Neste sábado começa na Alemanha, mais precisamente em Munique, a Oktoberfest, a maior festa popular daquele país e também a maior festa em celebração à cerveja. E durará 17 dias, o mesmo tempo que a versão brasileira e catarinense da nossa Oktoberfest. Mas será que a nossa “oktober” é parecida com a Oktoberfest dos alemães? Se você também se fez essa pergunta em algum momento da vida, eu te respondo: não! Há muitas diferenças e poucas similaridades, na verdade.

A ideia desse post é mostrar a diferença entre um e outro evento e deixar você escolher qual gostaria de ir. A nossa resposta? Vai nos dois, afinal as duas são excelentes.

QUANDO IR


Em Munique a festa vai de 22 de setembro até 07 de outubro. Em Blumenau a festa rola de 3 a 21 de outubro. Na Alemanha as duas primeiras semanas são as mais quentes e as mais cheias - é final de férias na Europa. No Brasil os finais de semana costumam ficar cheios, com exceção do feriado de Nossa Senhora (12/10). Essa semana fica muita cheia!

Mas se você não se importa com muita ou pouca gente e o que vale é se divertir, veja a programação oficial da Oktoberfest da Alemanha e do Brasil para ver o melhor dia!

BEBENDO SENTADO X BEBENDO DE QUALQUER JEITO




O título deste tópico está estranho, eu sei, mas eu explico. O evento na Alemanha tem hora para começar e terminar. E tudo lá funciona pontualmente, é bom frisar. Porém os alemães chegam por volta das 7h, 8h para pegar lugar na fila. Isso porque se bebe somente dentro dos pavilhões e para quem está sentado. Isso quer dizer que mesmo dentro dos pavilhões você pode passar horas de bico seco. E não adianta achar que vai sentar numa mesa pequena só sua. Na Alemanha as mesas são mesonas e você senta onde há espaço.

Já no Brasil você bebe sentado ou em pé. A Oktoberfest daqui é como qualquer festa tradicional, você compra uma ficha no caixa, vai ao bar e retira sua cerveja.

CHEGUE CEDO X CHEGUE TARDE


O tópico acima já deixa claro que na Alemanha quanto mais cedo, melhor. Se você for com um grupo grande é possível reservar uma mesa, mas essa reserva tinha que ter sido feita meses atrás. Fica a dica para 2019! :) Ainda na Alemanha, a festa termina às 22h30. Portanto, nada de ir tarde.

Já no Brasil a coisa começa a ficar quente depois das 22h, principalmente na sexta e sábado. Mas se você está atrás de curtir e beber e não de azaração, convém chegar mais cedo. Por aqui o evento abre às 11h e termina sabe-se lá que horas…..

UMA CERVEJA X VÁRIAS CERVEJAS




Esse é um ponto curioso entre as duas Oktoberfest. A festa alemã respeita mais às tradições cervejeiras do que a nossa, mas não que isso seja melhor ou pior.

Na Alemanha É tradição produzirem um tipo de cerveja apenas para o evento. Elas são mais fortes, com teor alcoólico de (em média) 8% -  uma pilsen tradicional tem 5,5% e são servidas, não muito geladas, naquelas canecas de um litro. Tanto a caneca quanto a cerveja se chamam Maß. Cada pavilhão tem sua cervejaria, mas todas seguem a mesma receita.

No Brasil não. A festa por aqui é patrocinada por alguma grande marca (geralmente algum rótulo da Ambev) que tem direito a comercializar sua cerveja em dois dos três pavilhões. No terceiro pavilhão geralmente ficam as artesanais. Cada ano tem uma ou mais novas, mas sempre tem aquelas de Blumenau (que não são poucas) e do Paraná.