É natural desembarcar na Itália querendo ter um cone de gelato na mão! E, logicamente, faz bem. Mas, saiba que no ‘mundo do açúcar’, você só vai cometer o pecado da gula ‘completo’ quando estiver em Roma, se devorar tiramisù(s).

Sim, a sobremesa que leva camadas de queijo mascarpone, bolacha e café, é a queridinha da cidade. E é algo curioso, já que é uma receita que a origem aponta para o Vêneto, no norte da Itália, bem longe da capital italiana, que está na região do Láciio, no centro do país.

Nem precisa dizer que virou um modelo de negócio e pipocam portinhas dedicadas ao doce. Frisson esse que fez os guias gastronômicos criarem o prêmio ‘melhor tiramisù da cidade’.



Nessa disputa, estão endereços clássicos como o Pompi, que abriu as portas em 1960, hoje carrega o slogan ‘o rei do tiramisù’e  possui vários endereços pela cidade, incluindo Piazza di Spagna; Eataly, o mega shopping para quem ama comer e beber e as lojas, digamos, mais ‘foodies’ como Zum, perto do Campo dei Fiori; Tiramusù Roma, no charmoso Trastevere, Two Sizes, nas imediações da Piazza Navona.

Eataly: (Piazzale XII Ottobre, 1492, Ostiense, metro B – Piramide)
Pompi: Il Regno del Tiramisu (Via Albalonga, 7, Re di Roma, metro A – Re di Roma)
Tiramisù Roma: Via di S. Francesco a Ripa, 29, Trastevere, tram/trem de superfície 8)
Two Sizes (Via del Governo Vecchio, 88, Centro Histórico/Piazza Navona)
Zum (Piazza del Teatro di Pompeo, 20, Centro Histórico/Campo dei Fiori; zumroma.it)