Onde ouvir fado em Lisboa: os melhores lugares para conhecer

Há 100 dias

Em busca de um bom fado para uma noite tipicamente portuguesa? O estilo musical é um dos principais símbolos da cultura lusitana, considerado até Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2011. Para ouvi-lo é fácil encontrar muitas casas de fado pelos bairros históricos da Mouraria, Alfama e Bairro Alto. Mas a verdade é que nem todos os lugares oferecem uma experiência realmente autêntica (lê-se: sem armadilha para turistas!). Pra não cair em roubadas, anote nossas dicas de onde ouvir fado em Lisboa - acompanhado de boa comida e vinho, claro!

Tasca do Chico (Rua do Diário de Notícias, 39 - Bairro Alto/ Rua dos remédios, 83 - Alfama)


É uma das tascas mais conhecidas de Lisboa, tantos pelos locais, quanto pelos turistas. Felizmente, a fama não fez com que o lugar perdesse o clima tradicional. Mas é preciso chegar cedo se quiser garantir uma mesa no local, onde ouve-se um típico Fado Vadio (como é chamado o fado onde amadores e profissionais participam). Conhecidos fadistas, como Ana Moura, Fernando Jorge, Maria Mirra e Mariza, costumam passar por lá.

Tasca do Jaime (Rua da Graça 91 - Graça/ Rua São Pedro, 40 - Alfama)


Outra antiga tasca lisboeta, de clima bairrista e intimista, também para ouvir um bom fado vadio. A casa original é a do bairro da Graça, mas há ainda outra unidade na Alfama. Além do fado, vale experimentar os deliciosos pastéis (bolinho) de bacalhau.

Mesa de Frades (Rua dos Remédios, 139 - Alfama)


Localizado dentro de uma antiga capela, a ótima acústica do ambiente - gerido pelo guitarrista Pedro de Castro - é um ponto de destaque. Mas a qualidade dos fadistas recebidos também não fica para trás. Possui um ambiente um pouco mais requintado que o das tascas, e também mais caro (cerca de 60 euros por pessoa).

TascaBeat do Rosário (Travessa de São João da Praça, Alfama)


As sessões de “fadiagem” da TascaBeat do Rosário são um dos melhores programas para fechar o seu domingo. O pequeno bar, na Alfama, mistura a tradição do fado com um ambiente moderno e descontraído. Para conseguir uma mesa é preciso chegar cedo, mas você também pode se acomodar nas escadarias do entorno da praça. Para acompanhar a música, petiscos e bebidas são servidos. A música começa a partir das 19h.

Os Amigos da Severa (Rua do Capelão, 32 - Mouraria)


Esta centenária tasca, localizada no coração da Mouraria, tem história. O amor pelo fado está nas fotografias e cartazes pela parede, assim como no nome, que homenageia Maria Severa, considerada por muitos a primeira fadista da cidade. Lá você também encontra, segundo dizem, uma das melhores ginjinhas da cidade (licor de cereja, típico de Lisboa).

Tasca Bela (Rua dos Remédios, 190 - Alfama)


Silêncio que o fado vai começar. Na Tasca Bela Vinhos e Petiscos, a tradição do fado é para ser apreciada com tranquilidade e atenção. O ambiente é acolhedor e descontraído, localizado numa das principais ruas da Alfama. A casa funciona com um menu degustação nas noites de fado (quarta a domingo, mas vale ligar para confirmar e/ou fazer reserva).

Maria da Mouraria (Largo Severa, 2b - Mouraria)


Trata-se de uma das Casas de Fado mais emblemáticas do bairro da Mouraria. A Maria da Mouraria (antiga Casa da Severa) ocupa o espaço que teria sido a casa da mítica primeira fadista Maria Severa. De quarta a domingo, as portas estão abertas para ouvir o som das emocionadas vozes acompanhadas da guitarra portuguesa.

Associação do Fado (Rua de São Mamede, 8A - Sé)


De ambiente informal e moderno, a Associação do Fado reúne músicos e fadistas de diversas gerações. Assim como a Mesa dos Frades, é também comandado pelo guitarrista Pedro Castro. Para conferir a programação, que frequentemente promove agradáveis encontros entre o fado português e o samba brasileiro, é só acessar a página no Facebook. Lá você também encontra deliciosos petiscos portugueses, como sopa de feijão, pataniscas e peixinhos da horta.

Esta oferta/dica foi escrita por Julia Medina

Jornalista curiosa e apaixonada por conhecer novos lugares e planejar roteiros – para nem sempre segui-los. Espera ainda explorar muitos cantos do mundo e poder compartilhar suas dicas e experiências.

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções