de Barra de Sirinhaém. Praias de águas calmas e claras te esperam!


Centro de Porto de Galinhas


Entre uma praia e outra, não deixe de dar uma voltinha pelo centro de Porto de Galinhas, cheio de lojinhas onde você encontra os populares enfeites de galinhas coloridas (o mais famoso escultor da cidade é o Carcará e você também pode visitar seu ateliê) e ótimos restaurantes para deliciar-se com a gastronomia local, como o tradicional Beijupirá. Outros nomes que valem incluir no seu roteiro são: o Maracajú, o Peixe na Telha e o Cabidela da Natália.

Agora que você já sabe o que fazer em Porto de Galinhas, pesquise suas passagens aéreas no Voopter. Boa viagem! 

Esta oferta/dica foi escrita por Julia Medina

Jornalista curiosa e apaixonada por conhecer novos lugares e planejar roteiros – para nem sempre segui-los. Espera ainda explorar muitos cantos do mundo e poder compartilhar suas dicas e experiências.

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções