Conheça Pantheon, o monumento mais visitado da Itália

Há 14 dias

Qual o monumento mais visitado em toda a Itália? O Pantheon! Estima-se que este imponente prédio, localizado no miolinho do centro histórico em Roma, recebeu 8 milhões de pessoas - o feito refere-se à categoria ‘cultural e grátis’, em 2018.


É tido como um dos prédios mais conservados da Roma Antiga. Construído entre 25 e 27 a.C,. carrega uma arquitetura capaz de impressionar - ainda hoje - até os mais ávidos e criativos arquitetos.

O projeto virou uma espécie de legado que foi (e segue) sendo estudado em todo o mundo e serviu de base para a construção de outras célebres obras como o Duomo de Florença. E, inclusive, coleciona citações famosas como a de Michelangelo que diz “que não se trata de uma obra humana e sim dos anjos”. A geometria é precisa entre altura e largura e a cúpula, uma genial abertura de 9 metros, que traz uma luz indescritível ao local figurando como a única ‘janela’ sempre aberta e quando chove, nem sequer uma gotinha cai dentro de suas instalações!

Ontem e hoje

Foi erguido a pedido de Agripa, no reinado do imperador Augusto. Passou por um incêndio em 80 d.C., foi amplamente destruído e só ganhou uma reestruturação no período de Adriano, por volta de 126 d.C.

Foi idealizada para ser um templo que reverencia todos os deuses, ao mesmo tempo que figura como um mausoléu e abriga o túmulos de Rafaello, dos reis Umberto I e Vittorio Emanuele II e da rainha Margherita; e desde o século VII abriga uma igreja católica. Como tal, é palco de muitas missas, festividades cristãs e de uma celebração tradicional do calendário romano, a chuva de pétalas de rosas vermelhas, que acontece no dia de Pentecostes, comemorado cinquenta dias após a Páscoa, em alusão ao momento de descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, sua mãe Maria e uma legião de seguidores.

Os horários mudam de acordo com as estações do ano. Antes de visitá-lo, consulte o site oficial. Quer fazer uma visita virtual e saber mais sobre a sua fascinante construção e história, baixe o aplicativo dedicado ao monumento.


Esta oferta/dica foi escrita por Leticia Rocha

Leticia Rocha é brasileira de coração italiano (sobretudo romano!). Tanto que é autora do Rome Sweet Rome (www.romesweetrome.com.br), um guia gastronômico com pegada cool e off turismo dedicado à cidade. Jornalista formada pela UNESP, com Mestrado em Cultura Alimentar e Tradição Gastronômica Italiana, pela Università degli Studi Tor Vergata, em Roma, Itália. Com vinte anos de experiência no mercado editorial, especializou em gastronomia, turismo e lifestyle. Já rodou o Brasil e o mundo: 21 países, em quatro continentes, estão carimbados em seu passaporte. Hoje, ela vive entre São Paulo, Roma e o mundo. Instagram: @romesweetrome facebook.com.br/romesweetromeporleticiarocha

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções