Vacina e Viagens

Impactos da vacinação contra COVID-19 no turismo mundial

01/02/2021 17:29

Aquele momento tão sonhado chegou! É cada vez maior o número de países que já começaram a vacinação contra a COVID-19, incluindo o Brasil. A iniciativa, além de evitar a propagação do vírus e proteger milhões de vidas, também é vista com certo alívio pelos profissionais da cadeia turística e, claro, por muitos viajantes ávidos para arrumar as malas e voltar a desbravar novos destinos sem preocupação (incluindo essa jornalista que aqui escreve).

O início da imunização já repercute. Quer saber como? Seychelles, por exemplo, mudou as regras antes estabelecidas. A partir de agora, o destino pode receber visitantes vacinados de qualquer parte do mundo. Para entrar no país é preciso apresentar um certificado da autoridade nacional de saúde do país de origem que comprove a imunização completa contra o coronavírus, ou seja, que as duas doses da vacina foram realizadas até duas semanas antes da data de entrada no destino. Além disso, é necessário informar o resultado de teste PCR negativo para covid-19 obtido 72 horas antes do embarque.

Já o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, defende que a União Europeia (UE) adote um certificado de vacinação comum para impulsionar a indústria do turismo. “As pessoas vacinadas devem poder viajar livremente”, disse Mitsotakis em uma carta dirigida à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e publicada pelos serviços do primeiro-ministro.

Quem também já saiu publicamente em defesa desta ideia foi o diretor geral e CEO da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Alexandre de Juniac. “A iniciativa do primeiro-ministro Mitsotakis deve ser urgentemente adotada pela Comissão e por todos os Estados membros. A vacinação é fundamental para reabrir fronteiras com segurança e estimular a recuperação econômica. Um certificado de vacinação pan-europeu mutuamente reconhecido seria um passo importante para dar aos governos a confiança para abrir suas fronteiras com segurança e aos passageiros a confiança para voar sem a barreira da quarentena”, disse Juniac.

Por falar no setor aéreo, a companhia australiana Qantas foi a primeira a anunciar a exigência da vacina aos passageiros rumo à Austrália, a mesma atitude foi adotada pela sul-coreana Korean Airlines.

Ranking de Vacinação
O Brasil subiu para a oitava posição no ranking de países que mais vacinaram contra a covid-19 no mundo, ultrapassando a marca dos 2 milhões de vacinados, o que equivale a 0,98% da população, segundo levantamento do projeto “Our World in Data”, da Universidade de Oxford, divulgado nesta segunda-feira (1°/02).

No mundo, foram vacinados mais de 94 milhões de pessoas. A liderança é ocupada pelos Estados Unidos, que já vacinaram 31,12 milhões de pessoas. A campanha no país teve início em dezembro. Completam o Top 10: China (22,77 milhões), Reino Unido (9,47 milhões), Israel (4,74 milhões), Índia (3,74 milhões), Emirados Árabes Unidos (3,33 milhões), Alemanha (2,32 milhões), Turquia (1,99 milhão) e Itália (1,96 milhão).

Nota do Voopter: Se você decidir viajar, lembre-se de seguir os protocolos estabelecidos pelo governo do destino escolhido, usar a máscara e lavar as mãos com frequência (quando não for possível, use o álcool em gel).

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS