10 piscinas naturais pelo Brasil para você curtir nesse verão

Há 193 dias

Verão chegando, dias com temperaturas elevadas, sol a pino,... Às vezes (ou quase sempre) o que a gente mais quer é ficar boiando, sem nada pra fazer, em uma piscina natural repleta de peixes coloridos, água fresca e muita calmaria em volta. E para a nossa sorte o Brasil está repleto de recantos paradisíacos curtir dias assim, onde sua única preocupação será alimentar os peixinhos ou repor o protetor solar.

É claro que as melhores piscinas naturais do Brasil estão no Nordeste, região que combina tanto com praia igual ao Rio de Janeiro com samba. É possível encontrar excelentes piscinas naturais em praticamente os nove estados nordestinos.

Mas antes de se aventurar, é bom ficar ligado que a maioria dessas piscinas naturais varia de acordo com a maré e clima. Em Pajuçara (Maceió), a piscina natural só “aparece” na maré baixa, que varia semanalmente de acordo com a lua. Nada que um pescador local não possa te ajudar! Por via das dúvidas, decore o ditado: “lua nova, lua cheia, maré baixa, nove e meia”.

Dito isso, pegue sua máscara de mergulho, seu snorkel e bom passeio!

Lagoa Bonita (Maranhão)




Gigante por natureza, o Brasil é um país repleto de belezas naturais. Sem exageros! E sem sombra de dúvidas, um dos lugares mais incríveis do país são os Lençóis Maranhenses. E a principal pérola dessa jóia é a Lagoa Bonita, uma imensa piscina natural formada pelas águas da chuva e por um imenso lençol freático.

Diferente das outras piscinas deste post, onde você chega, na grande maioria, de barco, na Lagoa Bonita é preciso ir de carro. E num carro autorizado e 4x4, afinal estamos falando de um Parque Natural.

O passeio da Lagoa Bonita sai de Barreirinhas às 14h e termina com o pôr-do-sol de cima das dunas. Depois de 1h30 de viagem, chega-se aos pés da duna. O trajeto agora é andando.... Anda-se cerca de 50 metros subindo e quando o fôlego acaba, você chega ao topo da duna e, ao ver a imagem da Lagoa Bonita, vê que todo esforço valeu a pena. A Lagoa Bonita realmente fez por merecer esse nome. Aproveite a tarde ensolarada para boiar sem pensar em nada. Ou melhor, pense no lindo pôr do sol que você irá ver do alto da duna antes de voltar para Barreirinhas.

Maragogi (Alagoas)




Alagoas tem diversas piscinas naturais. A maior, e mais famosa, é sem dúvida as galés de Maragogi, localizadas na cidade de mesmo nome. Muita gente acaba fazendo bate-volta de Maceió, mas vale muito a pena se hospedar em um dos ótimos hotéis em Maragogi e aproveitar sem pressa às piscinas naturais.

São três conjuntos de piscinas naturais que formam as galés. Embora estejam lá a todo momento, elas são mais bem aproveitadas na maré baixa. E quando a maré abaixa forma-se lindas piscinas, ideais para banho. Da praia de Maragogi saem diversos barcos ao longo do dia, é pegar o seu e curtir esse paraíso. Alguns barcos oferecem mergulho de cilindro, mas não vale a pena. É caro e você verá a mesma coisa se mergulhar com uma máscara e snorkel. Como essa área é muito ampla, escolha um recanto para chamar de seu e aproveite suas horas nesse paraíso.

Porto de Galinhas (Pernambuco)




Da nossa lista esta é, talvez, a mais famosa. Localizada no município de Ipojuca, em Pernambuco, Porto de Galinhas é o nome de uma praia, mas alcançou tanta fama que já virou um destino de férias.

Porto de Galinhas é emoldurada por diversas piscinas naturais com águas mornas e repletas de peixes coloridos. A combinação perfeita para suas férias. Para tornar esse momento ainda mais agradável faça um passeio de jangada entre uma água de coco e outra.

Lagoa Azul e do Paraíso (Jericoacora)




Jericoacoara é o destino da moda. Com paisagens de tirar o fôlego, Jeri conta com lindas praias e lagoas e, claro, piscinas naturais perfeitas para suas férias. As principais são Lagoa do Paraíso, que não tem esse nome à toa, e Azul.

A lagoa conta com águas cristalinas em diversos tons de verde e azul. E embora sejam duas lagoas distintas, dividem o mesmo espelho d'água. A Lagoa Azul é mais rústica e onde os buggys ficam estacionados. Na vizinha Lagoa do Paraíso você já encontra mais badalação com direito a bares e restaurantes com espreguiçadeiras e redes. Independente de qual escolher, você terá bons momentos por aqui!

Maracajau (Rio Grande do Norte)


Localizado a 55 KM de Natal, Maracajau dá nome à praia que embeleza essa pequena cidade. Mas o verdadeiro tesouro fica a 7km da costa e visível na maré baixa. Os recifes formam as piscinas naturais que dão cor e beleza à paisagem. Com água calma, morna e repleto de peixes, é um delicioso passeio para fazer com a família.

Por ser uma Área de Preservação Ambiental, a área têm a atividade turística controlada e fiscalizada - na alta temporada, somente 654 pessoas por dia podem nadar. Na baixa o número reduz para 492 pessoas.

Praia do Forte (Bahia)




Distante 60km de Salvador está localizada a Praia do Forte, um oásis no coração da Bahia e sede do Projeto Tamar. E na nossa lista de Top 10 piscinas naturais, a Praia do Forte é quem tem melhor infraestrutura turística.

Ao todo a praia tem longos 12km de extensão, mas são várias áreas protegidas por recifes que formam diversas piscinas naturais. Escolher a sua preferida é a mais difícil das decisões, porque cada canto desta praia tem uma característica. Geralmente as pessoas acabam ficando na parte em frente ao hotel, mas vale caminhar e explorar toda esta área.

Baía dos Porcos (Fernando de Noronha)




Difícil não imaginar em Fernando de Noronha quando se pensa em destino de sol e mar pelo Nordeste. E Noronha está repleta de piscinas naturais, algumas das mais bonitas do Brasil como a Baía dos Porcos, que já foi eleita uma das três praias mais bonitas do Brasil.

Depois de uma leve trilha que tem início na Cacimba do Padre, chega-se a Baía dos Porcos, mas é preciso estar na maré baixa para conseguir aproveitar melhor o local. Não há nenhuma estrutura turística em volta, então leve água e tudo que você vai precisar para aproveitar o local.

Pajuçara (Alagoas)




Na maré baixa a praia de Pajuçara fica repleta de jangada. E de lá que saem os barcos em direção à piscina natural, o principal atrativo da cidade. Depois de 15 min velejando ao sabor do vento chega-se às piscinas.

Essa piscina é toda preparada para o turista. Jangadas circulam vendendo bebidas e petiscos. Enquanto isso você pode aproveitar o sol sentado nos bancos de areia ou mergulhar com centenas de peixes coloridos que habitam aquela área.

Geralmente os hotéis de Pajuçara indicam um “jangadeiro” de confiança. Vale a pena checar o horário da maré baixa e negociar o preço, que embora seja tabelado costuma ter um desconto.

Praia do Atalaia (Fernando de Noronha)




As praias de Fernando de Noronha já são conhecidas, mas há alguns tesouros escondidos como a Praia do Atalaia, que forma uma piscina natural incrível. Mas diferente da grande maioria citada neste texto e que tem fácil acesso, a do Atalaia pena pra chegar. Mas todo esforço vale muito a pena!

A trilha do Atalaia pode ser feita com guia (a trilha mais longa ) ou sem (a trilha mais curta). E isso pode variar de acordo com a maré. A trilha completa passa por três piscinas naturais e é recomendável levar consigo água, algo para comer e máscara e snorkel.

Taipus de Fora (Bahia)




O litoral brasileiro é abençoado, mas a Bahia tem um "quê" especial! São vários encantos e um deles é Taipu de Fora. Mar azul-claro, areia dourada e uma fileira de coqueiros. Somado a isso uma piscina natural perfeita, repleta de peixes coloridos e água morna. Taí a fórmula do paraíso!

Para tornar esse paraíso ainda melhor, leve consigo uma máscara e snorkel e nade no verdadeiro aquário natural - fenômeno que ocorre quando a maré está baixa.

Esta oferta/dica foi escrita por Diego Verticchio

Jornalista, carioca (de Niterói) e flamenguista. De todas as paixões, a maior é ser pai do Pedro. E a segunda é viajar. De preferência com a família. E quando viaja, qualquer lugar vale, mas tem uma queda maior por destinos de praia!

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções