Low Cost

MP quer proibir cobrança de bagagem de mão por low cost

12/02/2020 16:21

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou providências por parte da Anac, para tentar barrar a decisão de que companhias aéreas low-cost que atuam no Brasil possam cobrar pela bagagem de mão.

Na semana passada duas companhias aéreas low cost que operam no Brasil anunciaram a cobrança pela bagagem de mão. Na nova norma, só pode embarcar com um item pessoal. No entanto, precisa caber embaixo do assento e não pode pesar mais do que 10kg.

O MPF relatou que o uso dos espaços sob as poltronas para alocação das bagagens compromete a segurança do voo. Ainda segundo o MPF, dificulta a locomoção e conforto dos passageiros. Além disso, a cobrança foi classificada como prática “coercitiva” e “abusiva”. Afinal os espaços abaixo das poltronas são pequenos, obrigando os viajantes a pagar para despachar suas bagagens.

As low-cost se resguardam em uma norma da Anac em que é estabelecido que as companhias devem permitir o embarque de uma peça de até 10kg. Entretanto, não especifica o volume da peça e nem onde ela deve estar alocada na cabine.

Em ofício enviado à Anac, o MP justifica que as regras também devem levar em conta normas de hierarquia superior como o Código de Defesa do Consumidor. Assim, a Anac deverá informar ao MPF quais medidas serão adotadas “a fim de coibir as práticas abusivas descritas”. Após o recebimento do ofício, a Anac tem 10 dias para responder.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS