Bahia

Dez motivos para conhecer o paraíso chamado Praia do Forte

06/03/2020 17:04

Lembro perfeitamente da primeira vez que pisei na Praia do Forte. O sol estava se pondo e vários barcos de pescadores coloriam o mar, formando um cenário lindo. Fiquei ali, por alguns minutos, observando a paisagem que nunca saiu da minha mente. Por lá, vários turistas estrangeiros exibiam com orgulho suas cangas estampadas com as fitinhas do Senhor do Bonfim. E vou tentar explicar o porquê do meu encantamento com o lugar. Apesar de badalada, a Vila consegue manter seu clima rústico e preservado. Tudo parece estar na medida certa. 

Localizada a 80 km do Centro de Salvador, no município de Mata de São João, a Praia do Forte se tornou um refúgio para muitos artistas – vários possuem casas pela região – e visitantes que buscam as belezas do litoral baiano. Você pode fazer um bate e volta saindo da capital ou reservar alguns dias para viver todo esse clima gostoso com mais calma. Eu sugiro que você opte pela segunda alternativa.

Foto da Vila da Praia do Forte
Vila da Praia do Forte

Condomínios, hotéis, pousadas muito charmosas e resorts cinco estrelas estão entre as opções de hospedagem oferecidas. Escolha a que se encaixar melhor nas suas necessidades – e no seu bolso – e aproveite cada dia nesse pedacinho da Bahia. 

E para te ajudar a programar seus dias por lá, vou listar aqui uma série de atrativos imperdíveis. Acredite, você vai se apaixonar, assim como eu!

Vila da Praia do Forte

A Vila da Praia do Forte é onde todos se encontram. Lá você vai encontrar bares bacanas, lojas com roupas descoladas e até grifes. É o point certo para conhecer gente nova, paquerar e para caminhar com calma, esquecendo de todo o resto. O mais legal é que os carros são proibidos, então você verá apenas bicicletas. No quesito gastronomia, além da deliciosa culinária baiana, com os acarajés e tapiocas, há muito o que provar. A variedade de restaurantes é capaz de agradar os diferentes paladares.

Capela de São Francisco de Assis 

Também vale incluir na sua programação uma visitinha à Capela de São Francisco de Assis. A igrejinha, hoje toda recuperada, fica em frente à praia do Porto. Contam que foi construída pelos pescadores em 1900. No altar estão as imagens de São Francisco de Assis, São Benedito e Nossa Senhora da Conceição, e nas paredes telas do pintor baiano Carlos Bastos retratando a via sacra. Por ter uma localização privilegiada, de frente para o mar, o lugar tem sido escolhido por muitos noivos para realização de cerimônias de casamento.  

Observação de baleias

Tem curiosidade de observar baleias mais de perto? Se você programar a sua viagem para a Praia do Forte entre os meses de julho e outubro, poderá fazer um passeio embarcado para ver os mamíferos. A atividade inclui uma visita pré-embarque ao Espaço Baleia Jubarte para assistir a uma palestra informativa sobre os hábitos e comportamentos de animal, normas de avistagem e outras curiosidades. Se isso for muita aventura para você, ou se a sua viagem for em outros meses, vale à pena conhecer o Espaço Baleia Jubarte. Nele, você vai saber mais sobre esses animais através de uma caminhada educativa, encontrando entre os jardins um esqueleto completo de baleia-jubarte, várias réplicas em tamanho natural de baleias, placas interpretativas e um anfiteatro com computadores interativos, miniaturas das espécies de baleias brasileiras e projeção contínua de vídeos.

Foto tartaruga Projeto Tamar
Projeto Tamar

Projeto Tamar

Claro que não podemos falar da Praia do Forte sem citar o famoso Projeto Tamar, que trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção.
Se você viaja com crianças então não pode deixar esse programa de fora. E quer saber? Mesmo que não tenha a companhia de nenhum pequeno, garanto que vai gostar de passear por lá. Eu fui sozinha, e adorei a experiência.  Todos os anos, entre setembro e março, esses animais chegam para desovar na Praia do Forte e em outros pontos da costa brasileira. Mais de 50% dos ninhos protegidos pelo Tamar no Brasil ocorrem em praias baianas.

Parque Klaus Peters

Se é de natureza que você gosta, então já percebeu que não faltam opções.  O Parque Natural Municipal da Restinga de Praia do Forte, chamado de Parque Klaus Peters, possui de mais de 180 tipos de aves, bem como espécies da fauna ameaçadas de extinção e orquídeas que só são encontradas na região. Em uma área de 254 hectares abriga em seus limites dunas e lagoas bem preservadas e ainda desconhecidas por parte dos turistas. E o melhor, a entrada é gratuita.

Piscinas naturais

É óbvio que entre todos os atrativos da Praia do Forte, o mar é o mais importante e merece destaque. Quando a maré baixa, alguns pontos do litoral se transformam em piscinas naturais, com águas limpas e quentes. A minha preferida entre todas as praias é a do Papa Gente, que fica bem pertinho do Projeto Tamar. E para curtir as piscinas naturais com calma, aqui vai uma dica preciosa: sempre consulte a tábua de marés.

Foto ruínas Castelo Garcia Dávila
Ruínas do Parque Histórico Garcia D’Ávila

Castelo Garcia D’Ávila

Já imaginou visitar um Castelo Medieval em plena Bahia? Sim, esse é um dos pontos mais visitados da Praia do Forte. Localizado no Parque Histórico Garcia D’Ávila, o local foi tombado pelo Iphan em 1938. Após obras de recuperação, na década de 1980, o então Castelo foi transformado em fundação e hoje abriga um museu que mostra todo o processo das obras de recuperação das ruínas. Entre os destaque está o seu acervo de louças portuguesas e peças indígenas que foram recuperadas durante as escavações e catalogadas pelo Iphan.

Lagoa Aruá

Quem tiver disposição para ir um pouquinho além, deve incluir no roteiro a Lagoa Aruá, localizada a aproximadamente 5 km da Praia do Forte. Acredite, vale reservar ao menos uma manhã para curtir o local e apreciar toda a sua tranquilidade. Não espere quiosques e infraestrutura moderna, a realidade é diferente, mas encantadora. O mergulho no local, cercado pela Mata Atlântica, é muito refrescante.

Reserva Ecológica da Sapiranga

Nesta mesma pegada de contato com a natureza está a Reserva Ecológica da Sapiranga, formada por mais de 500 hectares de Mata Atlântica. No Centro de Visitantes você vai aprender mais sobre o local com a ajuda da biblioteca temática e também de um pequeno museu sobre a fauna regional. Antes de partir para as trilhas (são várias, de diferentes graus de dificuldade), a principal orientação é contratar uma agência de viagem que conheça o lugar e possa te ajudar. Nada de se arriscar sozinho. Além das caminhadas, quem busca diversão sempre acaba optando pelos quadriciclos.

Culinária de dar água na boca

Já falei que não há motivo para se preocupar quando o assunto é gastronomia, já que as opções são as mais variadas. Porém, faço questão de dar destaque a alguns quitutes que você só vai encontrar na Praia do Forte. Logo na entrada da Vila pare e prove o bolinho de peixe do Souza, uma verdadeira delícia e que ganhou fama na região. Quer mais? Experimente também a moqueca mista do restaurante Terreiro Bahia. Por fim, vale escolher um dos muitos sabores de sorvetes ofertados na Vila e comer sem culpa.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS