Mulheres viajantes

Porque toda mulher deve viajar sozinha

07/03/2017 17:12

A primeira vez que peguei um avião sozinha foi para visitar meu namorado na França. Lembro de ficar nervosa por ter que passar tantas horas sem companhia no voo e por chegar sem ninguém em um país que não falava o idioma, ainda que fosse um destino super turístico. Um tempo depois, já no intercâmbio, viajei sozinha de verdade algumas vezes – não apenas no trajeto do avião, rs.

Em certas situações, tive medo, precisei aprender a lidar com a solidão e a vencer imprevistos, mas fui e encontrei pessoas, lugares e experiências maravilhosas pelo caminho. Contei isso porque sei que a ideia de viajar sem companhia pode ser amedrontadora para algumas, mas é também um aprendizado enriquecedor. Se você é mulher e nunca aproveitou a experiência, eu e o Voopter temos uma lista de motivos para você embarcar já (e sozinha!):

1) Fazer o que você quer, quando e como quiser

Quer jantar no restaurante mais caro? Passar horas admirando uma única obra dentro do museu? Descansar a tarde inteira no parque? A liberdade de se programar de acordo com as suas próprias escolhas, sem se preocupar com a vontade dos outros, é uma das melhores partes de viajar sozinha. Você dita o ritmo do passeio, acorda a hora que quiser, não precisa visitar aquele ponto turístico que não te interessa, come o que preferir e dedica o tempo que puder para você mesma!

2) Autoconhecimento

Viajar sozinha certamente irá lhe proporcionar muitos momentos para refletir e se conhecer melhor. É uma ótima maneira de prestar mais atenção em você e no que está à sua volta, descobrir novos prazeres e aprender a estar de bem com a sua própria companhia. Sempre que penso na solidão e como ela pode proporcionar incríveis descobertas (sobre o mundo e sobre si mesma!), lembro desse trecho do livro Um Sopro de Vida, da Clarice Lispector: “Fiquei sozinha um domingo inteiro. Não telefonei para ninguém e ninguém me telefonou. Estava totalmente só. Fiquei sentada num sofá com o pensamento livre. Mas no decorrer desse dia até a hora de dormir tive umas três vezes um súbito reconhecimento de mim mesma e do mundo que me assombrou e me fez mergulhar em profundezas obscuras de onde saí para uma luz de ouro. Era o encontro do eu com o eu. A solidão é um luxo.”

3) Aumentar sua confiança e independência

Sem dúvidas, enfrentar momentos ruins e imprevistos é bem mais difícil sem companhia. Porém, viajar sozinha pode ser um ótimo jeito de ensinar você mesma a encarar as adversidades com mais tranquilidade, paciência e mente aberta. Ter a consciência de que você pode resolver os problemas sozinha irá lhe ajudar a se tornar mais independente e confiante em si. Quer se inspirar? Confira o texto “Mulheres que viajam são mais autoconfiantes”, no blog Amanda Viaja, do Estadão.

4) Fazer novos amigos (e restaurar sua fé na humanidade)

É impossível (ou pelo menos bem improvável) que você passe qualquer viagem totalmente só, sem relacionar-se com ninguém. Existe um mundo de pessoas interessantíssimas para conhecer e ao viajar você irá conhecer muitas delas, seja na área de convivência do hostel ou pedindo informação na rua – basta estar disponível para compartilhar ideias e conversar. A vida não é só feita de tragédias da TV e os destinos estão cheios de pessoas dispostas a te ajudar, caso seja necessário. Embarcar sozinha não é tão solitário quanto parece!

5) Enfrentar seus medos

Medo de andar de noite num lugar desconhecido? De voar para um destino que não fala o idioma? De se perder? De pedir ajuda a estranhos? Embarcar sozinha é a oportunidade perfeita para enfrentar alguns de seus medos, seja a timidez, a solidão… Se você nunca viajou sem companhia, pode optar por um roteiro mais tranquilo e seguro para começar. E, claro, pesquisar bastante sobre o destino que vai conhecer e ler relatos de quem já esteve por lá, sem dúvidas, irá lhe dar mais confiança.

E você, já viajou só? Ficou com vontade de embarcar também? Esse texto é a nossa forma de incentivar que mais e mais mulheres continuem expandindo seus horizontes. Nas últimas semanas, a notícia do assassinato das turistas argentinas Marina Menegazzo e María José Coni, no Equador, reacendeu o debate sobre o lugar da mulher, a desigualdade de gênero, o assédio e os obstáculos e preconceitos que enfrentam as mulheres que decidem viajar sozinhas. O episódio também deu origem à hashtag #ViajoSola (#ViajoSozinha), em defesa do direito de viajar sozinha. Por isso, o post de hoje vai como homenagem a todas as mulheres que viajam e correm atrás dos seus sonhos, sem culpa e sem medo! :)

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS