Vida a bordo

Hospede-se num veleiro e viva a vida a bordo

18/12/2018 08:44

A Organização Mundial do Turismo (OMT) já disse que o Turismo de Experiência é a tendência dos novos viajantes. E aí uma infinidade de opções existe… Por duas vezes viajei com minha família para me hospedar num veleiro. Sim, trocamos os hotéis por barcos a vela. Na primeira viagem escolhemos San Blas, a parte caribenha do Panamá e fora da rota dos furacões e storms. A segunda viagem foi em Paraty, a capital dos charteres no Brasil.

COMO FOI

San Blas ainda é um destino desconhecido dos brasileiros, que não sabem o que estão perdendo. San Blas é um conjunto de pequenas ilhas, 365 no total. Das ilhas, três são habitadas por índios Kuna. Para os visitantes sobram as outras 362 ilhas que não têm quase nenhum tipo de estrutura, por isso todos que visitam este paraíso acabam fazendo bate-volta para Cidade do Panamá ou se hospedam em barcos. Eu e minha família escolhemos a segunda opção.

Entramos em contato com uma família brasileira que vive em San Blas a bordo de um veleiro. Um barco de 4 quartos, dois banheiros e uma cozinha e sala. Os quartos e banheiros são pequenos e sem muito luxo, mas luxo talvez seja a última coisa que você quer. O veleiro que escolhemos ainda conta com pranchas de stand up paddle, equipamentos de mergulho, pranchas de surfe e vara de pescar. Tudo a disposição dos turistas.

O veleiro é all inclusive. Ou seja, refeições e bebidas a disposição. A família dona do barco se encarregava de cuidar dos seus hóspedes, preparando um delicioso café da manhã e almoços e jantares feitos de peixes pescados no dia. Tudo fresco e com excelente qualidade. Eles também eram responsáveis pelo deslocamento entre as ilhas. Nossa única preocupação era renovar o protetor solar e não deixar as bebidas esquentarem!

Em Paraty as coisas foram um pouco diferente. O barco era menor e não tinha comida nem bebida inclusa e precisei comprar tudo num mercado antes. Também não havia ninguém para preparar as refeições. Os preços também eram bem mais salgados do que em San Blás. O valor gasto em três dias velejando em Paraty foi um pouco menor do que seis dias em San Blas.

Em Paraty há o mesmo número de ilhas do que em San Blas, mas elas têm mais estrutura. Algumas das ilhas contam com restaurantes e bares, além de cachoeiras e rios. Há mais opções de paradas além de contar com uma baía muito ampla e calma, ideal para velejar.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

É claro que viajar a bordo tem vantagens e desvantagens, como tudo na vida. Com barco você chega em lugares onde não é possível chegar de carro. Em Paraty, por exemplo, tem a praia da Cajaíba, que apesar de ser continental só tem acesso de barco. Em San Blas só se chega de barco. Não existe outra opção!

No barco você fica muito a mercê do tempo. Se entrar um vento diferente ou uma forte chuva, o comandante pode mudar de opinião pensando, é claro, no bem estar da tripulação. Nada que possa atrapalhar a viagem, mas mudanças de plano existem e dentro de um barco elas são mais constantes.

Se você não estiver num cruzeiro ou iate, pode sentir falta de espaço e luxo. No barco a água também é racionada (em prol do meio ambiente), então não existe aquela história de relaxar no banho. Água doce é sagrada! Ar condicionado também não é muito comum em barcos, mas o vento que sopra pela escotilha deixa a temperatura do quarto sempre muito fresca!

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS