Sabe quando bate aquela vontade de viajar para longe e fugir de qualquer tipo de agitação, lugares turísticos movimentados ou praias superlotadas? Nós sabemos bem como é essa sensação e por isso selecionamos alguns cantinhos especiais para você explorar e curtir a viagem na maior tranquilidade!Quer fugir dos destinos agitados? Descubra alguns refúgios no Brasil e se liga nessas dicas que vamos compartilhar agora!
CUNHA

Partindo de São Paulo (232 km) ou Rio de Janeiro (302km), em 3 ou 4 horas de viagem você chega no primeiro refúgio localizado no interior do estado paulista, com um clima romântico e quase secreto, à 1.100 metros de altitude. Cunha está rodeada pela Serra do Mar, da Bocaina e da Quebra-Cangalha. O clima tranquilo da cidade proporciona descanso de verdade em chalés no topo da montanha coberta de plantas e vegetação, com cheirinho de lenha.
A alimentação é uma das experiências mais agradáveis no local. Aproveite para experimentar o melhor da comida típica de interior, provar alimentos cultivados na própria região e deitar na rede logo após a refeição para fazer a digestão ao som da trilha sonora de pássaros.
O visual que se tem é o maior privilégio para aqueles que moram na cidade grande e pra onde quer que olham só veem prédios e construções. Cunha proporciona um visual amplo, natural e completamente pacífico.
No inverno ainda dá para aproveitar os festivais gastronômicos e as noites frias pertinho da lareira. De dia, as atrações são inúmeras, uma visita a Pedra da Macela, onde é possível avistar um visual incrível de Paraty, e na descida a dica é fazer um pit-stop na cervejaria Wolkenburg.
Não deixem de visitar o Contemplário, onde há plantações de ervas aromáticas e lavanda, um café e uma lojinha com produtos e essências fabricados por lá. Se estiver procurando por receitas caseiras vá até a Fazenda Aracatu, uma mistura de restaurante, mercado, sorveteria e vendinha com queijo fresco, geleias, bacon artesanal, doce de leite e muito mais!
SERRA DA CANASTRA

Seguindo ao norte, o segundo refúgio está localizado no interior de Minas Gerais, a 365 km de Belo Horizonte, dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra. A região é privilegiada com nascentes, animais, cachoeiras e outras atrações naturais. A Serra da Canastra é um convite irresistível para entrar em contato direto com a natureza. Lá você não pode deixar de conhecer a Pedreira Lagoa Azul, local onde se extraia quartzito (mineral proveniente de rochas metamórficas) e com o passar do tempo formou-se um lago de água cristalina em tons de azul e verde que atrai turismo na região.
Já quem procura uma queda d’água precisa visitar a Cachoeira do Fundão, de 80 metros de altura, com piscina natural. Outra opção para quem visita a Serra da Canastra é a Cachoeira Casca D’Anta, que pode ser vista pelo alto da serra ou por baixo, tem 186 metros (uma das maiores quedas do Brasil) e para chegar é preciso fazer uma trilha de 3km. E por último mas não menos importante a Cachoeira da Parida, um lugar quase encantado com um poço de águas transparentes e cenário cenográfico.
LAGOA SANTA

Subindo ainda mais no eixo central do país localizamos no interior de Goiás, a 420km de Goiânia ou Uberlândia, um refúgio com águas termais no meio da natureza. Uma lagoa diferenciada, de fonte natural sulfurosa de águas quentes e medicinais onde se vê os peixes a 5 metros de profundidade.
Da superfície para baixo a sensação é como estar nadando num aquário gigante por entre as plantas e corais, e da superfície para cima a fumaça que sai da água cria um clima de montanha agradável e proporciona um ambiente com temperatura perfeitamente confortável para qualquer um se sentir atraído a mergulhar nas águas termais.
No local ainda tem outros atrativos como o Balneário Kin Gin, com clube aquático, toboágua, playground e áreas verdes. Para hospedagem a dica é o Camping Rei Inca, que conta com um bosque preservado. Se você curte esportes náuticos o Rio Aporé ou o Rio do Peixe são ótimos passeios. Já para quem tem vontade de experimentar a vida no campo, da forma mais simples e humilde, o Turismo Rural é outra opção bem proveitosa.
JALAPÃO

Continuamos subindo pelo miolo do país e descobrindo as maravilhas além do litoral. Estamos falando do Jalapão, localizado a cerca de 300 km de Palmas, capital do Tocantins. A região do cerrado brasileiro, ainda pouco explorada, presenteia os viajantes mais aventureiros com rafting e canoagem, dunas douradas, cachoeiras e fervedouros.
Prepare-se para o calor e se possível evite a época da seca entre agosto e setembro!
Por lá os passeios e paisagens maravilhosas são inúmeros, esportes como rafting e canoagem, trilhas como a Serra do Espírito Santo e a Pedra Furada são ótimas pedidas para assistir um pôr do sol. Ea atração mais característica da região você não pode perder: os fervedouros <3
Dois dos mais visitados são dos Buritis e o Bela Vista. Outros points indispensáveis são a Cachoeira da Velha para os que gostam de rafting, e a do Formiga para os que gostam de poço natural, a Prainha do Rio Novo para aqueles que querem apenas relaxar olhando a paisagem calma, o Cânion do Sussuapara para os excêntricos que gostam de rochas e grutas, e claro, um passeio às dunas do Jalapão. É um lugar mais especial que o outro, paisagens e vegetação intrínsecas do território nacional que mais parecem o paraíso na terra!
CHAPADA DAS MESAS

Na cidade de Carolina, no interior do Maranhão, a Chapada das Mesas fica a 215 km de Imperatriz, onde é possível embarcar e seguir rumo ao penúltimo refúgio da nossa lista! A melhor época para visitar o destino é entre maio e julho, o céu fica limpo e sem possibilidade de chuvas. Nesse esconderijo que mais parece o paraíso na terra tem muitos lugares para explorar.
Dentro do Parque Nacional da Chapada das Mesas você pode visitar duas cachoeiras incríveis e muito próximas: a São Romão e a Prata. Outros parques com cascatas de água e poços de água cristalina também merecem ser visitados, como o Parque Santa Bárbara e o Itapecuru. Não deixe de visitar o Poço Azul, uma nascente de onde a água sai morninha… Aproveite e leve óculos de mergulho e descubra todas as belezas por debaixo da água transparente! A Cachoeira da Caverna é outra atração indispensável por lá. Depois de uma trilha você vê uma pequena gruta e para chegar na cascata é preciso atravessá-la! Uma experiência maravilhosa!
E por último, e principalmente, o Portal da Chapada. Há uma estrutura rochosa natural que tem uma abertura no formato do estado de Tocantins. Por esse vão entre a rocha é possível assistir o espetáculo do pôr do sol. Uma vista panorâmica sensacional!
LENÇÓIS MARANHENSES

Chegamos ao último refúgio, situado no Parque Nacional dos Lençóis, no estado do Maranhão. Os famosos Lençóis Maranhenses geralmente são conhecidos por duas partes: a Lagoa Bonita e a Lagoa Azul. O recomendado é dividir o passeio e conhecer uma lagoa por dia!
Prepare-se porque a trilha para chegar aos lençóis exige atenção e paciência! De Barreirinhas você faz uma travessia de 10 minutos de balsa e depois disso a trilha começa por quase 1 hora chacoalhando no carro pela estrada de areia.
Ao chegar, na entrada antes de subir para as dunas, aproveite as estruturas com barraquinhas para se alimentar. Água e protetor são indispensáveis (assim como nos outros passeios, é claro), porque depois não há sombra e é difícil encontrar água potável a venda. Recomenda-se ir depois do almoço quando o sol afasta um pouco. Não deixem de contemplar o incrível pôr-do-sol! Junho a setembro são os melhores meses para visitar o local, pois as lagoas estão mais cheias e dá para mergulhar e nadar nas águas cristalinas de temperatura bem agradável!