Conheça os passaportes mais poderosos do mundo: Brasil está na lista

Há 37 dias

Tenho certeza que você, que está lendo essa matéria, vai concordar comigo: se tem uma coisa boa quando a gente viaja é não precisar se preocupar com visto. Em muitos casos os processos para obter a autorização de entrada nos países é cansativo e, em outros, custam caro! Ou seja, menos dinheiro economizado que poderíamos usar durante a viagem!

Você sabia que existe uma lista dos “passaportes mais poderosos do mundo”? Sim, denominada de Passport Index ela é elaborada por uma empresa de planejamento de cidadania chamada Henley & Parteners. E nesse ranking tão importante para quem ama viajar, nós, brasileiros, ocupamos a 17ª posição, juntos com a Argentina. Isso significa que podemos entrar em 170 países sem a necessidade de visto.

Não estamos mal, mas tem gente bem melhor, caso do Japão e Cingapura, por exemplo, empatados em primeiro lugar, com acesso livre a 190 países. Finlândia, Alemanha e Coreia do Sul aparecem logo em seguida, na segunda colocação.

Confira a lista dos países com os passaportes mais poderosos do mundo:

1 Japão e Cingapura (190 destinos)
2 Finlândia, Alemanha e Coreia do Sul (188)
3 Dinamarca, Itália e Luxemburgo (187)
4 França, Espanha e Suécia (186)
5 Áustria, Países Baixos e Portugal (185)
6 Bélgica, Canadá, Grécia, Irlanda, Noruega, Reino Unido, EUA e Suíça (184)
7 Malta e República Tcheca (183)
8 Nova Zelândia (182)
9 Austrália, Lituânia e Eslováquia (181)
10 Hungria, Islândia, Letônia e Eslovênia (180)

O levantamento também aponta os “piores passaportes do mundo”. Neste caso, Síria (acesso a 29 países sem visto), Iraque (acesso a 27 países sem visto) e Afeganistão (acesso a 25 países sem visto) ocupam as últimas colocações.

Saiba como tirar seu passaporte
Então, são 170 países nos quais podemos entrar sem visto! Ficou animado? Ainda não tem passaporte? Calma, a gente te ajuda com o passo-a-passo.

-Entre no site da Polícia Federal e verifique se você tem os documentos exigidos para a emissão do passaporte.

-Preencha o formulário de solicitação e agende o seu atendimento. Se tiver uma viagem marcada faça isso com antecedência, em alguns postos não é tão fácil marcar rapidamente.

-Imprima ou salve o protocolo de solicitação, após o preenchimento da ficha e o agendamento do atendimento.

-Emita a Guia de Recolhimento da União (disponível após o preenchimento do formulário) e a pague os R$ 257,25 antes de ir ao posto da Polícia Federal na data agendada.

-No dia do atendimento separe todos os documentos originais exigidos para a emissão do passaporte, o comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União e o protocolo de solicitação em uma mesma pasta ou envelope. Certifique-se de que você está com eles na sua bolsa ou em mãos antes de sair de casa.

-Vá ao posto de atendimento da Polícia Federal no dia agendado e se programe para chegar lá 15 minutos antes do horário marcado. Assim, você corre menos risco de chegar atrasado ou de ficar com aparência cansada na foto do passaporte.

-Não é necessário ter viagem marcada ou passagem emitida para pedir o passaporte. O atendente da Polícia Federal pode até fazer alguma pergunta nesse sentido, mas é só para descontrair. Durante o atendimento, ele recolherá a sua assinatura, tirará suas digitais e baterá a foto que irá aparecer no seu documento.

-Ao final do atendimento, você receberá um protocolo com a data de entrega do passaporte, que varia de acordo com a sua cidade e época. É possível acompanhar o processo de emissão do documento através do site da Polícia Federal.

-No dia marcado para a entrega do passaporte, vá novamente ao posto da Polícia Federal, com um documento com foto e seu protocolo, e retire o documento.

- A validade do passaporte é de até 10 anos.


Esta oferta/dica foi escrita por Natália Strucchi

Jornalista por formação, viajante por opção. E poder juntar as duas paixões numa profissão é a realização de um sonho. De Teresópolis (RJ) para mais de 20 países e centenas de cidades mundo a fora.... Toda essa andança me faz crer que viajar é muito bom, mas poder compartilhar toda esta experiência com outros viajantes é ainda muito melhor!

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções