8 paraísos ecológicos no Brasil

Há 79 dias

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje, 5 de junho, apresentamos a vocês 8 paraísos ecológicos onde a natureza dita as regras, onde o verde é a cor principal e a sustentabilidade é levada a sério.

A natureza faz parte do nosso País, que leva o verde na bandeira em homenagem às matas. Já o azul simboliza nossos rios e praias, além do céu! E como o Brasil é gigante por natureza, nada melhor do que selecionar oito paraísos ecológicos para você conhecer, se apaixonar e ajudar a preservar ainda mais.

Fernando de Noronha (PE)

Localizada no meio do Atlântico, o arquipélago de Fernando de Noronha está a aproximadamente 350 km da costa brasileira e conta com 21 ilhas. Essa distância torna ainda mais exclusivo este destino, considerado um dos mais caros do Brasil. Por lá além de lindas praias cenas como o inesquecível pôr do sol, o balé dos golfinhos e o vai e vem das tartarugas e arraias vão marcar a sua viagem e deixar aquele gostinho de quero mais!

O local é um dos pioneiros no turismo sustentável entre os destinos brasileiros. Ele possui o controle de número de visitantes, controle de horário para acessar algumas praias e até um limite diário de entrada de pessoas em determinadas trilhas. Tudo isso a fim de preservar essa dádiva da natureza.  

Bonito (MS)

Poucos lugares no mundo um nome foi dado com tanta propriedade quanto Bonito, em Mato Grosso do Sul. Lagos e rios cristalinos; paisagens cênicas; vida animal abundante e uma estrutura hoteleira de causar inveja a qualquer cidade turística no mundo. O local também conta com diversas opções de lazer como arvorismo, escalada, mergulho em grutas, entre outros.  Bonito não detém o título de melhor destino brasileiro para ecoturismo à toa.

Todas as atrações do local contam com um voucher digital que facilita o controle do número de pessoas e consequentemente a conservação dos ambientes, evitando possíveis impactos negativos.

Chapada da Diamantina (BA)

Nem só de belas praias vive a Bahia. Mas também de lindas cachoeiras, grutas, poços, rios, trilhas e montanhas. Bem no coração do Estado fica o Parque Nacional da Chapada Diamantina, o segundo maior parque nacional do Brasil. Destino é o refúgio perfeito para quem curte natureza e aventura.

O local ganhou recentemente roteiros de turismo comunitário que visam proporcionar experiências autênticas, aproximando os turistas das comunidades locais e despertando a consciência e respeito a natureza.

Cataratas do Iguaçu (PR)

As Cataratas do Iguaçu são uma maravilha natural do mundo. Localizada no Parque Nacional do Iguaçu, elas são formadas por 275 quedas d’água de até 80 metros de altura.  

Por lá você encontra várias opções de turismo sustentável como a trilha das bananeiras, a Iguassu Secret Falls e o passeio “encontro das águas” que passe pelos rios Paraná e Iguaçu.

Cambará do Sul (RS)

A cidade de Cambará do Sul guarda duas jóias naturais, o Parque Nacional da Serra Geral e o Parque Nacional de Aparados da Serra, ambos famosos pelos seus majestosos cânions que chegam a alcançar 900 metros de altura.

Jalapão (TO)

Localizada no Tocantins, Jalapão é um conjunto de cinco áreas de conservação, incluindo um grande parque estadual.  Com uma imensa rede de rios, riachos e ribeirões encontra-se piscinas naturais e cachoeiras de águas cristalinas no meio das intocadas chapadas e estradas de terra vermelha da região. O local possui uma lista interminável de coisas para ver e fazer, uma mais incrível que a outra.  Algumas dos passeios obrigatórios são: Cachoeira da Velha, cachoeira da formiga e os famosos fervedouros.

Como método de preservação, os fervedouros da região costumam estabelecer uma quantidade de visitantes por vez e um tempo de permanência.

Lençóis Maranhenses (MA)

Lençóis Maranhenses é uma região do Maranhão que possui grandes campos de dunas, que nas períodos chuvosos, ganham lagoas interdunares, de águas cristalinas e quentinhas! Apesar do calor, as areias não são quentes, é possível caminhar por elas descalço, apreciando tranquilamente toda paisagem cinematográfica do local.

Para conhecer as atrações é necessário buscar redes credenciadas. Veículos particulares não podem transitar pelo local.

Ilha de Marajó (PA)

A ilha é um daqueles destinos surpreendentes, ela fica localizada no estado do Pará, no encontro do Rio amazonas com o Oceano Atlântico e é a maior ilha fluviomarinha do mundo.  É um destino bastante exótico que leva um espírito selvagem e natural.

Qual deles você ficou com mais vontade de conhecer?


Esta oferta/dica foi escrita por Marianne Donner

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções