Salvador além dos cartões-postais: explore a capital baiana

Há 217 dias

A capital da Bahia está na moda quando o assunto é turismo e motivos para isso não faltam. Ao longo dos últimos anos a cidade recebeu melhorias (a mudança na paisagem urbana da orla da Barra é um exemplo) e investimentos que a tornaram ainda mais atrativa seja para os visitantes nacionais ou para aqueles vindos do exterior. Somente no Aeroporto de Salvador, as companhia aéreas colocaram mais de 1.800 voos extras durante esse verão, afinal, seria preciso suprir a demanda de turistas ávidos pelas praias de cenários belíssimos e águas quentinhas, que fazem a gente não querer sair de dentro do mar (eu amo!).

Contudo, a verdade é que o destino tem muito mais do que sol e praia, são 13 zonas turísticas repletas de lazer e diversão, história e cultura. Em janeiro deste ano, o The New York Times – importante veículo norte-americano -  divulgou sua tradicional lista com os 52 lugares indicados para visitação em 2019 (incluindo todos os continentes). A única cidade brasileira citada foi Salvador, com destaque para a programação do Pelourinho.



A reportagem cita a 'vibrante cultura afro-brasileira, apresentações semanais gratuitas de samba e bateria, música clássica e capoeira'. E, de fato, o famoso Pelourinho possui uma áurea mística, que te envolve. Os costumes baianos são muito bem representados por ali. É uma delícia se perder pelas ladeiras e ir entrando em cada lojinha da região. A gente nem vê o tempo passar.

E por falar em cartão-postal, eles estão espalhados pela cidade e você, com certeza, já ouviu falar sobre eles: Farol da Barra, a Igreja do Bonfim, Mercado Modelo, Elevador Lacerda, a Praia de Itapuã – conhecida pela música de Vinícius de Moraes – a Praia do Porto da Barra. Portanto, vamos tentar aqui te passar algumas dicas para ir além do tradicional e, numa viagem maior, conseguir explorar um pouquinho desse interessante destino. Afinal, mais do que estar de férias em um lugar novo, grande parte dos turistas atuais buscam se inserir na cultura local e curtir sua estadia como os próprios moradores. É o chamado Turismo de Experiência. Que tal viver alguns dias como soteropolitano?

Praias para ninguém botar defeito


Começando pelas praias, reserve um dia para curtir a Praia do Flamengo! É um pouquinho distante (fica na divisa com a cidade de Lauro de Freitas e próxima ao aeroporto), mas vale a viagem. Dunas e coqueiros formam o cenários e as barracas com boa infraestrutura (Pipa e Lôro) te dão o suporte necessário para que você passe um dia inteiro por ali! Pertinho fica a praia de Stella Maris, também com barracas estilosas (Lôro é a mais badalada) e conhecida por suas águas com boas ondas para a prática do surfe e piscinas naturais que se formam entre os recifes de corais na maré baixa.



Para quem busca praias não tão distantes, as melhores opções - menos conhecidas, mas bem interessantes - são: a Praia da Gamboa, a Praia do Buracão (no Rio Vermelho) e a Praia da Ribeira (é no centro, mas a vista é bem bonita e a orla foi requalificada há poucos anos).

A praia de São Tomé de Paripe, aos poucos, passa a ser descoberta pelos turistas. Com águas bem calmas – quase uma piscina natural - está situada bem ao extremo sul do litoral de Salvador. Possui uma larga faixa de areia e, durante a semana, possui pouca movimentação. Seu pequeno cais leva à passeios para a Ilha dos Frades e Ilha da Maré, dentro da Baía de Todos os Santos. Ao seu redor, barzinhos e restaurantes.

Para comer e beber bem




Na hora que a fome bater é só se deliciar com a gastronomia baiana, um verdadeiro paraíso para os amantes de frutos do mar. Para comer bem com preços razoáveis vá até o Rei do Pirão, Kimukeka e Boteco do Caranguejo. Neste último as promoções “em dobro”, ou seja, você paga 1 e consume 2, se multiplicam ao longo da semana! O Ponte Aérea tem a fama de ter a cerveja mais gelada da cidade, vale conferir!

Outros espaços conhecidos são: Bar Piauí, Zaccaria Bar, Boteco do França, Preto, Tijuana e Caranga. Claro, há tantos outros lugares para saborear bons petiscos, Salvador é repleta deles! No entanto, se a ideia é gastar mais ou comemorar alguma data especial, há opções como o Soho, Lafayete, Iemanjá, Restaurante Mistura, Blue Bar, Taboada Bistrot, Casa Lisboa, Egeo, Origem e Amado.

Ainda no mesmo tema, é impossível visitar Salvador sem comer ao menos um acarajé! De origem africana, sua massa é feita a base de feijão fradinho e frita numa panela de azeite de dendê fervendo. O resultado é uma espécie de bolinho crocante, que fica delicioso com todos os acompanhamentos presentes no tabuleiro: vatapá, caruru, camarão seco, salada de tomate e pimenta! Os preços variam entre R$ 8 e R$ 10. E as barraquinhas com o quitute se multiplicam pela capital.

Qual o melhor? Todo ano algumas competições buscam essa resposta. O acarajé da Cira (Rua Aristides Milton, s/nº - em frente à Ladeira do Abaeté - Itapuã), por exemplo, já recebeu esse título algumas vezes. Em Itapuã, bairro em que ela montou seu primeiro tabuleiro (hoje são três locais diferentes vendendo), os clientes costumam formar fila ao cair da tarde. O acarajé da Dinha também ganhou fama (Largo de Santana, s/n, Rio Vermelho). Na Pituba (Rua dos Maçons, s/nº, esquina do Redemix Supermercado), o acarajé da Laura atrai cada vez mais clientes.

Ama sobremesas? Que tal um sorvete maravilhoso acompanhado de uma vista deslumbrante? Para isso basta parar na soverteria A Cubana, no Elevador Lacerda. Ou então optar pela Soverteria da Ribeira! Ambas irresistíveis!

Pôr do Sol e baladas


Numa cidade como Salvador é preciso parar e apreciar o pôr do sol! Onde? O Farol da Barra funciona como uma espécie de “camarote” para ver o sol se pôr. Sair da praia, caminhar pelo calçadão da Barra e depois acompanhar o dia indo embora e a noite chegando lá do Farol é uma experiência lindíssima e muito romântica, sempre repleta de casais apaixonados. Lindo também é curtir este momento no MAM, isso mesmo, no Museu de Arte Moderna. De terça a sexta, o MAM funciona até as 18 horas, mas é aos sábados que o lugar fica cheio, quando acontecem as sessões de jazz do projeto “Jam no MAM” (www.jamnomam.com.br), um programa concorrido no fim de tarde em Salvador.

Entre os estabelecimentos para apreciar o pôr do sol, destaco aqui o Acqua Café (Av. Sete de Setembro, 3244 - Barra), na Ladeira da Barra, com uma vista de tirar o fôlego, e o Cafelier (R. do Carmo, 50 – Santo Antonio), situado no centro histórico de Salvador, com ambiente decorado com objetos de arte e artesanato variado. A Ponta de Humaitá também pode ser uma surpresa agradável. Um lugar com o visual muito bonito à beira da Baía de Todos os Santos.

E se quando a noite cai você é daqueles que gosta de badalar de verdade, bem-vindo ao lugar certo. Salvador é o point de quem adora uma festa. As opções são variadas, entre elas o RV Lounge (Praça Caramuru, 2-44 - Rio Vermelho, Salvador) e o Zen (Rua Conselheiro Pedro Luiz, 311 - Rio Vermelho). Se você estiver pensando em programar uma viagem no início do verão - o que certamente é uma ótima ideia - vai poder aproveitar os ensaios que antecedem o Carnaval. Nos últimos anos o Baile da Santinha (do cantor Leo Santana) e A Melhor Segunda-Feira do Mundo (comandada pelo Harmonia do Samba) foram os mais procurados.

Para finalizar, já que a ideia é se sentir em casa, vale ficar atento às expressões locais! Portanto, hora de treinar o “baianês”!

Massa = legal

Barril = tenso

Barril dobrado = muito tenso

Se pique = saia

Comer água = beber

Lá ele = eu não / Deus me livre

Crocodilagem = enganar

Éniuma = deixe estar / vai ter troco

Boca de me dê = pessoa pidona

Esta oferta/dica foi escrita por Plantão Voopter

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções