Bioluminescência: conheça incríveis praias que brilham no escuro

Há 13 dias

Sol, céu azul, areia branca, águas límpidas… Bom, isso não é nenhuma novidade e se repete em diferentes praias espalhadas pelo mundo todo. Contudo, algumas se destacam por algo que vai além das belezas apreciadas de dia. Quando a noite cai um fenômeno da natureza (causado por organismos chamados fitoplânctons) vem à tona e atrai turistas ansiosos por presenciá-lo. Já imaginou visitar uma praia que brilha no escuro?

Alguns destinos ao redor do mundo se destacam e proporcionam aos visitantes esta diferente experiência, que rende lindas fotos e memórias para toda a vida. Listamos abaixo alguns desses lugares. Vem conferir e programar sua próxima viagem.

Krabi, Tailândia
Na Tailândia é possível visualizar este fenômeno em diferentes praias, mas uma área especificamente é bem conhecida por conta do mar brilhante: Krabi. As praias da região são mais propensas à visualização. Quanto menos luz, mas evidente fica a experiência e há até quem se emocione ao mergulhar em meio às águas iluminadas pelos plânctons.

Holbox, México
Vai viajar de julho a janeiro? Então opte pela pequena ilha de Holbox, no México. Distante cerca de duas horas e meia da famosa Cancún, o destino entrou na lista do NY Times de lugares para conhecer no mundo. Além de curtir a natureza exuberante e pouco explorada durante o dia, você pode ter a chance de vivenciar a bioluminescência durante à noite. Simplesmente imperdível.

Mission Bay, EUA
Imagine surfar num mar iluminado? Muitos surfistas de San Diego já viveram esta experiência, conhecida como maré vermelha. As algas responsáveis pelo brilho durante a noite contêm níveis de amônia, porém não são venenosas. O resultado são águas que reluzem e atraem curiosos e turistas em busca do clique perfeito!

Baía Mosquito, Porto Rico
Fica em Porto Rico a baía bioluminescente mais brilhante do mundo (registrada no Guiness Book). E a notícia não é bem uma novidade, tanto que o lugar virou point e recebe muitos visitantes todo ano. Para preservar o fenômeno, não é mais permitido nadar nas águas da baía. Contudo, acompanhando de um guia local, os turistas conseguem andar de caiaque na baía. De acordo com dados científicos, Mosquito Bay possui uma concentração muito maior de dinoflagelados (unicelular fotossintético de tamanho microscópico e um dos componentes do fitoplâncton) do que nas demais localidades do mundo.

Maldivas

Reethi Beach, Maldivas
Um verdadeiro “mar de estrelas”. Assim é conhecido o fenômeno apreciado pelos turistas nas Maldivas. Diferente de outros lugares do planeta, por ali você vê as luzes naturais ao caminhar pela praia, na areia mesmo. Sim, algo incrível! Entre todas as praias, destaque para Vaadhoo Island e para a Reethi Beach.

Aberavon Beach, País de Gales
Quer uma opção na Europa? Então o País de Gales pode ser o destino que você busca. Na praia de Aberavon o fenômeno costuma ocorrer durante o verão. As fotos registradas por lá já se espalharam pela internet e impressionam pela beleza. A cada ano mais e mais pessoas procuram a praia para tentar presenciar as luzes.

Glistening Waters, Jamaica
Na Jamaica, o lugar certo para ver um verdadeiro espetáculo de luzes na água é a Lagoa Luminosa de Glistening Waters. Para observar melhor é preciso ficar no escuro e basta um simples movimento com a mão para a água cintilar. Durante o dia, os micro-organismos que vivem no local absorvem a luz do sol e, à noite, eles liberam energia.


Esta oferta/dica foi escrita por Natália Strucchi

Jornalista por formação, viajante por opção. E poder juntar as duas paixões numa profissão é a realização de um sonho. De Teresópolis (RJ) para mais de 20 países e centenas de cidades mundo a fora.... Toda essa andança me faz crer que viajar é muito bom, mas poder compartilhar toda esta experiência com outros viajantes é ainda muito melhor!

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções