Jericoacoara: tudo que você precisa saber do paraíso brasileiro

Há 379 dias

Jericoacoara ganhou fama em 1987. Até então procurada apenas por cearenses e por poucos turistas, Jeri (que na época nem tinha esse apelido) ficou famosa após se tornar matéria da Washington Post sobre praias exóticas e desconhecidas. E como quem conta um conto aumenta um ponto, a história ganhou proporções no Brasil e chegou às grandes mídias como “jornal norte-americano elege praia do Ceará como uma das mais bonitas do mundo”. Não houve ranking algum, mas toda essa história deixou Jeri como um dos destinos mais procurados no Brasil.

A fama elevou o número de turistas e o desenvolvimento chegou à Jericoacoara. A cidade que não tinha orelhão há poucos anos já tem até aeroporto com wifi (e voos diretos de São Paulo). A antiga vila de pescadores hoje já tem pousadas de luxo e hotéis boutiques. Mas apesar do desenvolvimento, ainda guarda aquele ar que fez fama na década de 80 e 90 e mantém intacta as belezas naturais que deram famosidade a Jericoacoara.

Se você busca um destino para relaxar e viver dias em intenso contato com a natureza, Jeri precisa ser seu destino de viagem. Escolha a data certa, ache um bom preço de passagem aérea e vá.


O que esperar….


A fama chegou, é verdade, mas a essência continua a mesma: praias paradisíacas, ruas pequenas e aconchegante e uma brisa que insiste em soprar todos os dias. Muita coisa pode ter mudado nessas três décadas de descoberta, mas o principal cartão postal segue sendo majestoso: as dunas do pôr do sol. Sentar na areia e admirar o astro rei se despedindo depois de brilhar por horas em Jeri é um exercício diário. E daqueles exercícios que nos deixam viciados e com gosto de quero mais!

Mas Jeri também é praia. Afinal, o Ceará respira mar e no paraíso não seria diferente. Nesse quesito as duas principais são: Praia de Jeri, que tem melhor infraestrutura e ideal para os amantes de kitesurf e windsurf (já viu que venta muito, né). Do lado fica a Praia da Malhada, também de beleza singular e que dá acesso à Pedra Furada, outro cartão postal de Jeri. Quem busca relaxar nas areias brancas pode dar um pulinho por ali ou continuar andando com destino à Pedra Furada, já que no caminho há praias bonitas e desertas. Seguindo na rota das praias, a próxima é da Vila, onde tem faixa de areia que encurta e alarga de acordo com o vai e vem da maré.

Mas nem só de praia “vive” Jericoacoara. As lagoas não podem ficar de fora do roteiro. As famosas fotos de turistas deitados nas redes são feitas aqui, portanto prepare a máquina e capriche na pose. O resto a natureza faz por você!



Os mochileiros que ajudaram na fama do local ainda estão lá. Mas já não estão mais só. Hoje a cidade recebe desde aventureiros a esportistas e casais em lua de mel, até grupo de famílias e amigos. Jeri se abriu e está eclética. E depois de “sofrer” com turismo de massa, a cidade passou a cobrar uma taxa para seus visitantes. Outras medidas como proibição de carros e motos na beira mar também foram adotadas para que a cidade sentisse menos o fluxo de turistas. Pequenas medidas que fazem este grande destino manter a merecida fama!

Quando ir


No segundo semestre (julho a dezembro) praticamente não chove. Portanto, melhor época. Entre os 12 meses do ano, julho é o período mais disputado. Janeiro também fica bem cheio, mas a chance de chuva é maior. Historicamente de março a junho costuma chover e os dias podem ser nublados. De junho a outubro é o período mais propenso a pegar as lagoas mais cheias.

Como chegar




O jeito mais fácil é ir de avião. Já há voos diretos e diários para o destino e vira e mexe tem boas promoções para o destino. Crie um alerta no Voopter e receba em primeira mão as ofertas para Jeri que cabem no seu bolso.

De Fortaleza até Jericoacoara são 280 km de asfalto em boas condições, percorrendo a CE 085. Os primeiros 100 km estão duplicados. Carros comuns, de passeio, chegam com segurança até Jijoca. Depois é só esperar a jardineira e seguir viagem de 40 min até Jericoacoara.

Esta oferta/dica foi escrita por Diego Verticchio

Jornalista, carioca (de Niterói) e flamenguista. De todas as paixões, a maior é ser pai do Pedro e da Manuela. E a segunda é viajar. E quando tem uma viagem em família a coisa fica muito melhor!

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções