Viajar para Alagoas é descobrir uma infinidade de paisagens paradisíacas e vivenciar passeios perfeitos para toda a família. O que não faltam pelo estado são opções de destinos para explorar, por isso, antes de iniciar sua viagem, é importante programar seu roteiro com calma. Em determinados casos há dicas importantes que você deve levar em consideração e nós estamos aqui para te ajudar em cada detalhe.
A capital Maceió possui 40 Km de litoral e 22 Km de lagoas, despertando paixão por suas belezas naturais, culturais e históricas. Por lá o mar – que oscila entre o azul e o verde – é sem dúvida o grande protagonista e entre todas as possibilidades, uma é a preferida dos turistas que visitam a cidade durante todo o ano: conhecer as piscinas naturais de Pajuçara.
Eu jamais perderia essa oportunidade e aconselho o mesmo a vocês, vivam esta experiência. A apenas 2 km mar adentro ficam bancos de areia repletos de corais e peixinhos, as águas mornas e transparentes completam a receita de sucesso.

Para aproveitar direitinho, chegue cedo à praia de Pajuçara. Você logo vai ver as jangadas coloridas paradas por ali. Cada uma leva seis pessoas em um trajeto tranquilo que demora em média 15 minutos. É tão perto que nem dá tempo de curtir o percurso, quando eu reparei já estávamos parando nas famosas piscinas naturais.
Por ali famílias inteiras relaxam, muitas com bebês de colo. Detalhe, existe uma espécie de “Jangada Bar” com quitutes, bebidas geladas e drinks. O “garçom” passa com o cardápio oferecendo o que há de mais gosto, como camarão ao alho e óleo e peixe frito, por exemplo. Tudo fresquinho, feito na hora, ele fez questão de ressaltar. Você pode se perguntar: como farei para comer na água? Umas espécies de mesinhas flutuantes resolvem o problema. Tudo previamente pensado e planejado para a comodidade dos visitantes.
Ficamos por lá cerca de 1h30 e seguimos um pouco mais adiante para o que eles chamam de “aquário vivo”. Uma aérea com movimentação um pouco menor e beleza equivalente. Quando a maré começou a subir, fomos todos chamados pelo nosso jangadeiro: era hora de voltar à realidade, só que agora levando na memória imagens lindas e lembranças deliciosas de uma manhã nas piscinas de Pajuçara.

PREÇOS
Cada jangadeiro faz em média dois passeios por dia entre as 10h e 14h, quando a maré está baixa. Os valores cobrados giram em torno de R$ 30 a R$ 50, dependendo da temporada.
Dica do Voopter: Converse com os jangadeiros antes de definir qual vai te levar. Alguns, por exemplo, emprestam equipamentos como snorkel, sem custo adicional.
MARÉ BAIXA
Verifique a tábua das marés e chegue cedo à Praia de Pajuçara para conseguir aproveitar melhor seu passeio. Quanto mais baixa a maré, mais bonitas ficam as piscinas naturais, sendo mais fácil observar toda a vida marinha. O ideal é que a maré esteja abaixo de 0.5m, mas há exceções.
Dica do Voopter: Vale acessar o site da Marinha e ver as informações – incluindo horários – do Porto de Maceió. Na página você consegue ver a previsão antecedência.
PREVISÃO DO TEMPO
Observe a previsão do tempo, afinal o passeio será muito melhor em dias de sol e céu azul. Se você programar a experiência e o dia amanhecer fechado, vale a pena a esperar. Escolha outra opção para curtir seu dia e deixe as piscinas naturais para outra data!
E agora que já sabe mais sobre uma das atrações mais legais de Maceió, que tal conferir as passagens aéreas! Em tempo de coronavírus, o Nordeste segue sendo a melhor opção de viagem!