Califórnia

Highway 1: como é cruzar a estrada mais bonita dos EUA

04/02/2020 13:23

Florestas, cachoeiras, rios cristalinos, praias selvagens e muitos mirantes. Todas essas belezuras que a gente ama encontrar em uma viagem estão presentes na rota que liga San Francisco a Los Angeles, na Califórnia. Sim, estamos falando da mítica Highway 1 (ou Pacific Coast Highway). Essa estrada corta todo litoral da Califórnia. No entanto, o trecho mais famoso, de 730 KM, fica entre as duas cidades. E percorrer todo esse caminho é uma viagem pra lá de incrível.

Embora aparentemente não sejam tantos quilômetros assim entre San Francisco e Los Angeles, fazer essa rota em uma dia é desperdício….De tempo, porque há estradas pelo interior que encurtam em quase 2h a viagem. E de lindas paisagens. Portanto, não pense duas vezes na hora de se programar… Esta viagem precisa ser feita com tempo, parando, apreciando e, principalmente, fotografando. E muito!

Placa que está presente em toda viagem
Placa que está presente em toda viagem


ANTES DE TUDO… QUANTO TEMPO DE VIAGEM!

Se você é do time que gosta de se planejar para evitar contratempos, bem-vindo ao clube! Eu também sou assim e contando com possíveis engarrafamentos e dias de chuva (que não aconteceram, por sinal) planejei fazer os 730 KM em 4 dias. Sei que parece muito tempo, mas deu pra visitar tudo que gostaria com calma e sem correria!

E escolhi o caminho entre San Francisco a Los Angeles. Nesse trajeto você estará ao lado do oceano e do lado dos mirantes, além de estar indo em direção ao pôr do sol!

COMO É ALUGAR UM CARRO NOS ESTADOS UNIDOS?

Não há mistério em alugar carro nos Estados Unidos. Nós, brasileiros, podemos dirigir com nossa CNH por até 3 meses. E o que não faltam são locadoras baratas. Atente-se apenas ao modelo do carro escolhido e a quais seguros você irá “comprar” na hora de pegar seu carro! É possível, inclusive, reservar pela internet. Vale até mais a pena na maioria das vezes!

foto de carro da marca ford
Vários modelos à disposição para alugar


QUANDO IR

Nesse tipo de viagem o fator tempo é preponderante. Sol e céu claro ajudam a deixar este passeio ainda mais incrível. Por outro lado, chuva vai atrapalhar. Com isto em mente tenha claro que os melhores meses são na primavera e outono. No verão a chance de pegar tempo bom é enorme, no entanto tem o ônus do trânsito, excesso de turistas, assim como preços altos – com dólar a quase R$ 5 imagino que você queira economizar! Já o inverno é chuvoso, além de frio e com vento. Ou seja, fuja dos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março!

O QUE VER, FAZER E ONDE DORMIR

DIA 1 – San Francisco – Carmel / Monterrey

O ponto de partida desta viagem cinematográfica não poderia ser outra cidade senão San Francisco, talvez o destino norte-americano mais representado no cinema. É hora de deixar a Golden Gate pra trás e cair na estrada.

No GPS ponha como sua próxima parada a charmosa cidade de Carmel. Ao todo são 124 milhas, uma viagem de aproximadamente 2h30 beirando o litoral. Porém esqueça o tempo, aqui o vale é a contemplação. Carmel fica ao lado de Monterrey, duas as principais cidades desta rota. No caminho não deixe de parar no Shark Fin Cove, mais um entre tantos os mirantes, mas esse tem uma visão espetacular da Highway 1.

Carmel vista de cima
Carmel vista de cima

Enquanto Carmel é mais romântica, tem uma praia linda e um centrinho bem charmoso, a vizinha Monterey leva vantagem em opções de hospedagem e atrações turísticas. Eu preferi ficar em Carmel, que não tem tanta opção assim de hospedagem, no entanto apresenta um clima mais convidativo.

Faça esse trecho da viagem cedo e chegue ainda de manhã em Monterrey a tempo de visitar o aquário, a principal atração da região. O aquário de Monterrey é o segundo maior dos Estados Unidos. Depois é só caminhar pelo Fisherman’s wharf e escolher o melhor restaurante para seu almoço! E na hora de pedir a mesa, peça de frente para a praia, por favor! Ah, e se tiver na temporada de baleia há diversos passeios saindo de Monterrey.

Existem vários caminhos ligando Monterrey a Carmel. O mais turístico e, sem dúvida, bonito é pela 17 Mile Drive. Prepare o celular para as fotos! Tente fazer esse passeio à tarde, mas não perca a hora do pôr do sol! Carmel tem um dos mais belos pores do sol da costa californiana. Esperar o astro-rei ir embora é um exercício diário que os moradores fazem e você não vai querer perder isso por nada!

DIA 2 – Carmel / Monterrey – Big Sur

Começa o dia mais bonito desta viagem. Acorde cedo, tome seu café e siga rumo ao parque Point Lobos, um parque natural com diversas trilhas e uma vista espetacular do Oceano Pacífico. Se tiver com binóculos melhor ainda, é possível ver com frequência golfinhos e baleias e, fora d’água, inúmeros lobos marinhos! Fique o tempo necessário, mas lembre-se que a viagem continua e a próxima parada é o Garrapata State Park, uma praia paradisíaca e deserta. Saia do carro, estique as pernas e caminhe por essa praia! 

Depois da praia, é hora de seguir viagem e aí começam os rochedos pontiagudos em frente ao mar que tornaram este lugar famoso. Não demora muito e chega a Rocky Bridge, a primeira entre as duas pontes icônicas deste caminho. Se a primeira impressiona, espere chegar na segunda, a Bixby Bridge. Aqui o engarrafamento é inevitável – são dezenas de carros parando ou tentando parar para uma foto! Você também irá querer parar e fazer umas fotos!

 Bixby Bridge
Bixby Bridge

E se falta espaço para tirar fotos na Bixby Bridge, sobra na Hurricane Point, um mirante bem sinalizado e com muitas vagas de estacionamento. De lá é hora de almoçar e aí chegamos em nossa segunda parada, em Big Sur.

Big Sur tem um centrinho charmoso e clima de montanha, apesar de estar à beira do litoral. E por aqui você pode escolher entre praia ou rio. Ou os dois! Eu segui esse conselho e fui parar no parque Julia Pfeiffer Burns State Park, onde tem a famosa praia da cachoeira. A entrada do parque fica no lado esquerdo (de quem segue no caminho San Francisco – Los Angeles) e custa U$ 10,00. É preciso deixar o carro num estacionamento próximo e fazer uma trilha leve de 5 min até chegar a areia. De lá é só caminhar pro lado esquerdo até encontrar a queda d’água.

Julia Pfeiffer Burns State Park
Julia Pfeiffer Burns State Park

Dica voopter: faça esse trajeto à tarde e tenha a luz do sol a seu favor, além de estar um pouco mais vazio!

Depois de um dia contemplativo e prazeroso, é hora de dormir!

Dia 3 – Big Sur – Prismo Beach

Big Sur é uma grande surpresa, mas a viagem precisa continuar. A viagem segue por mais 120 milhas e no caminho o contraste entre o mar e montanha. Esses dois componentes estarão presentes nas próximas 2h, com alguns belos mirantes para fotos como na área de proteção Salmon Creek Coast. Aliás, se quiser uma diversão extra vale a pena entrar no parque de mesmo nome e banhar-se na Salmon Creek Falls, uma queda d’água impressionante e refrescante.

Praia de San Luis Obispo
Praia de San Luis Obispo

San Luis Obispo, Cambria , Morro Bay ou em Paso Robles são excelentes opções para seu terceiro pernoite. San Luis Obispo é a maior entre as 4 cidades e gosta de preservar esse clima de cidade grande. Já Cambria é bem menor e charmosa e como a Highyway 1 passa por trás da cidade, quase ninguém resolver parar ou visitar. Pode ser um ponto a favor…. Paso Robles não fica na Highway 1, mas se você gosta (e aprecia) bons vinhos é tão pertinho que vale a pena incluir no roteiro.

Por fim, Morro Bay, onde está o Morro Rock, uma pedra que de longe parece uma ilha, mas está conectada por uma pequena faixa de areia. Essa região está repleta de vida selvagens. Não é preciso caminhar muito para encontrar com focas e lontras, além de muitos pássaros. E não é só isso não, Morro Bay ainda tem praias lindas e bons restaurantes. E também achei que entre as 4 cidades desta região, Morro Bay é a que tem os hotéis mais bonitos. Se você não curte muita agitação (San Luis Obispo) ou nada “deserto” (como Cambria ou Paso Robles), Morro Bay é sua opção!

Morro Bay
Morro Rock, paisagem icônica de Morro Bay

DIA 4 – Prismo Beach – Santa Mônica

A viagem segue pelo maior trecho fora do litoral e nesse trajeto não há muito o que ver. Portanto, foque em Santa Barbara, uma jóia já bem próxima do fim desta viagem. Chegue cedo, ainda antes do almoço, e ande pelo calçadão até chegar ao Stearns Wharf, o píer mais famoso da cidade. Colorido e repleto de restaurantes, é uma excelente opção para almoço e também para fotos! 

Esta cidade é uma das mais procuradas pelos californianos no verão, uma espécie de litoral norte para os paulistas ou região dos lagos para os cariocas. Portanto, se você optar por parar nesta cidade no final de semana saiba que haverá grandes chances de trânsito! 

Eu optei por não pernoitar em Santa Barbara e seguir viagem até Santa Mônica, vizinha a Los Angeles e um dos destinos mais procurados na Grande LA. Mas poderia ter dormido uma noite e aproveitado mais a cidade, que ainda reúne um pequeno aquário, uma grande montanha com vista cênica para a cidade, além de muitos bares e restaurantes à beira mar!

Pier de Santa Monica
Pier de Santa Monica

Se você quiser transformar sua viagem de 4 dias em 5, dormir em Santa Barbara pode ser uma excelente opção! Daqui até o Píer de Santa Monica dá menos de 2h de viagem, programe-se para sair no final da tarde e chegar no píer para o jantar. A viagem vai terminar com chave de ouro!

Agora que você já conhece sobre a Highway 1, é hora de programar sua viagem. O jeito mais fácil é chegar ou via Los Angeles ou San Francisco. No entanto, de qualquer outro aeroporto dos EUA é possível chegar nas cidades californianas!

Os preços apresentados nesta página incluem todas as taxas, que variam de acordo com o aeroporto e o vendedor escolhidos. Preços e disponibilidade podem mudar nos sites vendedores conforme a demanda. Confira sempre os dados da viagem e o valor final da sua passagem antes de efetuar qualquer compra.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS