Uruguai prorroga descontos em restaurantes, aluguel de carros e hotéis

Há 15 dias

O Uruguai continua de braços abertos para os visitantes estrangeiros, entre eles nós, os brasileiros. O país vizinho prorrogou até final de abril do próximo ano os descontos em restaurantes, locação de carros e hotéis em qualquer cidade do Uruguai. Mas desde que o pagamento seja feito em cartão (crédito, débito ou pré-pago) internacional….

Essa relação amigável entre Uruguai e turistas não é coisa nova. Desde 2005 o governo vem estimulando a chegada de visitantes internacionais com uma série de descontos no Imposto de Valor Agregado (IVA), o ICMS deles. 

Como aproveitar o desconto…

Para aproveitar é preciso consumir e pagar… no cartão! No Uruguai as contas nos restaurantes e locadoras já vêm com IVA incluído. Porém, na hora de pagar, a maquininha reconhece quando o cartão é internacional e aplica o desconto, de 22%, que deve vir discriminado em sua via! 

Atenção à pegadinha: o desconto em locação de carros só vale para locações pagas no Uruguai. Locações pré-pagas fora do país não estão aptas ao benefício já que a cobrança não é efetuada numa maquininha uruguaia.

Hotéis o processo muda um pouco…

Diferente dos restaurantes e locadoras, nos hotéis não há devolução. O que há é uma uma isenção da taxa, de 10%. Ou seja, sua conta não vem com o IVA incluído. Mas esse benefício só vale para estrangeiros que estiverem com menos de 60 dias no país. Outra diferença é que nos meios de hospedagem a isenção se aplica tanto para aqueles que pagam no cartão quanto em dinheiro vivo - pesos uruguaios, dólares e, dependendo dos hotéis, em real.

Todo mundo faz, menos o Brasil

O Uruguai não é o único no continente a adotar essa política. Dos grandes destinos turísticos da América do Sul, apenas o Brasil não oferece desconto de imposto de hospedagem a visitantes estrangeiros. 

Além do Uruguai, a Argentina adota 21% de desconto (apenas para pagamento com cartão internacional); Chile aplica 19% de desconto (pagamento em cartão internacional ou dólar); Peru adota 18% (qualquer meio de pagamento); e por fim a Colômbia, com benefícios de 19% (válido apenas para viajantes a lazer e para qualquer meio de pagamento).

Curtiu a dica? Então confere aqui a lista com os menores preços para Uruguai. Aproveite as passagens aéreas baratas e os descontos em meios de hospedagem, restaurantes e aluguéis de carro e vá conhecer as maravilhas do nosso país vizinho.

[advanced_iframe securitykey="cd16ab14c6fccf40a0ad5795eabcb24469bc3f99" src="https://voopter.com.br/ofertas-blog/para-uruguai/UY?type_link=search"]


Esta oferta/dica foi escrita por Diego Verticchio

Jornalista, carioca (de Niterói) e flamenguista. De todas as paixões, a maior é ser pai do Pedro e da Manuela. E a segunda é viajar. E quando tem uma viagem em família a coisa fica muito melhor!

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções