O que fazer em Fortaleza: 10 programas imperdíveis para sua viagem

Há 19 dias

Sol, lindas praias e muitas alternativas de lazer para todos os estilos de viajantes. Não tem como não se apaixonar por Fortaleza, um dos principais destinos turísticos de viajantes do Brasil e do mundo. E o melhor: não tem tempo ruim para embarcar nessa viagem! Até nos meses mais frios, o sol brilha na capital cearense - as temperaturas médias anuais são de 27°C e a incidência de chuvas é baixa durante o ano inteiro. Quer planejar seu roteiro? Veja o que fazer em Fortaleza, com 10 programas que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Foto: Phaelnogueira

1)Curtir o dia na Praia do Futuro

A cerca de 10 km do centro, a Praia do Futuro é um dos principais pontos turísticos de Fortaleza. Ela é famosa por suas gigantes barracas que oferecem uma excelente infraestrutura para passar o dia na praia. Quem não conhece fica até surpreso, pois elas são verdadeiros complexos de lazer. Tem barraca com piscina, espaço gastronômico, apresentações de música…

Foto: Reprodução/Facebook Crocobeach Complexo

São diversas opções, mas anote aí os nomes das mais conhecidas: Barraca do Chico do Caranguejo, Crocobeach e Itapariká. É um dos programas certeiros para quem viaja com crianças! O ideal é chegar cedo. O movimento vai até de noite!

2) Explorar o centro da cidade

Foto: Claudney Neves

Fortaleza não é só sinônimo de praia e o centro da cidade guarda alguns importantes monumentos arquitetônicos para incluir no roteiro. O mais imperdível é mesmo o Theatro José de Alencar, que chama atenção por sua fachada em estilo art-noveau, e onde ocorrem visitas guiadas. De lá, você pode seguir até a Catedral Metropolitana de Fortaleza e, se quiser, fazer uma paradinha no caminho para conhecer o Museu do Ceará.

3) Visitar o Centro Cultural Dragão do Mar

O Dragão do Mar é um incrível centro/complexo cultural localizado pertinho da Praia de Iracema. Ele é composto pelo Museu de Arte Contemporânea, o Museu da Cultura Cearense, o Planetário Rubens de Azevedo, o Cinema Fundação Joaquim Nabuco um cinema e a Multigaleria. outros espaços culturais. O ideal é fazer sua visita pela tarde, assim você pode alongar a noite por lá e aproveitar os barzinhos e restaurantes do entorno, um dos melhores pontos para aproveitar a vida noturna local.

4) Garimpar na Feirinha de artesanato da Beira Mar

Foto: Ana Paula Hirama

Todos os dias, das 17h às 23h, a Feira de Artesanato da Avenida Beira Mar vira um dos points mais agitados na orla de Fortaleza. Lá você vai encontrar de tudo: roupas, artesanato, cachaça, bijuteria, castanhas e muito mais! Se as inúmeras barraquinhas da feira ainda não forem o suficiente, é possível conhecer ainda o Ceart (Centro de Artesanato do Ceará), mais distante do centro, no bairro de Aldeota. Ou ainda o Mercado Central, que abriga mais de 500 lojas.

5) Aproveitar a quinta-feira de Caranguejo

É uma tradição: quinta-feira à noite é dia de caranguejo em Fortaleza. Ou seja, se estiver pela cidade nesse dia da semana, não pode deixar de comer caranguejo. As barracas do Chico do Caranguejo e a Crocobeach, na Praia do Futuro, são o destino certo para curtir a experiência. E se quiser outra parada gastronômica para a viagem, vale experimentar o camarão do Coco Bambu, rede de restaurante cearense que já funciona até em vários outros estados brasileiros.

6) Divertir-se no Beach Park

Foto: Beach Park

Esse é o programa ideal para quem viaja com crianças. Localizado a cerca de 90 km da capital cearense, o Beach Park é um dos melhores parques aquáticos do mundo! Além das inúmeras piscinas e brinquedos, o complexo também abriga restaurantes, bares e hotéis. E mais: o Beach Park não é só o parque aquático, mas possui também uma área de praia, a Porto das Dunas, onde você pode entrar sem pagar nada, independente de ir ou não ao parque.

7) Refrescar-se na Sorveteria 50 sabores

Praia, sol e calor combinam com sorvete, né? Então aproveite para dar uma passadinha na Sorveteria 50 sabores quando estiver passeando pela Avenida Beira Mar, uma das principais vias da cidade, que une as praias de Iracema, Meireles e Mucuripe. A sorveteria é histórica, surgiu em 1975 e hoje são 8 lojas por Fortaleza, sendo uma na praia de Iracema e outra em Mucuripe. Tem sorvete de tapioca, bacuri, buriti… e muitos outros sabores - bem mais de 50 - exóticos para provar!

8) Admirar o pôr do sol da Ponte dos Ingleses

Foto: Claudney Neves

Na praia de Iracema, mais especificamente na Ponte dos Ingleses, é onde você encontra, segundo muitos, o melhor pôr do sol de Fortaleza. A ponte, na verdade, é um píer que oferece ainda quiosques e banquinhos. Especialmente nas noites de sexta e sábado, os bares do entorno (na rua dos Tabajaras) ficam super movimentados. Entre os mais procurados, além do Pirata Bar, está também o Lupus Bier - local certo para beber uma boa cerveja.

9) Curtir a noite de segunda-feira no Pirata Bar

Fortaleza tem agito durante toda a semana. Inclusive, na segunda-feira, que é a melhor noite para curtir o Pirata Bar, localizado na Praia de Iracema. A fama é tanta que o local já apareceu até no Jornal The New York Times, que descreveu o evento como “a segunda-feira mais louca do mundo”. A decoração é toda temática e o ritmo da festa é o forró.

10) Esticar a viagem até outras praias e vilarejos

Saindo de Fortaleza é possível encontrar diversos cenários paradisíacos. A cerca de 110 km da Av. Beira-Mar, por exemplo, a praia de Lagoinha é uma das mais bonitas do Ceará. É um dos bate-voltas mais famosos da capital, junto com a Praia do Cumbuco e Morro Branco, onde está o Monumento Nacional das Falésias, conjunto de falésias que forma um labirinto.

Canoa Quebrada, a cerca de 160 Km da capital, é outro destino querido dos viajantes. Pela maior distância, pelo visual de tirar o fôlego e pelo clima do vilarejo, vale aproveitar pelo menos uma noite por lá.

Foto: OSTILL

Veja também: Jericoacoara - tudo que você precisa saber sobre esse paraíso brasileiro


Esta oferta/dica foi escrita por Julia Medina

Jornalista curiosa e apaixonada por conhecer novos lugares e planejar roteiros – para nem sempre segui-los. Espera ainda explorar muitos cantos do mundo e poder compartilhar suas dicas e experiências.

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções