Itália

Roma: tudo o que você precisa saber sobre o Vaticano!

02/05/2019 12:14

Nem é preciso dizer que faz parte do roteiro de todo viajante que pisa na capital italiana passar pela “Santa Sede”. Mas, mesmo sendo um programa clássico e praticamente obrigatório, ainda gera uma série de dúvidas ao turista. Quando ver o Papa, quais atrações são pagas, códigos de vestimenta? Pensando nisso, essa coluna traz um beabá para te ajudar a explorar melhor o complexo do Vaticano – tido como o menor país do mundo.


Basílica de São Pedro

É o maior e mais importante monumento ligado ao catolicismo no mundo, além de ser considerado Patrimônio Mundial da Unesco. A entrada é grátis, mas é preciso seguir alguns protocolos para garantir o acesso, começando com um raio X (como os de aeroportos!), que blinda a entrada de ‘possíveis armas e objetos que possam causar algum perigo’ como facas e canivetes, bem como líquidos e alimentos. Veto também à saias, shorts, vestidos curtos, regatas e roupas muito decotadas, chinelos. Todo esse processo, naturalmente, gera filas, por isso vá cedinho ou no final da tarde. Imperdível: Pietà, de Michelangelo e o túmulo de papas como João Paulo II. Os horários mudam de acordo com o período do ano, consulte aqui.


Na praça São Pedro, a mesma que abraça a basílica, é que acontecem os dois momentos que você pode ver o Papa: na Audiência Papal, nas manhãs de quarta-feira, na qual o pontífice faz uma espécie de discurso-reflexão e abençoa os fiéis – o que inclui até atenção especial aos recém-casados, que devem mencionar o fato no momento em que solicitam o convite. Francesco, quase sempre, faz um giro pelos corredores que circundam a plateia com o Papa móvel, vai acenando e muitas vezes até para e saúda alguns sortudos. Para participar, é preciso enviar um fax ou e-mail, veja as orientações neste link.

Outra opção é ir ao local no dia anterior, pois é quando os convites começam a ser distribuídos pela Guarda Suíça Pontifícia, que fica à esquerda da entrada da Basílica. Tudo é gratuito, mas cuidado que algumas agências tentam vender tal programa. Caso não consiga as entradas, que garantem vivenciar o programa na plateia formada cadeiras, é possível assistir mesmo assim, acomodando-se nas demais extensões da praça – em pé ou nas escadinhas que circundam o local.

Já aos domingos, das 10 às 12 horas, acontece a Missa de Todos os Povos, que culmina por volta das 11h30 com o Angelus, no qual a autoridade máxima da Igreja Católica vai à famosa janelinha de um dos edifícios do complexo – há a fama que seria a do quarto dedicado aos papas, e faz a benção final da celebração, em vários idiomas. No período que acontece tal atividade, não é permitido visitar a basílica. Ambas os programas não são realizados quando o pontífice está em viagem ou tem algum compromisso em especial. Em julho, por exemplo, a programação das quartas-feiras está suspensa. Consulte sempre a agenda.

Por aqui, duas atividades atividades são pagas. A visita à cúpula, na qual paga-se 10 euros e pede fôlego, já que a subida inclui elevador e 320 degraus – ou, quem optar só pelas escadas, é preciso encarar 551 degraus e sai por 8 euros. Todo o esforço é recompensado ao avistar uma panorâmica da cidade de Roma, com suas cúpulas, o Castelo Sant´Ângelo e o belo Tevere, o rio que entrecorta a cidade.

A segunda é a Necropóle Vaticana e o túmulo de São Pedro, que custa 13 euros e pede reserva prévia, já que são permitidas somente 250 pessoas por dia. O ingresso se dá pelo Ufficio Scavi, no lado esquerdo da Basílica de São Pedro.

Na praça, há lojas de souvenir e até um quiosque dos Correios para quem deseja enviar um postal direto deste endereço privilegiadíssimo.

Museus Vaticanos

Uma visita bem sucedida aqui começa pela compra, com um bom tempo de antecedência, dos ingressos – faça isso pelo site oficial, leve já impresso, isso acelera o processo de entrada e evita uma fila que chega a sair dos muros do Vaticano!

Se quiser ver com muita atenção toda a riqueza que o local concentra, dedique um dia para a visita; e saiba que até o caminho rotulado de ‘express’, pede cerca de três horas, no mínimo. E não se iluda com o pensamento “vou entrar só para ver a Capela Sistina”, a grande atração do lugar, cujo teto foi pintado por Michelangelo, Raffael, Bernini e Botticelli, pois isso não é possível. Esta fica no final dos percursos, ou seja, como dito anteriormente, mesmo que você escolha o trajeto rápido, isso pede algumas horas. Outros pontos que merecem atenção: Sala de Rafael, Galeria dos Mapas e Pinacoteca.

Importante: funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h – com última entrada às 16h. Aos domingos, abre somente no último do mês, das 9h às 14h – última entrada às 12h30. Fecha em determinados feriados. Ingressos a partir de 17 euros; 24 euros com audioguia; e 33 euros para visita guiada – preços especiais para residentes, crianças, religiosos (sacerdotes, missionários, freiras, padres, etc), além de pacotes especiais para estudantes, peregrinos, visitas noturnas, happy hour e visitas ao jardim.

Veja informações de datas, preços, endereço, bilhetes e reservas.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS