Há boatos por aí que logo logo os brasileiros não precisarão mais de visto para entrar nos Estados Unidos. Mas infelizmente ainda é necessário apresentar o documento para visitar a terra do Tio Sam, seja a passeio, seja a trabalho. Apesar de a palavra burocracia vir do francês (de “bureaucratie”), os americanos a incorporaram muito bem ao seu vocabulário e são rígidos com quem quer conhecer a América. Para ajudar nessa saga preparamos um pequeno manual de como tirar seu visto para os Estados Unidos.
Use o nosso buscador e encontre as melhores tarifas que os nossos usuários encontraram para os Estados Unidos.
Vamos lá:
1° PASSO: Separe os documentos necessários
O documento básico para qualquer brasileiro realizar viagens ao exterior é o passaporte. Para tirar o seu, é preciso procurar a Polícia Federal.
Atenção: quando a validade do seu passaporte vence, mas o visto ainda está valendo, é preciso tirar outro passaporte e embarcar com os dois (o novo e o velho).
Observação: Em alguns países você consegue entrar sem passaporte. Veja aqui quais são eles!
2° PASSO: Preencher a solicitação de visto online
O formulário online que dá início ao processo de obtenção do visto americano é chamado de DS-160 e está disponível através deste link. Para completar as informações (todas em inglês), é preciso ter o passaporte em mãos, saber o número de registro de vistos americanos anteriores, ter as datas de entrada e saída dos Estados Unidos e mostrar que você tem um lugar para ficar (nome do hotel ou endereço da casa de um amigo, por exemplo). É antes de preencher o DS-160 que você escolhe o local de aplicação do visto, que pode ser São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro ou Recife.
3° PASSO: Pagar a taxa e agendar horário para a entrega dos documentos
Desde que as regras para a obtenção do visto mudaram, é preciso reservar dois dias para o procedimento: um para a entrega dos documentos solicitados e outro para a entrevista no Consulado Americano ou na Embaixada. Mas antes de escolher a data, é preciso pagar a taxa MRV, correspondente ao visto de turista, no valor de US$ 160. O pagamento pode ser feito via internet ou telefone com o cartão de crédito ou ainda por boleto bancário. Tanto os agendamentos quando o pagamento da taxa podem ser feitos no site do CASV. Você escolhe também se quer retirar seu visto pessoalmente ou se quer recebê-lo pelo correio.
4° PASSO: Entregar os documentos
É bem simples: basta levar o passaporte e a confirmação, emitida depois de completar o formulário DS-160, a um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).
Dica amiga: não carregue celular e aparelhos eletrônicos como iPod, nada disso pode entrar no local.
5° PASSO: Entrevista no Consulado
É a hora que bate aquele nervosismo! Esqueça os casos de quem teve o visto negado e foque no seu objetivo nessa viagem. Esteja confiante e pronto para esclarecer os propósitos da sua viagem, de preferência mostrando documentos que comprovem o seu discurso, como cópias dos vouchers do hotel ou entradas para os parques temáticos da Disney. Ah! E jamais deixe para a última hora: os horários são bem disputados nos consulados.
A entrevista acontece no endereço que for mais próximo de você:
Embaixada em Brasília (SES – Avenida das Nações, Quadra 801, Lote 03, 61/3312-7000)
Consulado no Recife (Rua Gonçalves Maia, 163, 81/3416-3050)
Consulado no Rio (Avenida Presidente Wilson, 147, 21/3823-2000)
Consulado em São Paulo (Rua Henri Dunant, 500, 11/5186-7000)
O visto de turismo para os Estados Unidos pode ter até 10 anos de validade.
Renovação do visto:
Quem precisar só renovar o visto também precisa marcar horário, entregar documentos e, claro, pagar a taxa. Mas atenção: só podem ser renovados os vistos emitidos após 1° de janeiro de 2008.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez duas alterações nesse processo: antes eram dispensados da entrevista quem desse entrada na renovação até 48 meses após o vencimento da licença. O prazo, agora, diminuiu para 12 meses. Ou seja, quem estiver com o visto vencido há mais de um ano, será preciso passar por nova entrevista.
A outra mudança é que, a partir de agora, somente quem tem menos de 14 ou mais de 79 anos está dispensado da entrevista (mesmo quando solicita o visto pela primeira vez). Antes, adolescentes de 14 e 15 anos e idosos acima de 66 anos não precisavam realizar a entrevista no consulado.
Agora é só aproveitar as promoções incríveis de passagens aéreas do Voopter para os Estados Unidos e rumo ao planejamento da viagem!!!
Enquanto você resolve a situação do visto, pode criar um alerta de preços para os EUA no Voopter, caso ainda não tenha encontrado uma num preço legal. Sabendo quando você pode viajar e o quanto pode pagar, o Voopter te avisa no momento em que o voo perfeito para você surgir. Fácil demais! A tecnologia é mesmo muito maravilhosa!!!!