10 passeios bate-volta saindo do Porto

10 passeios bate-volta para fazer saindo do Porto

20/11/2018 13:37

Você já deve ter lido nossa dica de 10 passeios bate e volta para fazer saindo de Lisboa, certo? Como Portugal é um país pequeno e tem duas portas de entrada a partir do Brasil (Lisboa e Porto), resolvemos também listar 10 bate-volta para fazer do Porto, a segunda maior cidade de Portugal e localizada no extremo norte do país.

Se você vai viajar pela cidade e quer explorar o que tem em volta, não pode perder essas dicas! Pegue o carro ou vá de comboio (trem), mas o que importa é ir e conhecer!

Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia, ou simplesmente Gaia, foi uma importante cidade litorânea nos tempos áureos de exportação de vinhos (quando os vinhos viajam de navio). Hoje a cidade abriga os armazéns que mantém os principais vinhos do Porto adormecidos até serem engarrafados. E tudo isso está localizado na beira rio, em frente ao douro e diante de uma paisagem cênica. Ideal para dias de outono ou primavera.

Além disso, Gaia tem algumas das melhores praia do Norte de Portugal. Se for à cidade no verão não deixe de conhecer esse rico litoral.

Matosinhos

Vizinha do Porto, Matosinhos é a terra do peixe e, sem dúvida, o melhor local para comer bem no norte de Portugal. O forte da cidade é peixe e os melhores pratos estão na região chamada Marisqueira, localizada em frente ao porto da cidade. A cidade também é um importante pólo de conservas e há fábricas espalhadas pela cidade servindo diferentes tipos de enlatados. A Conservas Portugal Norte tem um programa de visitação que funciona de segunda a sexta e é ideal para quem quer conhecer mais do processo e ainda experimentar e levar para casa algumas das mais gostosas conservas de Portugal.

Guimarães

Guimarães

“Aqui nasceu Portugal”. A frase é a mesma que se encontra em Guimarães, cidade onde Dom Afonso Henriques deu grito de independência. Carregada de história, a pequena cidade guarda ainda monumentos daquela época, como o imponente castelo que serviu de fortaleza nas batalhas contra mouros e normandos. O centro da cidade ainda conta com muitos edifícios góticos. Nossa dica é explorar a cidade em meio período, percorrendo sem pressa as ruas do centro histórico!

Braga

Braga

Vizinha à Guimarães, Braga é uma outra joia localizada a poucos minutos do Porto. Uma característica que marca a cidade são os muito bem cuidados jardins que decoram Braga, principalmente na primavera onde as cores ficam ainda mais nítidas. E já que o assunto é apreciar, nada melhor do que admirar belas paisagens e em Braga está cheio de lugares para ver e admirar. Um deles é o Santuário do Bom Jesus do Monte, o principal cartão postal da cidade. Se tiver disposição, suba os quase 250 degraus a pé. Se preferir vão de bonde (1 euro para subir e 1 euro para descer). Uma vez lá no alto, além de apreciar a vista ande pelo parque e pelos lagos que estão atrás do santuário. Imperdível!

O melhor cenário sem dúvida é o Santuário do Bom Jesus do Monte. Suba as escadas, admire a paisagem e depois não hesite em andar por trás do santuário pelos lagos.

Lamego

Foto em Lamego

Alguns dos melhores vinhos de Portugal vêm desta cidade. Lamego é o principal destino da região conhecida como Peso da Régua e um é reduto de lindas paisagens. Combine essa viagem com visitas a quintas e terá um dia para ficar na memória! No verão muitos moradores do Porto acabam vindo para Lamego em busca das praias de rio. Fica a dica se o dia estiver quente e convidativo para um mergulho!

Aveiro

Foto de Aveiro

Conhecida como a veneza portuguesa, Aveiro é uma pequena cidade litorânea muito procurada pelos seus canais. E por eles navegam as moliçeiras, uma espécie de gôndola só que maior e mais coloridas daquelas de Veneza, na Itália. Há passeios diários e podem ser combinados com um delicioso almoço no restaurante que fica acima do mercado de peixe.

Fátima

Santuário de Fátima

Um dos monumentos mais visitados de Portugal, o Santuário de Fátima é uma parada quase que obrigatória para agradecer e repor as energias, independente da sua fé, crença ou religião. São duas catedrais posicionais uma em frente a outra e uma ampla área onde fiéis e devotos pagam suas promessas ou rezam. Ambas catedrais estão abertas a visitação e vale a pena percorrer as duas. Se tiver tempo vale conhecer o local onde a santa foi vista pelos Três Pastorinhos.

Coimbra

Coimbra

Coimbra é conhecida pela Universidade, uma das mais importantes da Europa. Fundada no Século XIII, todo o complexo que engloba a Universidade é tombado pela Unesco por isso reserve ao menos um dia para explorar toda região sem pressa. No seu tour não deixe de passar pelo Pátio das Escolas; a Sala dos Capelos onde têm lugar as cerimónias mais importantes; a Capela de São Miguel com um imponente órgão barroco; e a Biblioteca Joanina, que possui mais de 300 mil obras datadas entre os séculos XVI e XVIII. E embora a Universidade seja o principal atrativo turístico, Coimbra não é só tradição; possui estruturas modernas que vale a pena conhecer como o Pólo II da Universidade, a Ponte Pedonal Pedro e Inês, o Pavilhão Centro de Portugal no Parque Verde do Mondego.

Nazaré

Nazaré e suas ondas

No último final de semana Nazaré voltou a ser notícia. E mais uma vez pelas ondas gigantes. Uma “falha” causada no solo formando um vale marinho profundo que se estende, em forma de V, em uma extensão de 200 km, faz com que Nazaré tenha as maiores ondas do mundo. E poder admirá-las de um lugar seguro é um programa e tanto. A cidade, distante 1h20 do Porto, tem ainda deliciosos restaurantes. Portanto que tal passar o dia comendo e vendo a força da natureza em um local seguro? Melhor do que isso só se tiver acompanhado de um bom vinho, como fazem os moradores locais enquanto surfistas corajosos desafiam as ondas!

Serra da Estrela

Serra da Estrela

A última cidade do nosso top 10 é também a mais distante saindo do Porto – cerca de 2h30 de viagem de carro. Também é muito especial, principalmente no inverno. Quem disse que Portugal não neva? Neva e ainda tem estação de esqui! A Serra da Estrela fica localizada no meio de Portugal, próximo da fronteira com a Espanha, e é a única área portuguesa com neve. A partir de dezembro já é possível esquiar na estação de esqui, que fica aberta até fevereiro. No verão é muito procurada pelas cachoeiras, mas não adianta: a alta temporada aqui é no inverno. Portanto, se for fazer esse bate-volta leve casaco e seus esquis!

Os preços apresentados nesta página incluem todas as taxas, que variam de acordo com o aeroporto e o vendedor escolhidos. Preços e disponibilidade podem mudar nos sites vendedores conforme a demanda. Confira sempre os dados da viagem e o valor final da sua passagem antes de efetuar qualquer compra.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS