Círio de Nazaré: saiba tudo sobre o evento religioso que movimenta Belém

Há 11 dias

Todo ano é assim: a cada segundo domingo de outubro as ruas de Belém, capital do Pará, são tomadas por um verdadeiro “mar de gente” durante o Círio de Nazaré, maior evento cristão do país e um dos maiores do mundo. São mais de dois milhões de pessoas reunidas em procissão para acompanhar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Muitos para agradecer por bênçãos recebidas e outros para pedir alguma graça. Todos reunidos em nome da fé.

Se você quer vivenciar toda essa experiência, minha dica é chegar a Belém uma semana antes, a cidade, por sinal, tem muitos atrativos a serem vistos. No período que antecede o Círio é possível ver ruas e casas enfeitadas em homenagem à santa. A programação oficial, com missas e pequenos eventos, começa na terça-feira, dia 8 de outubro.

Procissão
A ansiedade dos turistas e moradores se intensifica na véspera da procissão. No sábado que antecede o evento a imagem de Nossa Senhora de Nazaré chega de barco cercada por uma romaria fluvial nas águas da Baía de Guajará. Uma vez em terra firme, a santa segue – acompanhada por uma infinidade de motos – até o Colégio Gentil Bittencourt e, de lá, para a Catedral de Belém (acompanhada por fiéis que iluminam as ruas com velas em mãos).

No grande dia, que neste ano será em 13 de outubro, a procissão sai da Catedral e segue até a Praça Santuário de Nazaré. Ao longo do trajeto -
3,6 quilômetros - muito fiéis acabam passando mal em virtude do aglomerado de gente e do calor que é intenso por lá nesta época do ano.

E engana-se quem pensa que o percurso é feito rapidamente, ele geralmente leva algumas horas. No ano de 2004, por exemplo, ocorreu o mais longo Círio já registrado, com mais de 9h de duração. Após 15 dias exposta na Praça, a imagem de Nossa Senhora retorna para seu lugar de origem, o altar da Basílica de Nazaré.

História
No ano de 1700 uma pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi encontrada às margens do igarapé Murutucu, onde hoje está situada a Basílica Santuário de Nazaré, que abriga a imagem original encontrada. Em 1968, para tentar preservá-la, foi elaborada a Imagem Peregrina, encomendada ao escultor italiano Giacomo Mussner, que desde então passou a ser utilizada nas romarias e visitas.

Belém possui muitos atrativos a serem visitados

Dicas:
Use roupas leves, faz muito calor em Belém nesta época do ano;
Se hidrate enquanto acompanha as procissões;
Chegue uma semana antes de participe da programação do Círio;
Programe um roteiro que inclua os principais atrativos de Belém;
Não deixe de experimentar a culinária local.

Quer mais opções para curtir Belém? A gente listou 10 programas por lá!


Esta oferta/dica foi escrita por Plantão Voopter

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções