Uma boa notícia para quem estava com viagem de intercâmbio marcada, mas teve que mudar seus planos em virtude da pandemia de COVID-19. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com 70% da empresas de intercâmbio estudantil que atuam no Brasil. O acordo vai permitir a remarcação gratuita das viagens previstas para os próximos meses.
Pelo acordo, os intercambistas terão dois anos para remarcar as viagens sem custo. Segundo a Senacon, caso optem por desistir do intercâmbio, os estudantes terão direito ao reembolso em condições mais vantajosas que as previstas em contrato.
Esse é o seu caso e você ainda não decidiu o que fazer? O melhor é avaliar com cuidado todas as possibilidades. Para te ajudar neste momento, conversamos com a especialista em intercâmbio, Lorena Peretti, que possui mais de 20 anos de experiência no ramo.
Qual a orientação para os estudantes que têm interesse em fazer intercâmbio?
Pesquisar bem sobre o destino, identificar o clima, período que quer estudar, e programar o intercâmbio a partir do segundo semestre deste ano.
É seguro marcar a viagem para o segundo semestre? Ou melhor deixar para 2021?
Pode-se programar desde que conversado com a operadora/agência se é possível remarcar o pacote de intercâmbio para 2021, caso a situação não esteja regularizada no país destino e/ou no país emissor (no caso, o Brasil).
O que fazer se o estudante já estava com viagem marcada, mas teve os planos interrompidos pela pandemia? Remarcar ou cancelar?
Reprogramar o pacote de intercâmbio com a agência de intercâmbio. Estamos orientando ao não cancelamento, pois há uma cadeia de pessoas envolvidas em um intercâmbio e as agências estão se organizando para reprogramar os pacotes.
Qual atuação das agências de intercâmbio neste momento tão delicado, principalmente para o turismo?
A situação da pandemia é algo novo para todos nós, mas as agências estão organizadas para atender a demanda dos intercambistas. Há um apoio entre as agências na troca de informações e experiências que estamos atravessando neste período. Temos todo o cuidado de se atentar caso a caso. Estamos nos unindo, cada vez mais, para vencermos essa pandemia!