Na Europa tudo é muito próximo, certo? Nem tanto…. É possível fazer viagens de carro? Sim, mas as vezes demora. Ou então de trem, mas pode não ser tão prático assim! Dá para ir de avião, mas tem o contratempo… do tempo, além de a possibilidade de atraso!
Organizar uma viagem pela Europa nunca foi simples, principalmente se no seu roteiro estiver mais de um país! Escolher entre avião, trem e carro pode ser tão complicado quanto decidir o roteiro. E pode acreditar, um caminha ao lado do outro! A sequência de lugares que você irá visitar acaba te ajudando a escolher o melhor meio de transporte.
Viajar de Lisboa para Porto, por exemplo, pode ser melhor de trem caso não queira (o que acho difícil) parar em nenhuma cidade. Já da capital portuguesa à capital espanhola é melhor ganhar tempo e ir de avião! De Londres a Paris nem pense duas vezes: vá de trem!
E para te ajudar a decidir qual meio de transporte escolher e quais são as vantagens e desvantagens, a gente preparou este manual para te auxiliar no seu roteiro de viagem!
CARRO
Para nós, brasileiros, viajar de carro é algo comum. Para os europeus nem tanto. Mas dependendo do seu roteiro pode funcionar bem. Tenha em mente que uma viagem de carro é indicada para distâncias curtas, de até 300 km. Use o carro para andar sem pressa e parando, aproveitando e conhecendo cantos que você não conheceria de trem ou avião, muito menos a pé!
Uma viagem de carro combina muito bem para um roteiro, sem pressa, entre Lisboa ou Porto, parando em cidades como Óbidos, Fátima, bem como Nazaré e Aveiro, por exemplo. Ou então pelo litoral de Côte d’Azur, na França. Quer mais? Nada combina mais com carro do que uma viagem enogastronômica pela Toscana.
No entanto, também tem suas desvantagens. Carro não combina com cidades grandes nem com viagens longas e cansativas. Se você estiver com pressa e precisar viajar mais de 4h, 5h, vá de trem ou avião. Carro pode ser furada!
TREM
Não existe meio de transporte mais europeu do que o trem. Ele é democrático e está presente nas principais cidades do Velho Continente. E as estações são, geralmente, em regiões centrais. Ou seja, você não precisará fazer grandes deslocamentos para chegar na estação.
No entanto, viajar de trem também tem seu contratempo. Você é responsável por guardar a sua mala, então prepare-se para subir com ela no vagão. E como os trens são de alta velocidade, não espere ver lindas paisagens pela janela…. O máximo que você verá são paisagens passando como borrões.
Trem é ideal para viagens de 4h, 5h. Ou então viagens mais longas à noite – mas prepare-se para dormir sentado por umas 8h! Viajar de trem cai muito bem entre Madri e Sevilha, por exemplo. Ou então entre Paris e Barcelona! Ou então entre Londres e Paris ou Bruxelas!
Dica Voopter: uma viagem de 4h de trem equivale a 1h de avião! Contudo, no trem não tem necessidade de chegar 1h antes do voo, nem fazer check-in , além de não precisar esperar a mala sair. No final acaba saindo elas por elas no tempo de viagem!
AVIÃO
Viajar de avião pela Europa pode ser a solução dos seus problemas. E também seu pesadelo! E a gente explica abaixo quando é ideal viajar de avião.
Vale a pena você recorrer a essa opção quando você quer fazer grandes deslocamentos. Por exemplo, de Lisboa ou Porto para Paris. Ou então de Londres para Dublin, assim como de Madri para Atenas. Essas são viagens longas, que de trem custam horas dentro do vagão e muitas baldeações. Porém de avião você faz direto, sem escala ou conexão.
Mas nem tudo são flores…. Geralmente você deixa se seduzir pelos preços e acaba comprando um voo do Brasil para um destino dentro da Europa. E para voar deste destino para uma outra cidade, você recorre às companhias de low cost. E qual o problema? É preciso estar atento para não cair em pegadinhas, como comprar bilhetes em aeroportos secundários ou escolher uma tarifa sem bagagem despachada, por exemplo!
Veja mais
E agora que você já sabe as principais características de cada transporte, é hora de garantir sua viagem pela Europa! Abaixo selecionamos os voos mais baratos, encontrados por usuários do Voopter. Afinal, viajar é bom, no entanto viajar pagando pouco é ainda melhor!