O mês de abril começou com um grande vazio nos aeroportos. Por causa da pandemia causada pelo Covid-19 e devido à baixa demanda, além do fechamento das fronteiras, a malha aérea brasileira teve uma redução significativa.
Os voos nacionais passaram de 14,7 mil para 1,2 mil por semana. Já os internacionais tiveram uma redução de mais de 80% em rotas de e para o Brasil.
Para os voos nacionais, as companhias aéreas prometeram seguir voando para todas as capitais, além do Distrito Federal e mais 19 cidades secundárias – confira a lista completa aqui.
Já as companhias internacionais são poucas que ainda seguem operando de e para Brasil e todas com alguma redução na sua malha aérea.
Fizemos um levantamento para saber quais são as empresas internacionais que ainda estão voando no Brasil. Veja abaixo:
Aeromexico: A companhia segue operando a rota São Paulo (GRU) x Cidade do Mexico (MEX), porém reduzirá as frequências dos voos.
Air France: A empresa fez ajustes em suas operações, suspendendo temporariamente os voos para Fortaleza e reduzindo as frequências para São Paulo e Rio de Janeiro.
Azul: A empresa informou que manterá operações internacionais saindo de Viracopos para Fort Lauderdale (FLL), Orlando (MCO) e Lisboa (LIS).
Ethiopian: A companhia informou que suspenderá temporariamente os voos para Buenos Aires. Já os voos de São Paulo para Addis Ababa (ADD) estão mantidos.
Iberia: A companhia informou que manterá a operação para São Paulo apenas pelos próximos dias, porém não estipulou uma data.
KLM: A KLM manterá voos de São Paulo para Amsterdam, porém com redução significativa de frequências.
LATAM: A companhia anunciou a suspensão temporária de grande parte de suas rotas internacionais. Mantendo apenas as seguintes rotas: Santiago (SCL), Nova York (JFK) e Miami (MIA), sempre saindo de São Paulo.
Lufthansa: A companhia manterá voos entre São Paulo e Frankfurt, porém com redução de frequências.
Qatar Airways: A companhia não comunicou mudanças em suas operações, porém tem operado com menos frequência para São Paulo.
TAP: A Tap fez ajustes em suas operações mantendo apenas rotas para São Paulo e Rio de Janeiro. Ambas para Lisboa.
United: A companhia manteve apenas a rota entre Houston e São Paulo.