Aruba, o Caribe perfeito em qualquer época do ano

Há 29 dias

Aruba é aquele tipo de Caribe sem erro: está longe da rota de furação, espanhol é entendido em toda ilha e praias paradisíacas a perder de vista. Essa foi a descrição que eu havia lido desta pequena ilha caribenha, vizinha à Venezuela e à Curaçao. Mas ao pousar no Aeroporto Rainha Beatriz, identifiquei, ainda do avião, mais uma característica: as praias de Aruba têm muitas tonalidades que mesclam do azul ao verde.

O calor abafado e vento quente dão as boas-vindas à ilha, que tem apelido de Happy Island  (Ilha Feliz). E a felicidade é geral e contagia. Há um clima diferente nessa ilha, que é embalada quase 100% por música latina. O clima de festa impera e nada combina melhor do que férias e festa!

Veja também:
Cancún: conheça os atrativos da porta de entrada para a Riviera Maia

Aruba tem um quê especial em comparação as outras ilhas. As praias, claro, são as principais atrações, mas não são as únicas. Num roteiro de 5 dias na ilha você conseguirá passar 24h sem mergulhar no mar - embora quase ninguém cometa esse erro! Portanto vamos começar pelas praias!

Palm Beach ou Eagle Beach

Provavelmente seu hotel ficará em uma dessas duas praias. Palm Beach é a mais famosa, mais cheia e onde estão os hotéis mais altos (prédios). Por lá também tem um extenso calçadão e você pode entrar nos hotéis e desfrutar, por exemplo, dos bares e restaurantes - com exceção dos all inclusives, é claro! O mar tem água quente e calma, mas a tonalidade não é tão transparente quanto do lado esquerdo da praia, por exemplo. 

Já em Eagle Beach estão os hotéis mais baixos, a praia é bem mais vazia, não tem tantos restaurantes e quiosques quanto Palm Beach e o mar segue sendo calmo e com água quente. Essa praia tem uma extensão ciclovia que corta toda Eagle Beach e segue por outras praias (na verdade é a mesma praia o que muda é o nome): Manchebo, Divi e Druif. Em Eagle Beach você encontra facilmente as Divi-divi, as árvores tortas e pequenas símbolo de Aruba e super instagramável - use e abuse das fotos!

Divi-divi, árvore símbolo de Aruba

Aruba é uma das três ilhas conhecidas como ABC (Aruba, Bornéu e Curaçao), todas com influência holandesa. É também a mais bem preparada para o turismo - tudo funciona ao estilo americano. Mas isso não quer dizer que o transporte público seja eficiente. Por isso, alugar um carro pode se tornar necessário, principalmente se você estiver viajando com crianças pequenas. A melhor praia para os menores é sem dúvida a Baby Beach, no Sul da Ilha, e que oferece água parada, morna e cristalina. E para os pais, bares e espreguiçadeiras para alugar.

Já na pegada com as crianças, uma dica bem legal é fazer o passeio com submarino Atlantis, uma experiência única poder observar diversos tipos de peixe em uma água tão limpa. O submarino vai até 45 metros de profundidade e comporta até 50 visitantes, todos sentados um do lado do outro olhando por uma pequena janela individual. Uma oportunidade bem legal para os garotos terem a primeira experiência submersa!

Já um passeio de dia todo com a família e imperdível é passar o dia no De Palm Island, um parque day-use all inclusive com bebidas, comidas e atrações incluídas, entre eles mergulhar com escafandro, snorkel e nadar com peixes coloridos. Além disso você ainda pode passar o dia em praias privadas, sessões de massagem ou “encarar” um relaxante spa!

Fora das praias

Mas nem tudo é praia em Aruba! Nessa pequena ilha cercada de praias e banhada pelo atlântico tem uma pequeno deserto, de 30 km de extensão, que muda a paisagem de Aruba. Há diversos passeios pelo Arirok National Park, mas é possível fazer por conta própria, com seu carro alugado e um mapa em mãos. 

A primeira parada é no Ayo Rock Formations, um emaranhado de pedras, uma em cima da outra, que ninguém sabe como foi parar lá, mas se conseguir escalar dá pra fazer uma boa foto do alto, além de poder admirar a linda paisagem desértica. 

Praias do norte de Aruba com vista para o deserto

De lá, você pode seguir em direção às praias do norte de Aruba, que têm mar revolto e são, na grande maioria, cercada por pedras e falésias. De lá, o roteiro “fora das praias” segue até as Ruínas de Bushiribana, uma construção feita para evitar ataques piratas. Dalí os ônibus turísticos seguem para Capela de Alto Vista, uma igreja localizada em uma parte alta de Aruba. Independente da sua religião, a visita à capela vale pelo cenário, fotos e pelo pôr do sol inigualável.

Compras

Lembra que falamos ali em cima que Aruba tem estilo americano? Isso serve para compras… A ilha tem um apetite feroz para compras, inclusive a ilha é toda tax free, portanto leve seus dólares e aproveite para renovar seu armário!

As lojas se concentram em Oranjestad, a capital de Aruba, e em Palm Beach. Nas duas regiões há diversas lojas e shoppings à espera dos turistas. A venda de perfumes e roupas são as que mais se destacam, mas peneirando bem você encontra de tudo nesta ilha.


Esta oferta/dica foi escrita por Diego Verticchio

Jornalista, carioca (de Niterói) e flamenguista. De todas as paixões, a maior é ser pai do Pedro e da Manuela. E a segunda é viajar. E quando tem uma viagem em família a coisa fica muito melhor!

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções