Conheça praias incríveis espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro

Há 35 dias

Se você é brasileiro então certamente, em algum momento da sua vida, já ouviu falar sobre Copacabana e Ipanema. Sim, as duas possuem um charme inegável e são famosas no mundo todo por conta de canções da nossa MPB. Quem nunca cantou os versos “Copacabana, princesinha do mar”, de Tom Jobim? O que talvez você não saiba, e eu, como carioca da gema, preciso dizer, é que há muito mais para conhecer tanto na capital fluminense quanto nas cidades espalhadas pelo estado.

São praias badaladas, rústicas, com infra e sem, com vendedores ambulantes e outras quase desertas… Opções não faltam no nosso litoral e você pode conferir um pouquinho dessa variedade na lista que montei, logo abaixo!

Na capital não perca:

Praia da Reserva
A Reserva é uma daquelas praias perfeitas para quem gosta de sossego. Ela está situada em uma reserva ecológica, onde o acesso é feito exclusivamente por veículo próprio. A oferta de quiosques e de ambulantes é bem menor do que nas demais praias do Rio, incluindo a Praia da Barra. Essa é, para muitos, a melhor praia da cidade!

Praia da Macumba
Essa é uma das praias preferidas pelos surfistas, sendo ótima opção para se aventurar no esporte. A praia é extensa, com ciclovia e quiosques por toda a orla. A Pedra do Pontal separa a Praia da Macumba do Recreio. Em maré baixa, um estreito caminho na areia se forma da praia até a pedra, permitindo que você chegue até lá. A subida até o alto leva cerca de uma hora, e a vista lá de cima vale todo o esforço. É possível observar, do lado direito, toda a extensão de areia do Recreio à Barra da Tijuca e do lado esquerdo, a Prainha.

Praia de Grumari
Quer tranquilidade? Então coloque no seu roteiro pelo Rio a Praia de Grumari. Ela está situada em uma área de reserva ambiental, sendo menos frequentada que as demais e, por isso, considerada um paraíso para quem busca calmaria. Por lá você também vai ver sempre surfistas caçando a onda perfeita.

Praia da Barra
A praia da Barra da Tijuca é a maior praia do estado do Rio de Janeiro, com 14,4 Km de extensão. Logo no início fica a barraca do Pepê, o quiosque mais famoso de sucos e sanduíches da cidade e point dos jovens que moram no bairro. Alguns pontos possuem mar mais agitado, ideal para a prática de surf e bodyboarding. Outros locais, de água mais calma, atraem os adeptos do stand up paddle.

Não perca no estado:

Lopes Mendes - Lopes Mendes é uma das mais conhecidas praias da Ilha Grande e frequentemente presente em rankings das praias mais bonitas do Brasil. Com extensa faixa de areia, um mar cristalino (com algumas ondas dependendo do vento) e cercado por uma vegetação nativa, tem todos os ingredientes necessários para se tornar sua praia preferida. O acesso a ela varia, mas geralmente os turistas acabam optando por barco + trilha. Diariamente saem barcos da Vila do Abraão até a Praia do Pouso. De lá é preciso seguir por uma trilha de nível “fácil” até Lopes Mendes.

Piscina do Cachadaço, Trindade,Paraty, Baía de Angra

Praia do Cachadaço - A Vila de Trindade é um pequeno tesouro no meio de Paraty . E a Praia do Cachadaço é uma dessas joias bem guardadas da região. Para chegar é preciso primeiro caminhar até o fim da Praia do Meio e depois fazer uma trilha até as piscinas naturais. A piscina é protegida do mar aberto pelas grandes pedras arredondadas que ficam ao seu redor, proporcionando um lugar calmo e muito agradável. O local fica repleto de peixes, sendo uma ótima opção para prática de snorkeling.

Prainhas do Pontal do Atalaia – As prainhas do Pontal do Atalaia ficam em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, e formam um verdadeiro cenário de filme. Um paraíso que com frequência é retratado em fotos nas redes sociais. Ao chegar na escadaria que dá acesso à praia a imagem que se tem é digna de um porta-retrato. As prainhas do Pontal do Atalaia costumam ser uma das paradas dos passeios de barcos oferecidos no Porto, porém a parada costuma ser tão rápida e agitada que não dá nem tempo de curtir a praia direito. O ideal é reservar um dia inteiro para curtir esse verdadeiro cartão-postal.

Geribá – Apesar de ser muito badalada, Geribá, na cidade de Búzios, consegue agradar diferentes tipos de público, além de ser ótima para quem ama surfar! A praia é grande (2 km de extensão) e nos cantos, o mar é tranquilo e a calmaria impera. Já no meio da praia de Geribá você encontrará restaurantes e uma boa infraestrutura. É nessa área que os amantes de surf, windsurf e SUP estarão. Em épocas de alta temporada turística esse é o point para encontrar turistas de várias partes do país, além de muitos argentinos.


Esta oferta/dica foi escrita por Natália Strucchi

Jornalista por formação, viajante por opção. E poder juntar as duas paixões numa profissão é a realização de um sonho. De Teresópolis (RJ) para mais de 20 países e centenas de cidades mundo a fora.... Toda essa andança me faz crer que viajar é muito bom, mas poder compartilhar toda esta experiência com outros viajantes é ainda muito melhor!

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções