Cicloturismo: listamos 8 rotas para você pedalar pelo mundo

Há 62 dias

No próximo domingo, dia 22 de setembro, é celebrado o Dia Mundial Sem Carro, data criada na França em 1997 e adotada posteriormente por diversos países. Na ocasião, em várias parte do mundo, são realizadas ações para incentivar motoristas a deixarem seus carros em casa e realizarem suas atividades de rotina usando o transporte público, bicicletas ou caminhando.

E você? Já parou para pensar sobre o assunto? Quando viaja você explora o destino escolhido de carro, bike ou a pé? Aqui vai uma sugestão: aposte no Cicloturismo - modalidade em que as bicicletas – e as paisagens - são as grandes protagonistas. De uma só vez você consegue unir ecoturismo, saúde, esporte e lazer.

Para te ajudar nos seus próximos roteiros, listamos 8 sugestões para você pedalar e curtir paisagens lindas nas suas próximas viagens:

São Francisco – Estados Unidos
Já pensou em atravessar a Golden Gate, em São Francisco, pedalando? Sim, a experiência é uma verdadeira aventura. As bicicletas são alugadas em vários pontos da cidade, mas a opção mais popular sai do Fisherman's Wharf, perto do cais. Por ali várias lojas alugam as bikes e os equipamentos de segurança. O trajeto até Sausalito possui cerca de 13,5 kms, já a volta é feita de ferry. Para aproveitar com calma o passeio reserve ao menos metade do dia. O mais legal de tudo são as fotos tiradas durante o percurso. São vários pontos estratégicos para ter como pano de fundo a imponente Golden Gate.

Toscana – Itália
Que tal encarar uma aventura e aproveitar as belíssimas paisagens da Toscana – que parecem uma verdadeira pintura – indo de Pisa a Florença? São muitas as opções de roteiros para o turistas escolher, então é preciso pesquisar e montar o trajeto que mais te agrada. Você pode, por exemplo, passar pela cidade de Vinci, a onde nasceu Leonardo da Vinci.

Espírito Santo - Brasil
No Espírito Santo, o circuito Caminho das Águas começa em Vila Velha e termina no litoral sul do estado. O circuito tem a Prainha, Centro Histórico de Vila Velha, como ponto inicial do trajeto. O percurso da primeira parte tem 36 km e termina no Parque Estadual Paulo César Vinha, em Guarapari. O segundo trecho começa no Parque Estadual Paulo César Vinha e termina no Trevo de Meaípe, em Guarapari, num total de 28 km. Durante os dois trechos o ciclista passa por praias, lagoas, alagados, monumentos e história das três cidades.

Amsterdã – Holanda
As bicicletas fazem parte da rotina dos holandeses, são mais de 20 mil kms de ciclovias à disposição deles – e dos turistas. E pode ter certeza que explora a cidade de bike (elas podem ser alugadas facilmente) é uma ótima opção. Pedalar pelas ruas de Amsterdã é o melhor passeio da cidade. Se você gosta de história, arte ou de arquitetura ficará encantado! São tantos lugares para se perder que é quase impossível falar sobre todos. Há alguns cantinhos que nos transportam no tempo! Se o tempo estiver bom, aproveite os parques. Há opções espalhadas por todos os cantos, cada um com seu charme, e perto de outra atração gratuita como mercado ou praça.

Santa Catarina – Brasil
Em Santa Catarina os roteiros ligam várias cidades, passando por trilhas e estradas secundárias, com pouco movimento. O circuito mais conhecido é o do Vale Europeu, que passa por Timbó, Pomerode, Indaial, Rio dos Cedros, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rodeio, Apiúna e Ascurra. O Circuito Costa Verde & Mar traz a possibilidade de conhecer de bicicleta um dos mais recortados e belos litorais do país, percorrendo ainda tranquilas cidades do interior, com matas preservadas, rios e cachoeiras. Há roteiros organizados nas regiões da Grande Florianópolis, Serra Catarinense, Encantos do Sul e Caminho dos Cânions.

Yungas – Bolívia
Se você tem experiência e coragem pode encarar o famoso “Camino de la Muerte” (Caminho da Morte), uma das rotas de ciclismo mais conhecidas do mundo. Apesar do nome – e sim, do percurso sinuoso na estrada estreita, com aproximadamente 3 metros de largura e trechos a mais 3 mil metros de altitude – existem empresas especializadas no trajeto, que oferecem acompanhamento de guias. A natureza exuberante é o que atrai os turistas, incluindo animais como Lhamas pelo caminho.

Santiago de Compostela - Espanha
A cidade espanhola de Santiago de Compostela atrai muitos peregrinos a cada ano. A verdade é que o Caminho de Santiago possui várias rotas que podem ser percorridas de bike. A mais famosa delas é o Caminho Francês, que já foi tema de muitos documentários, livros e filmes. São quase 800km de extensão e seu ponto inicial é na cidade de Saint Jean Pied de Port. Contudo, muitos optam por começar sua jornada a partir de Sarria, e percorrer os últimos 111 km até Santiago. Você com certeza não estará só ao longo da jornada, aproveite para apreciar a natureza presente em todo o trajeto.

Patagônia – Argentina
Imagina pedalar e ter como cenário ao seu redor lagos glaciais e os cumes nevados da Cordilheira dos Andes? Sim, isso é possível na chamada Rota dos Sete Lagos. O roteiro passa por 11 lagos, saindo de San Martín de los Andes até chegar em Villa La Angostura, perto de Bariloche. São ao todo 108 quilômetros percorridos.


Esta oferta/dica foi escrita por Plantão Voopter

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções