Um país de muita história e inúmeras belezas: surpreenda-se na Grã-Bretanha

Há 206 dias

Maior país do Reino Unido e um dos principais destinos na Europa, a Inglaterra é o local dos sonhos de muitos viajantes brasileiros. E não é difícil entender o porquê. Além sua importância histórica, política e econômica, o país é um excelente destino turístico, com incontáveis atrativos.

O Big Ben Tower, famoso relógio das Casas do Parlamento, é um dos pontos mais icônicos de Londres. Você pode admirá-lo da roda-gigante London Eye. Foto: VisitBritain/David Angel

Para ficar ainda melhor, os novos voos da Norwegian para o aeroporto de Gatwick, entre Londres e Brighton, tornam ainda mais fácil viajar a famosa capital do Reino Unido e o sul da Inglaterra.

É claro que a cosmopolita Londres é a queridinha que não falta nos roteiros. Mas não é só ela que merece sua atenção. Que tal aproveitar a visita e explorar também o Sul do país? Ir além da capital significa descobrir uma outra - e igualmente incrível - Inglaterra, cheia de paisagens bucólicas e até… praias e vinhedos! Duvida? Veja nossas dicas para explorar Londres, o condado de Sussex, região costeira do Sul da Inglaterra, e muito mais!

Tower Bridge sobre o Rio Tâmisa. Foto: ©VisitBritain/Jules Elliott

Londres: principais atrativos no berço da Família Real

Londres é daqueles destinos de onde a gente vai embora já pensando quando vai voltar. A verdade também é que são tantos atrativos que uma só visita não basta para aproveitar tudo que a capital britânica tem a oferecer. O destino possui um excelente sistema de transporte público, o que te permite percorrer toda a cidade de metrô ou ônibus.

Caminhar pelo rio Tâmisa, conhecer o Parlamento, admirar a cidade do alto na London Eye e sentir-se como um Beatle cruzando a famosa Abbey Road estão entre os programas favoritos dos viajantes. Também não faltam bons museus, muitos com entrada gratuita! É o caso do British Museum, da National Gallery e do Museu de História Natural.

O Museu de História Natural de Londres é um dos principais da cidade e tem entrada gratuita. Foto: © VistBritain/Andrew Pickett

E já que está na Terra da Rainha, é claro que as atrações relacionadas à Família Real não podem ficar de fora, né? Ver a troca da guarda no Palácio de Buckingham é um clássico entre os turistas. Mas você também não pode deixar de conhecer os jardins do Kensington Palace e de visitar a abadia de Westminster - que já foi cenário de 17 casamentos reais -, por exemplo. E há muitos outros atrativos dignos da realeza para você conferir na capital. Saiba mais aqui.

A cerimônia da troca de guarda Real acontece no Palácio de Buckingham. Foto: © VistBritain/Andrew Pickett

Para além de apontar no mapa os pontos turísticos mais procurados da capital para incluir no roteiro, uma ótima maneira de sentir o espírito londrino é explorar os bairros da cidade!

Os novos bairros da moda na capital inglesa

Se você já pesquisou sobre Londres, deve ter ouvido falar de Camden Town e Notting Hill (isso mesmo, do filme com Julia Roberts e Hugh Grant). As zonas são conhecidas por abrigar os mais famosos e movimentados mercados de rua de Londres: o Camden Lock Market, o Borough Market e Portobello Market. Com ar jovem e descolado, as regiões são boas representantes da cultura urbana londrina, ideias para serem exploradas a pé no final de semana.

Mas há ainda dois bairros que nos últimos anos passaram por um processo de revitalização e vem atraindo cada vez mais visitantes. Estamos falando de Earl's Court e Shepherd's Bush, no oeste de Londres. Bons restaurantes, bares legais, teatros de vanguarda, feiras de rua e boas opções de compras não vão faltar! Earl's Court é também uma boa alternativa para quem procura acomodação mais em conta em uma região super agradável e segura.

Earl’s Court e Shepherd's Bush: gastronomia e vida noturna para todos os gostos

Em Earl's Court você está pertinho (cerca de 20 minutos a pé) não só uma, mas de três das atrações mais procuradas de Londres: o Museu de História Natural, o Museu Victoria and Albert e o Museu da Ciência. Uma caminhada um pouco mais longa (saindo do metrô de Earl's Court) te leva ao Kensington Palace, lar da família real. Para recarregar as energias, o Holland Park tem 55 hectares de jardins e bosques para relaxar. E se quiser aproveitar a vida noturna, o Evan & Peel Dectective Agency é uma boa opção.

O Palácio de Kensington, residência real desde o século XVII, é atualmente casa do príncipe William e Kate Middleton. Foto: ©VisitBritainImages/HistoricRoyalPalaces

Shepherd's Bush guarda ótimas alternativas de restaurantes, bares e pubs, como o Mustard e o The Defector’s Weld. Pela zona, também vale conferir a programação cultural do Bush Theatre e do O2 Shepherd's Bush Empire, que já recebeu renomados artistas, como David Bowie, Adele, Amy Winehouse.

Leste de Londres: Shoreditch, Hackney e Peckham - conheça a cena alternativa de Londres

O leste de Londres também não pode ficar de fora do seu passeio. Amada por jovens e  artistas, a zona é repleta de espaços culturais independentes e com uma vibe mais experimental. O bairro mais famoso é, sem dúvidas, Shoreditch - conhecido pela arte de rua. Para conhecer a cena artística local, o New Shoreditch Theatre abriga diversos tipos de apresentações. E vale também conferir os shows da gravadora Rough Trade East e conhecer o mercado de rua Columbia Road Flower Market.

O Columbia Road Flower Market acontece todos os domingos em Shoreditch.
Foto: ©Visit Britain

De passado industrial, Hackney é outro bairro da moda. Andando pelas ruas é possível encontrar obras de Banksy e Stik Man. Na região está também o tradicional The Elephant’s Head, bar de 1890. E Hackney também tem seus mercados de rua, o antigo Broadway Market e o recente Mare Street Market, onde você encontra cervejas artesanais, discos de vinil, roupas vintage e muito mais.

E tem mais: o bairro de Peckham é outra ótima parada. Além dos grafites espalhados pelas ruas, os espaços CLF Art Café e Peckham Levels convidam os viajantes a conferirem suas programações e explorarem mais da cena cultural alternativa de Londres. No topo do último está o Frank’s Café, de onde você garante uma linda vista da cidade. Excelentes e novos empreendimentos culinários também não faltam por Shoreditch, Hackney e Peckham. Veja aqui algumas dicas.

Alongue seu roteiro até o sudoeste de Londres!

Depois de explorar o centro de Londres e os bairros da moda, por que não ir um pouco mais longe para conhecer o sudoeste da capital?  O bairro de Wimbledon, por exemplo, é conhecido por ser a meca dos fãs de tênis. Mas lá você também encontra boas opções de compras, restaurantes e pubs.

Putney é popular pelas competições de barco estudantis e você também pode aproveitar as atividades aquáticas esportivas locais, como praticar stand-up paddle no Tâmisa. Pubs, cafés independentes, restaurantes e lojinhas legais também não faltam. Também ao lado do Tâmisa está o bairro de Barnes. O clima tranquilo da zona vai fazer você se sentir no interior da Inglaterra. Mas a vila fica a apenas 20 minutos da capital e abriga boas alternativas gastronômicas e culturais.

O Royal Botanic Gardens, em Kew, é considerado patrimônio mundial pela UNESCO desde 2003. Foto:©VisitBritain/Joanna Henderson

Você também pode conhecer Kew, onde está o famoso Royal Botanic Gardens, com mais de 120 hectares que abrigam uma impressionante coleção de plantas; e Richmond, onde fica o Richmond Park, o World of Rugby Museum e o Richmond Theatre. Confira aqui outras dicas para aproveitar os bairros do sudoeste de Londres.

Londres do rock: roteiro musical pela capital

Se você é fã de rock, Londres também é o destino certo. Rolling Stones, David Bowie, Queen, The Who, Sex Pistols, The Police, The Beatles, Led Zeppelin, Amy Winehouse, Pink Floyd… O país é o berço de diversos nomes de peso na história da música. E o que não falta são roteiros musicais pela capital.

Para celebrar o sucesso do filme de 2018 Bohemian Rhapsody, que conta a história do vocalista da banda Queen, Freddie Mercury, os fãs podem participar de um tour totalmente dedicado ao grupo do rock. O passeio é organizado pela London Rock Tours, que também oferece diferentes opções de tours, como o Classic Rock & Beatles Tour e o Punk and New Wave tour. E há vários outros passeios que relembram artistas britânicos. Os fãs de David Bowie podem participar do David Bowie Musical Walking Tour.

Mural dos Beatles em New Oxford Street. Foto:©VisitBritain/Kiyoshi Sakasai

Já a Undiscovered London oferece o Camden Markets and Music Legends Tour, que privilegia o bairro de Camden, por onde alguns nomes como Amy WineHouse e Pink Floyd passaram. Mas se você quer um panorama mais abrangente do cenários musical, vale participar do Rock 'n' Roll London Tour, que te leva para conhecer lugares ligados a diferentes nomes da música, incluindo  Beatles, Pink Floyd, Jimi Hendrix, The Sex Pistols, Blur e Oasis.

Se você é um beatlemaníaco, provavelmente já planejou recriar a lendária foto na faixa de pedestres do álbum Abbey Road, que completa 50 anos em setembro deste ano. Ou seja, mais um motivo para participar do London Rock Tour – Ticket to Ride, que inclui os principais locais da capital associados aos Beatles. Quer mais? Há muitos outros atrativos para incluir no seu roteiro musical por Londres, veja aqui outras dicas.

Sussex: charmosas vilas, castelos, belos cenários naturais e bons vinhos!

Que tal conhecer a região que dá nome aos títulos do príncipe Harry e Meghan Markle (Duque e Duquesa de Sussex)? O condado de Sussex está localizado no sudoeste da Inglaterra e é dividido em três áreas: East Sussex, West Sussex e a cidade de Brighton and Hove.

O aeroporto London Gatwick é a porta de entrada para a  região, que agora está ainda mais acessível com os novos voos da Norwegian. Saindo do aeroporto, é possível chegar até a cidade de Brighton com o trem Gatwick Express, em uma viagem de 20 minutos!As operações da cia terão início no dia 31 de março, com quatro voos semanais. Saiba mais aqui sobre a novidade.

As falésias brancas Seven Sisters Seven Sisters estão localizadas na região East Sussex.
Foto:©VisitBritain/Charlie Waite

A região guarda charmosas vilas para quem quer sair do clima de cidade grande e curtir uns dias no campo, como Centeio, Alfriston, Midhurst e Lewes. As ruínas históricas do Bodiam Castle, datado do século 14, e a Battle Abbey são os principais pontos históricos. Mas Sussex também chama atenção por suas belezas naturais. As falésias brancas das Seven Sisters (Sete Irmãs), que fazem parte do South Downs National Park - o mais novo parque nacional da Inglaterra -, não podem ficar de fora do passeio!

E por falar em atrativos naturais... Já que Sussex abrange boa parte da costa sul da Inglaterra, saiba que região é também bem procurada por sua cidades de praia!  A mais famosa é Brighton, apelidada até de “Londres à beira-mar”.

Brighton: Londres à beira-mar

A apenas uma hora de trem do centro de Londres e 30 minutos do aeroporto de Gatwick, Brighton é a maior cidade do condado. E também um dos principais destinos litorâneos da Inglaterra com melhor lugar para experimentar a cultura de praia única da Grã-Bretanha. A praia tem pequenas pedras em vez de areia que é algo para ser visto! De alma liberal e clima descontraído, a cidade tem uma vida cultural e noturna agitadas, além de abrigar diversos eventos ao longo do ano. O mais movimentado é mesmo o Brighton and Hove Pride Festival, que reúne apoiadores da comunidade LGBTQ. Mas o destino também recebe outros eventos de artes e sustentabilidade.

A praia de Brighton, no Sul da Inglaterra, não é de areia como estamos acostumados no Brasil, mas de pedrinhas. Foto:©VisitBritain/Rod Edwards

Além da programação de eventos, Brighton é ainda famosa por seu palácio Royal Pavilion, construído em 1700. Sua  arquitetura de estilo indiano destoa de qualquer outra construção Real que você vai encontrar na Inglaterra. Não deixe de passear pelos arredores do Brighton Píer, de estilo vitoriano e que abriga um parque de diversões e está cheio de bares e restaurantes para aproveitar um fish and chips à beira-mar. Depois de caminhar pela praia, vale conferir as ruas da região conhecida por The Lanes, repletas de cafés fofos e lojas de roupas vintage e antiguidades, são outra boa parada.  

Bons vinhos também te esperam pelo sudoeste da Inglaterra e Londres!

Se o clima não estiver favorável a explorar as belezas naturais da Inglaterra, uma boa pedida é conhecer os vinhedos locais. A indústria do vinho inglesa vem crescendo, com destaque para as regiões de East e West Sussex. Por lá você pode conhecer, por exemplo, o vinhedo Nyetimber, cujo vinho foi escolhido para ser servido nos Jubileus de Prata e Ouro da Rainha Elizabeth II. Chique, né? E também há excelentes alternativas para conhecer em Kent ou mesmo Londres. Veja aqui algumas dicas de vinhedos pela Inglaterra. E, claro, as cervejas e outras produções locais também valem entrar para o seu roteiro. Confira outras sugestões de passeios para aproveitar os melhores brindes do sudoeste da Inglaterra.   


Esta oferta/dica foi escrita por Julia Medina

Jornalista curiosa e apaixonada por conhecer novos lugares e planejar roteiros – para nem sempre segui-los. Espera ainda explorar muitos cantos do mundo e poder compartilhar suas dicas e experiências.

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções