Vem aí mais uma edição do Rock In Rio. O festival acontece nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro. Se você é um dos muitos turistas que estarão na capital fluminense para curtir o festival, saiba que além dos shows de artistas nacionais e internacionais, é possível também aproveitar os dias na Cidade Maravilhosa para conhecer os atrativos localizados nos arredores da Cidade do Rock.

O Parque Olímpico, local onde o evento acontece, fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro, região que se desenvolveu bastante ao longo dos últimos anos e que hoje agrega várias opções de entretenimento, além de lindas praias. Entre um dia de show e outro, vale explorar um pouco as redondezas.
Para te ajudar a montar um roteiro, listamos abaixo alguns programas imperdíveis:
Praia da Reserva
A Reserva é uma daquelas praias perfeitas para quem gosta de sossego. Ela está situada em uma reserva ecológica, onde o acesso é feito exclusivamente por veículo próprio. A oferta de quiosques e de ambulantes é bem menor do que nas demais praias do Rio, incluindo a Praia da Barra. Aproveite para relaxar em suas águas límpidas e areia fofa depois de curtir o Rock in Rio. Para muitos, a melhor praia da cidade!
Sítio Roberto Burle Marx
A Oeste da Barra, em Barra de Guaratiba, fica o antigo sítio do paisagista Roberto Burle Marx, foi lá que ele morou de 1973 até 1994. Hoje o lugar é uma unidade especial vinculada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Seu acervo botânico e paisagístico inclui cerca de 3.500 espécies cultivadas, sendo reconhecido como uma das mais importantes coleções de plantas vivas existentes no mundo, ou seja, para quem gosta de botânica ou se interessa por plantas, o lugar é de visita obrigatória. A visita precisa ser agendada com antecedência, já que a procura é muito grande.
Praia da Macumba
Essa é uma das praias preferidas pelos surfistas, sendo ótima opção para se aventurar no esporte. A praia é extensa, com ciclovia e quiosques por toda a orla. A Pedra do Pontal separa a Praia da Macumba do Recreio. Em maré baixa, um estreito caminho na areia se forma da praia até a pedra, permitindo que se chegue até lá. A subida até o alto leva cerca de uma hora, e a vista lá de cima vale todo o esforço. É possível observar, do lado direito, toda a extensão de areia do Recreio à Barra da Tijuca e do lado esquerdo, a Prainha.

Praia de Grumari
Quer recarregar as energias gastas no Rock in Rio através do contato com a natureza? Então vale se afastar um pouco mais do Parque Olímpico e conhecer a Praia de Grumari. Ela está situada em uma área de reserva ambiental, sendo menos frequentada que as demais e, por isso, considerada um paraíso para quem busca tranquilidade. Por lá você também vai ver sempre surfistas caçando a onda perfeita.
Pedra Bonita
O Rio de Janeiro é uma cidade linda, abençoada pelos atrativos naturais. E imagina ver tudo isso lá de cima? Voando de asa delta? Se você tiver coragem então vale conhecer a rampa da Pedra Bonita, famosa no Rio de Janeiro pelos saltos. Ela está situada a uma altitude de 520 metros, voltada para o bairro São Conrado. Calma, se você (assim como eu) não consegue encarar esse desafio, aproveite apenas para observar a vista, simplesmente inesquecível.
Casa do Pontal
Que tal um pouco de cultura brasileira? O Museu Casa do Pontal está instalado em um sítio de 5.000 m², no Recreio dos Bandeirantes. Seu acervo – resultado de 40 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque – é composto por cerca de 8.500 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX. A exposição permanente do Museu reúne, em 1.500 m² de galerias, obras representativas das variadas culturas rurais e urbanas do Brasil.

Praia da Barra
A praia da Barra da Tijuca é a maior praia do estado do Rio de Janeiro, com 14,4 Km de extensão. Suas águas esverdeadas e límpidas estendem-se ao longo da Avenida Lúcio Costa até o Recreio dos Bandeirantes. Logo no início fica a barraca do Pepê, o quiosque mais famoso de sucos e sanduíches da cidade e point dos jovens que moram no bairro. Alguns pontos possuem mar mais agitado, ideal para a prática de surf e bodyboarding. Outros locais, de água mais calma, atraem os adeptos do stand up paddle.
Ilha da Gigóia
A Ilha da Gigoia faz parte de um arquipélago de ilhas na Lagoa do Marapendi, na Barra. Ela fica logo no comecinho, na região do Jardim Oceânico. Portanto, se você for ficar hospedado em outros bairros da capital e utilizar o metrô para se locomover, vai passar pertinho do acesso a ela diariamente. Para chegar lá você tem que pegar um dos barquinhos que ficam indo e vindo toda hora, transportando moradores da ilha e clientes dos restaurantes que funcionam lá. Pode ser um boa ideia sair cedo do hotel e almoçar na Ilha, curtindo toda sua calmaria e natureza, antes de encarar o agito do Rock In Rio.
Mercado dos Produtores – Uptown
Os ingressos do Rock in Rio são caros e grande parte dos turistas não vai encarar o festival durante os sete dias em que ele acontece. Portanto, se você quer uma opção diferente e interessante para curtir a noite nas redondezas da Cidade do Rock, vá até o Mercado de Produtores, no Uptown. O lugar é fechado, possui diversos restaurantes, quiosques e música ao vivo. Uma boa pedida para se divertir com os amigos, afinal, não faltam opções de gastronomia e drinks. O melhor é que você não precisa sentar e consumir em um lugar só. Você consegue ser servido por diferentes bares ao mesmo tempo, sentado na área central do Mercado.
Shopping Metropolitano
Por fim, vamos falar dos shoppings, afinal, a região que envolve a Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio está cheia deles. Um dos últimos a ganhar vida e que fica mais próximo ao Rock in Rio é Shopping Metropolitano. Ele possui uma boa variedade de lojas e praças de alimentação com aquelas tradicionais redes de fast food e outros restaurantes. Se você é daqueles que viaja e gosta de fazer compras, então há outros que pode incluir na sua lista: Barra Shopping, Downtown, Village Mall, Recreio Shopping… e por aí vai!