Portugal é um país pequeno, ou seja, um prato cheio para quem quer fazer base nas principais cidades e ainda explorar os arredores. Se você vai para Lisboa e tem dias de sobra por lá, saiba que há diversos destinos próximos e incríveis para conhecer, seja de trem, ônibus ou carro – em qualquer época do ano! De lindas praias a cidades históricas e medievais, veja 10 passeios bate-volta para fazer saindo de Lisboa.
Sintra

Esse é, sem dúvidas, o passeio bate-volta mais clássico saindo de Lisboa. Basta uma viagem de 40 minutos de trem (partindo do Rossio) para chegaraté Sintra, localizada a cerca de 12 km de Lisboa. A cidade abriga lindas montanhas, castelos e palácios; e todo o circuito turístico pode ser feito de transporte público. Reserve um dia inteiro e visite os principais atrativos, como o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena e o centro histórico da cidade. Ah, e não vá embora sem provar os tradicionais docinhos locais: a queijada e os travesseiros de Sintra.
Azenha do Mar

Juntinho das montanhas de Sintra, a vila de Azenha do Mar abriga verdadeiras piscinas naturais para quem viaja no verão. Com suas casinhas brancas, chega a lembrar uma pequena aldeia grega. Os ótimos pratos de frutos do mar dos restaurantes da região são outro destaque. Tudo isso a cerca de apenas 30 km de Lisboa.
Cascais

É um dos roteiros bate-volta mais populares durante o verão. As praias de Cascais são as de mais fácil acesso partindo de Lisboa. E a cidade tem ainda uma animada vida noturna, bons restaurantes e hotéis. São 40 minutos de trem saindo da estação do Cais do Sodré; e também é possível fazer o percurso de carro. Uma das atrações mais procuradas por lá é a falésia da Boca do Inferno. Se for de carro – ou quiser pedalar – é possível combinar o passeio com Estoril, Cabo da Roca ou até a Praia do Guincho, paraíso dos surfistas.
Estoril

Estoril é outro destino popular de praia entre os lisboetas, localizado a apenas 25 km de Lisboa. Se tiver disposição, saiba que é possível chegar até lá caminhando pelo calçadão de Cascais. O destino é ainda um pouco menos turístico que o vizinho, mas há diversos barzinhos legais para curtir o fim da tarde/noite por lá. Para visitá-la, há trens saindo da estação do Cais do Sodré.
Cabo da Roca

Cabo da Roca é o ponto mais ocidental da Europa, com lindas falésias de mais de 140 metros altura em encontro com o oceano Atlântico. Por isso, prepare-se para o vento! Fica a 40 km da capital e é o passeio bate-volta perfeito para garantir lindas vistas e dar aquela escapadinha da cidade.
Óbidos

Pequenina e bem conservada, Óbidos é uma charmosa vila medieval, a cerca de 84 km de Lisboa. É um destino que combina com qualquer estação do ano. Além das belas muralhas que circundam a cidade e do Castelo de Óbidos – os principais pontos turísticos -, o grande atrativo é mesmo passear por suas ruelas, conferir as lojinhas de artesanato, tomar uma típica ginjinha… Se for de carro dá para combinar o passeio com as cidades de Alcoçaba, Batalha e Fátima. Há também ônibus que levam de Lisboa a Óbidos, saindo do terminal de Campo Grande (1h de viagem).
Coimbra

Coimbra fica um pouco mais distante que outras cidades comentadas por aqui. São 205 km de Lisboa. É uma cidade universitária, que abriga uma das mais antigas universidades do mundo, a Universidade de Coimbra (criada em 1290). Além dela, passe também pelo Museu Machado de Castro e curta o centro histórico. Há trens saindo das estações Santa Apolônia ou Oriente até Coimbra B.
Évora

A 130 km de Lisboa, a cidade de Évora é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Além de caminhar pelo centro histórico, vale conferir o Templo Romano, a Praça Giraldo e a famosa Capela dos Ossos. Esse é também o bate-volta ideal para os amantes do vinho. Se você não conhece a região do Alentejo, Évora é um bom jeito de começar. Mas se você viaja no verão, vale olhar com carinho para o belo litoral alentejano!
Parque Natural da Serra da Arrábida

Praias de areia branquinha e águas transparentes com cara de Caribe é o que você encontra no Parque Natural da Serra da Arrábida. A Praia do Portinho é uma das mais lindas, mas também vale conhecer Figueirinha e Galapos. É preciso disposição para explorar o Parque e subir até a Serra do Pico, o ponto mais alto da costa, com vista pro oceano Atlântico. Simplesmente incrível!
Ericeira

Este vilarejo de pescadores, a apenas 50 km de Lisboa, é desde 2011 a primeira reserva de surf da Europa. Ou seja, um dos points portugueses para garantir boas ondas. Mas que também merece a atenção daqueles que não se aventuram na prancha, especialmente por suas lindas paisagens e os peixes fresquíssimos encontrados por lá.