Opções para voar do Brasil para Europa não faltam. Das principais cidades brasileiras há voos diários e diretos para Portugal, Espanha, França, Itália, Holanda, Alemanha, Inglaterra e Suíça (você pode consultar os preços mais baratos aqui). Portugal costuma ser o principal portão de entrada. E os motivos são inúmeros: facilidade com a língua, quantidade de frequências e a excelente opção de poder fazer stopover de até cinco dias em Lisboa e Porto com a Tap.

E pensando nessa parada estratégica, montamos um super roteiro de dois dias para você que optou voar com a Tap e vai (ou deseja) parar no Porto.

Antes, é bom lembrar que o centro histórico do Porto é uma área pequena, compacta, e fácil de visitar a pé. Portanto, esqueça essa ideia de alugar um carro!  

Dia 1 - Centro Histórico




Manhã - Valendo da máxima que “pra baixo todo santo ajuda”, comece seu tour pela Catedral da Sé. Construída no Século XIV, a catedral fica na parte alta do Porto e é um bom ponto de partida. A Sé fica num lindo complexo de prédios históricos e ao lado está a Casa Museu Guerra Junqueiro. Depois de apreciar a vista panorâmica, desça caminhando até estação de metrô São Bento, a principal da cidade e talvez a mais bonita de Portugal. Por fora, um antigo e muito bem conservado prédio. Por dentro todo ele cravejado de azulejos típicos.  Antes do almoço não deixe de subir a Torre dos Clérigos - melhor forma de apreciar a vista do centro histórico do Porto e também de abrir seu apetite.

Tarde - Depois do almoço faça uma visita guiada ao Palácio da Bolsa e encante-se pelo amplo Salão Árabe. Ali do lado, espremida entre prédios, fica a secular Igreja de São Francisco, não custa entrar e agradecer por estar num lugar tão lindo quanto Portugal, né verdade! No final da tarde todos os caminhos levam à Ribeira, onde estão localizados inúmeros restaurantes, café e uma vista cênica sem igual.

Dia 2 - Museus e vinhos




Manhã - Hoje é dia de museu. Se você gosta de arte, esse dia será especial. Comece visitando o Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, uma espécie (bem) menor de Inhotin. De lá siga até a Foz do Douro, onde o rio encontra o mar e desbrave o Forte de São João Baptista da Foz. Dependendo de como estiver o tempo, nossa recomendação é almoçar em um dos restaurantes localizados em frente à praia. São diversos, escolha o melhor e buon apetit!

Tarde -  Um bom almoço sempre vem acompanhado de um bom vinho. E vinho bom é o que não falta por lá. E que tal tomar direto da fonte? Na vizinha Vila Nova de Gaia é onde fica boa parte dos centro de produção dos vinhos da região. As principais marcas tem suas adegas por lá e todas estão abertas para visitação. É escolher seu melhor rótulo e visitar. A Cave Ferreira, que detém alguns dos mais importantes rótulos de vinhos de Portugal, é quem tem a melhor estrutura de visitação. Portanto se vale uma dica é esta: escolha a Ferreira e compre muitos vinhos na saída!